----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Seminário ‘Caminhos para o Futuro que Queremos', 07/11, Rio de Janeiro.


O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) realizará, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), o Seminário ‘Caminhos para o Futuro que Queremos'. O evento acontecerá no dia 07 de novembro de 2013, das 13h às 19h, no Auditório do Centro de Convenções Bolsa do Rio.

Na ocasião, representantes do governo, da academia, do setor privado e da sociedade civil discutirão questões relacionadas com “política e economia das mudanças climáticas” e “a agenda de desenvolvimento pós-2015”.

Durante o evento, será lançado o policypaper “A Sociedade Civil Global e o Desenvolvimento Pós-2015”, elaborados pelo CEBRI com texto de Luara Lopes (Associação Brasileira de ONGs, Abong). Também estarão disponíveis outros papers desenvolvidos no escopo desse projeto, com artigos de José Eli da Veiga (USP), Haroldo Machado Filho (PNUD) e Thiago Mendes (UnB).

Informações no site do CEBRI:
http://www.cebri.org/cebri/evento/seminario-caminhos-para-o-futuro-que-queremos

Descrição do debate

Painel 1: política e economia das mudanças climática.

Nesse painel, serão discutidas questões relacionadas com a transformação para um modo de vida mais sustentável.

Paulo Mibielli, economista do IBGE e presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) abordará a necessidade de desenvolver medidas que complementem o PIB e reorganizar as contas nacionais de modo a torná-las mais adequadas para avaliar desenvolvimento, qualidade de vida e sustentabilidade.

Representantes do setor privado, Paulo Senra (Gerência de Estratégia e Sustentabilidade da Light) e Sônia Chapman (Gerente Corporativo de Desenvolvimento Sustentável da Braskem) apresentarão algumas iniciativas que as empresas têm desenvolvido para tornar mais sustentável a produção e o consumo. Também falarão sobre o papel das empresas no desenvolvimento de uma arquitetura para os negócios capaz de contribuir, de forma inovadora, para as prioridades globais, como as alterações climáticas, água, alimentos, equidade, empregos dignos e educação.

Painel 2: a agenda de desenvolvimento pós-2015.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), acordados em 2000 por 189 países e considerados como o primeiro esforço global coordenado em favor do desenvolvimento, têm como prazo o ano de 2015, quando serão substituídos por um novo marco global para o desenvolvimento. Nesse painel, serão debatidas as prioridades para o pós-2015 e as maneiras pelas quais o Brasil pode contribuir com a agenda global do desenvolvimento e fortalecer a sua atuação internacional nessa área.

Debatedores confirmados: Luara Lopes (Abong), José Eli da Veiga (USP).
Debatedores que ainda não confirmaram: Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil), Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Relações Exteriores.

Luara Lopes é pesquisadora do Articulação SUL – Centro de Estudos e Articulação da Cooperação Sul-Sul e assessora de Relações Internacionais da Abong – Associação Brasileira de ONGs. Possui dez anos de experiência com projetos e programas de cooperação internacional em países como São Tomé e Príncipe, Haiti e Tunísia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário