----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Projeto Animalis da Faber-Castell destaca a importância de preservação da fauna

O Cerrado brasileiro é um dos Biomas mais importantes do mundo, com uma diversidade biológica  que compreende centenas de espécies de animais. A variedade de habitats atrai uma fauna rica, como pássaros, mamíferos, répteis e anfíbios, com destaque para o Tamanduá Bandeira e Lobo Guará. No entanto, a ocupação humana desenfreada já provoca efeitos desastrosos: de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, pelo menos 137 espécies de animais do Cerrado estão ameaçadas de extinção.
Tamanduá-Bandeira - Foto Marcelo Zarapeq

Neste Dia Mundial dos Animais, lembrado em 4 de outubro, a Faber-Castell destaca seus projetos que alinham produção, desenvolvimento sustentáveis e preservação de florestas nativas e animais silvestres. Desde 1992, a empresa mantém o projeto Animalis em seus parques florestas localizados na região de Prata (MG).

Arara Canindé - Foto Sonia Belantani


Nestes mais de 20 anos, a Faber-Castell monitora e identifica esses animais que vivem nestes parques florestais. Neste período, foram observadas e identificadas 232 espécies de aves, 149 de formigas e 55 espécies diferentes de mamíferos – treze das quais estão na lista de animais sob risco de extinção, como o lobo guará, o tamanduá bandeira e a onça parda.  “A Faber-Castell acredita que preservar a fauna, por meio da conscientização e das atitudes de toda a comunidade, é uma maneira eficaz de manter vivo o ecossistema local”, acredita Elaine Mandado, gerente de comunicação da empresa.
Foto Sonia Belentani

Recentemente, a empresa realizou o Seminário Ambiental “Fauna do Cerrado: Impactos e Perspectivas”, em Prata. O evento, destinado a professores, estudantes, técnicos, produtores rurais e profissionais de áreas relacionadas ao tema, contou com palestras e apresentações de projetos sobre o conhecimento atual da fauna do Cerrado, além de relatar os problemas e ressaltar a importância dos animais silvestres para o Bioma. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário