----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SUSTENTABILIDADE NO GANDARELA plantada em nome de internautas


Localizada em Minas Gerais, a cerca de 40 km de Belo Horizonte, a Serra do Gandarela integra a reserva da Biosfera do Espinhaço, além de formar um corredor natural com o Caraça em meio aos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito.

Avaliada como a segunda maior floresta de Mata Atlântica de Minas Gerais, e a maior extensão de cangas ferruginosas do Brasil, Gandarela está ameaçado pela extração desmedida do minério de ferro. A mineração devastará a região e consequentemente os seus mananciais - bacias hidrográficas dos Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas, danificando até mesmo a qualidade da água do Rio das Velhas, que abastece 60% dos 5 milhões de cidadãos de Belo Horizonte e municípios do entorno.

Para proteger a região resguardando todo o Quadrilátero Aquífero/Ferrífero, em 2009, o projeto Manuelzão/UFMG unido a mais de 25 entidades apresentaram ao (ICMBio)  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, um estudo sobre a importância do Parque Nacional na região.

Apoiando o projeto de concepção do Parque Nacional como política de preservação do Gandarela e buscando conscientizar a sociedade dos problemas atuais que devastam o local, por meio de ações em redes sociais o site de flor online  Ikebana BH está plantando mudas nativas nas áreas mais assoladas da região, em nome de todos os internautas que noticiarem a campanha Plante uma Árvore. As atividades do plantio estão sendo divulgadas no site da Ikebana Flores, confira:


Até agora, mais de 100 internautas contribuíram com essa causa, postando uma matéria em seus sites/blogs sobre a campanha, e consequentemente ganhando uma muda nativa plantada no Gandarela pela Floricultura Ikebana Flores.  
A floricultura também está doando mudas do cerrado durante a campanha: ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarino e peroba. Basta vir a Floricultura Ikebana Flores – Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi; de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 10h00 as 19h00. Plante essa causa! Gandarela precisa de você.    

 *Crédito: Thaís Alessandra, do Coletivo Cirandar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário