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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cativa Natureza promete beleza de forma sustentável - Visão Sustentável - Edição 31


Fabricante nacional oferece cosméticos com altas concentrações de insumos orgânicos

Sabonetes, desodorantes, xampus, cremes para a pele, maquiagem, tintura para cabelo e outros produtos formam um arsenal que a maioria das pessoas usa todos os dias ou com frequência para higiene, conforto e cuidados com a aparência. Provavelmente, a maioria dessas pessoas não gasta tempo olhando os rótulos desses produtos e comparando-os com listas de substâncias de uso restrito, como conservantes, formol, derivados de petróleo, chumbo, parabenos e ureia. Muitas pessoas, no entanto, se preocupam, pois sabem que as leis que protegem os consumidores podem não ser tão amplas quanto deveriam e não levar em conta, por exemplo, que a quantidade de uma substância potencialmente tóxica é segura em um produto, mas que a avaliação da quantidade cumulativa dessa mesma substância em vários produtos de uso diário ou frequente talvez não seja tão simples.

Uma opção para quem se preocupa e busca informação são produtos de higiene pessoal e cosméticos com rastreabilidade orgânica como os da Cativa Natureza que, segundo sua idealizadora, a empresária Rose Bezecry Oliveira, é a primeira franquia nacional a comercializar cosméticos com insumos orgânicos rastreados no Brasil. A primeira loja, fundada em 2008, em Curitiba, é localizada no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, e a franquia tem lojas também em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e outras cidades do Paraná e, com novas lojas que serão abertas este ano, chegará também ao Rio de Janeiro.

Rose conta que a marca oferece produtos livres de substâncias agressoras à saúde e ao meio ambiente, não testados em animais, cujos processos de produção, extração e processamento de matérias-primas são rastreados por institutos nacionais e internacionais de credibilidade. São também processos comercial e socialmente justos, que priorizam produções locais. Ela explica que um adulto utiliza em média nove produtos de higiene pessoal por dia, expondo-se a 126 substâncias químicas diariamente, entre as quais 1/3 com potencial cancerígeno; e que 89% dos 10.500 ingredientes utilizados em produtos de higiene pessoal não foram totalmente avaliados quanto à segurança.

Já os produtos Cativa Natureza, afirma, contam com o mínimo de 70% de insumos orgânicos rastreados pelo IBD - Instituto Biodinamico. Óleos vegetais e essenciais têm 95% e até 100% de organicidade creditados pelo Sisorg (Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica) do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Além disso, todos os produtos de outras marcas comercializados nas lojas são certificados por outras certificadoras.

O rastreamento segue até o descarte das embalagens. Após a utilização de qualquer produto Cativa Natureza, o cliente leva a embalagem até uma das lojas, a deposita na urna e ganha na hora descontos na compra do mesmo produto ou qualquer outro das linhas da marca.

Lacuna: Rose conta que sempre quis investir em algo ligado à sustentabilidade e qualidade de vida e se decidiu pelos cosméticos ao perceber a lacuna nesse setor no mercado brasileiro. "Quando me estabeleci em Curitiba, por ser uma cidade comprovadamente com alto nível de exigência e consciência ecológica, vi que o rastreamento daria um bom suporte para a comprovação da sustentabilidade dos produtos, porque conceito não se vende, constrói-se". Segundo a empresária, quando ela começou o negócio, as empresas brasileiras especializadas nesse tipo de produto não investiam no mercado nacional, preferindo exportar, mas, com o advento da Cativa Natureza e seu trabalho conceitual, algumas estão se voltando para o consumidor brasileiro.

"Nesses quatro anos, ampliamos nossa abrangência em 30%, com perspectivas de maior expansão", diz. Hoje, a empresa tem parcerias com a Itaipu Binacional, na Cooperativa Gran Lago, que investe na formação de APLs (Arranjo Produtivo Local) de plantas medicinais; com produtores locais da Grande Curitiba, com a Via Sustentis, fabricante de insumos orgânicos e naturais; com a Sociedade Vegetariana Brasileira e com o Programa Gols pela Vida do Instituto Pequeno Príncipe, que tem o rei Pelé como padrinho.

Além das franquias, a marca tem a Cativa Móvel, que nasceu com o propósito de levá-la a feiras e eventos. O sucesso da ideia motivou Rose a disponibilizar essa modalidade de negócio mesmo a quem não é licenciado com loja física, o que facilita para os pequenos empreendedores.

Eficácia: Rose afirma também que os produtos são eficazes, o que é 90% comprovado, principalmente, pelo retorno dos clientes que seguem voltando, e são pessoas que buscam qualidade de vida ou dependem desse tipo de produto porque já têm algum problema de saúde. Além disso, os preços não são mais altos do que a média dos cosméticos comuns no mercado, considerados de qualidade, e os que têm o preço um pouco mais elevado, além da compensação com tudo o que já foi mencionado, são duráveis, mesmo não contendo conservantes, corantes e fragrâncias sintéticas.

O preço um pouco mais elevado dos orgânicos se deve ao custo de produção maior e à produtividade menor. Os biofertilizantes usados para o combate de pragas na produção de orgânicos apresentam uma eficiência menor em relação aos fertilizantes químicos, porém, esses produtos deixam resíduos. Além disso, na agricultura orgânica, não se usam herbicidas para eliminar as ervas daninhas, o que exige maior utilização de mão de obra. O que pode favorecer uma redução gradual dos preços dos orgânicos é o aumento do mercado consumidor. Ou seja, quanto mais pessoas os consumirem, mais se aumentará a área produzida e, assim, os custos baixarão.

Outro diferencial da Cativa Natureza, explica Rose, é o atendimento especializado e personalizado de que a empresária faz questão em todas as lojas da rede, assim como exige que o proprietário de cada loja esteja presente por pelo menos um período diário, atendendo os clientes. Todos os franqueados recebem treinamento para que as informações sobre os produtos, inclusive as técnicas, estejam sempre disponíveis para os clientes, e para que todas as lojas da marca tenham a mesma filosofia de qualidade de vida. Algumas lojas dispõem de espaços para tratamento estético e terapêutico, com utilização exclusiva dos cosméticos rastreáveis.

A Cativa Natureza oferece linhas de produtos para o corpo, cabelos e rosto, o que inclui os de uso diário e óleos, sabonetes e máscaras de argila, esfoliantes, loções de limpeza, linha anti aging e até tinturas de cabelo e maquiagem. Os clientes são informados não somente do conceito dos produtos rastreáveis, como também dos ingredientes de cada um e dos resultados esperados.


CONHEÇA AS SUBSTÂNCIAS

Fabricantes afirmam que, nas quantidades em que são usadas em cada produto, as substâncias apontadas como vilãs não oferecem risco. Para quem quer saber quais são essas substâncias, no entanto, estudos publicados em periódicos científicos comprovaram a associação das seguintes e o aparecimento de doenças como câncer, dermatites e alergias:

• Ureia: proibida para mulheres grávidas;
• Parabenos (parabens, methylparaben, ethylparaben, propylparaben e butylparaben);
• Conservantes liberadores de formol(quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil uréia e DMDM hidantoína);
• Propilenoglicol (propyleneglycol);
• Óleo mineral e outros derivados do petróleo(paraffin oil e mineral oil,1,4-dioxano);
• Filtros solares com benzofenonas e derivados da cânfora(benzophenone e/ou 3-(4-methyl-benzylidene);
• Corantes e essências artificiais
• Lanolina ou lanolin, ácido sórbico e bronopol.

Como saber que o produto é realmente orgânico?
Para Rose, da Cativa Natureza, a melhor forma é verificar os rótulos e se o produto é rastreado. Há duas formas de certificação para garantir a origem orgânica do produto: a vertical e a horizontal. Na certificação vertical, uma instituição especializada é credenciada para inspeção e certificação, como, no caso dos produtores da empresa, o TecPar (Instituto de Tecnologia do Paraná), a Ecovida e o IBD. Normalmente a inspeção é feita duas vezes por ano, mas podem ser feitas inspeções surpresa.

No caso da certificação horizontal, um grupo de agricultores orgânicos organiza-se para se ajudarem mutuamente e, com visitas regulares, verificam a produção de cada um.



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Veja outros conteúdos dessa edição:


Matérias:
- Capa: O Desafio da destinação dos resíduos sólidos
- Entrevista: Marina Silva
- Tecnologia e Sustentabilidade: Parana Metrologia - Da teoria para a prática
- Responsabilidade Social Corporativa: (Cpce Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Realização de 2012 e Projetos 2013
- Desenvolvimento Local: A sustentabilidade como inspiração (WTC)

Artigos:
- Artigo: O "Pibão" da Presidenta Dilma (Jerônimo Mendes)
- Artigo: O Marketing e o ciclo de vida sustentável de produto (Hugo Weber Jr)
- Artigo: Turismo Sustentável - Have you heard about it? (Rosimery de Fátima Oliveira)
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8 comentários:

  1. Parabéns Cativa Natureza, a matéria nessa revista tem tudo a ver com sua proposta, casou muito bem. Parabéns para a jornalista que elaborou muito bem a matéria, pautando sobre o conceito dessa marca e os benefícios de usar cosméticos sem químicas agressivas. Os produtos são maravilhosos e comprovam a eficácia.
    SUCE$$O CATIVA NATUREZA.
    Amália Correia - Cliente Cativa Natureza.

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  2. Os produtos da Cativa Natureza sçao fantásticos. Super aprovados!!

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  3. Concordo. A Cativa Natureza é incrível.
    Helena M.

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  4. Adorei a matéria. Parabéns Cativa Natureza!!! :-)
    Juliana

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  5. Conheço faz pouco tempo os produtos da Cativa, mas gostei muito e recomendo. Jorge Francisco

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  6. Concordo, não deve ser fácil vender conceito.
    Parabéns pela matéria. Bastante clara, nem todo mundo sabe e se preocupa com os cosméticos que passamos na pele e nem tampouco sobre o mal que pode nos causar.
    Admiro a Senhora Rose que levanta a bandeira pelo seu ideal. Muito bonito vê-la na prática. O seu atendimento na loja é VIP. Não há quem entre nessa loja e nao saia impressionado com as informações, todas tecnicas e comprovadas. Parabéns pela conquista.
    Mariana Hermes.

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  7. Senhora Rose,
    muito lindo seu trabalho mesmo.Tenho a oportunidade de encontrá-la todos os meses quando vou comprar os meus sabonetes, shampoo e outras novidades. Minha esposa que só usava marcas famosas , tomou consciencia de usar um produto de qualidade, desde sua última visita na loja ao conversar com a Senhora. Continue informando as pessoas com toda sua atenção.Seu carisma e filosofia nos passa confiança.
    Muito sucesso.
    Luis Bertotto.

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  8. Produtos de qualidade, atendimento top!
    Um exemplo que não precisa de muito espaço para fazer sucesso. Os produtos são verdadeiramente naturais, o cheiro funciona como um bálsamo.
    Parabéns pelo empreendedoris e atendimento , Muito sucesso!

    Michel Fantini.

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