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terça-feira, 8 de outubro de 2013

Artigo Talentos Voluntários - Rafael Giuliano

Oportunidade e realização!

Estive recentemente num encontro em que participaram gestores de diversas organizações, profissionais envolvidos com finanças, inovação e a gestão de pessoas. O tema central foi a demanda por ações de desenvolvimento sustentável em suas diferentes áreas de atuação, focando na perenidade de seus negócios, o potencial de gerar prosperidade em longo prazo.
Logo no início, nas tradicionais apresentações do tipo quem sou e o que faço, veio a pergunta: “por que uma coluna sobre voluntariado numa revista dedicada à sustentabilidade?” Expliquei que existem diferentes conceitos e abordagens quando se trata de teorias e práticas de sustentabilidade, abrangendo hoje dimensões para além daquelas propostas pelo Tripé da Sustentabilidade (Triple Botton Line - Social, Econômico e Ambiental) e que, na verdade, independentemente da “escola” ou da “corrente teórica”, o elemento determinante sempre será o fator humano, a importância do envolvimento de pessoas em ações concretas, na mudança de hábitos e comportamentos.
A perenidade de uma empresa requer a criação de uma cultura de pertencimento e engajamento que envolva seus stakeholders na consolidação de sua Visão, Missão e seus Valores. E essa é, talvez, uma das maiores contribuições do voluntariado para a prosperidade do planeta, de pessoas e também dos negócios.
Observo que as ações voluntárias com maior significado, tanto para a organização e seus voluntários quanto para as pessoas e instituições impactadas, são aquelas que alinham a Proposta de Valor do negócio com a causa apoiada. A missão da empresa, sua visão e seus valores precisam convergir com o propósito dos projetos em que a organização se envolve. Um bom exemplo é o projeto Dom, iniciativa do Grupo Fleury voltada à capacitação de ONGs que atuam ou possuam ações na área de saúde.
A empresa, que é provedora de soluções para a gestão da saúde e bem-estar, traz em seus valores o compromisso de compartilhar conhecimento nas áreas de medicina e saúde, ciências humanas e gestão. O projeto seleciona instituições que se candidatam espontaneamente e, quando selecionadas, participam de três dias de uma capacitação especial feita na sede em São Paulo, tendo todas as despesas pagas. Este ano, serão doze instituições sociais de seis estados. Entretanto, o mais importante está em quem ministra essas capacitações! Todos voluntários, colaboradores de diferentes áreas e setores do grupo.
Essas pessoas apoiam a execução do projeto e, ainda mais importante, contribuem para a consolidação de uma cultura voltada à “saúde e ao bem-estar para a plena realização das pessoas”, que é a visão da empresa. Segundo Cláudia Giovana José Perretto, Analista de Sustentabilidade, cada voluntário “se realiza com aquilo que faz”. Ela conta que todos os envolvidos sempre demonstraram a vontade de fazer algo em que pudessem contribuir com o social e que a empresa passou a criar essas oportunidades por meio de uma série de iniciativas de voluntariado, que contam com grande adesão.
O voluntariado é muito mais do que “boas ações” para um modelo de marketing 3.0. Ele serve ao propósito de envolver as pessoas com a cultura e os valores de uma marca ou organização, mais do que simplesmente mostrá-los. Colaboradores, clientes, fornecedores e a própria sociedade têm a oportunidade de se reconhecer na missão e visão de empresas, fazendo parte da mudança que o mundo precisa.
Se considerarmos a sustentabilidade organizacional como um conjunto de iniciativas que permitem a prosperidade e perenidade de negócios em todos os setores da economia, atendendo às necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações, o voluntariado é a forma de envolver as pessoas nesse mesmo propósito. E o que tenho percebido é que as pessoas ainda têm muito potencial para criar e implementar soluções, disseminar conhecimento e se realizar, basta que sejam criadas oportunidades de valor. E este continua sendo nosso maior desafio: criar oportunidades de valor.

Rafael Giuliano - Voluntário e pesquisador de novas interações de aprendizagem.








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Veja outros conteúdos dessa edição:


Matérias:

- Capa: Sustentabilidade além da matéria-prima
- Entrevista: Lourival dos Santos e Souza
- Visão Sustentável: Gesso reciclado vira fertilizante para agricultura
- - Responsabilidade Social Corporativa: Educando na Sustentabilidade

- Energias Renováveis
- Desenvolvimento Local: Eficiência Energética no WTC

Artigos:
- Artigo: O sonho acabou? (Jerônimo Mendes)- Artigo: O mito do PIB (Daniel Thá)
- Artigo: Água: A crise e a inércia política global (Hugo Weber Jr)

  
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