----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 17 de abril de 2012

TANG PROMOVE OLIMPÍADAS DE RECICLAGEM EM QUE CRIANÇAS TRANSFORMAM COMUNIDADES

A ação, apadrinhada por esportistas consagrados, acontece de abril a agosto deste ano e conta com pilares – ambiente escolar, plataforma digital, engajamento infantil e diversão – para construir quadras esportivas feitas com o mesmo tipo de materiais recicláveis que serão recolhidos pelas crianças

Abril de 2012 – Dois milhões de embalagens recicladas, um recorde no Guiness World Record, a maior escultura feita de material reciclável do planeta, e tudo isso graças ao envolvimento de mais de 300 mil crianças do Esquadrão Verde Tang. Para este ano, a ideia é usar o tema esporte para trazer novamente à tona essa combinação de engajamento infantil e cuidado com as questões ambientais.

Em clima de jogos olímpicos, a marca Tang irá promover, a partir de abril, as Olimpíadas de Reciclagem Esquadrão Verde Tang. Na ação, crianças de escolas públicas foram convidadas a participar de coletas seletivas de material para reciclagem e participar de jogos, que darão pontuações para suas comunidades.

O objetivo das Olimpíadas de Reciclagem é fortalecer a posição das crianças como agentes transformadores da sociedade, já que entre as conquistas da ação estará a reforma de quadras públicas para a comunidade, confeccionadas, sobretudo, com o mesmo tipo de material recolhido pelas crianças durante as Olimpíadas, ou seja, embalagens laminadas, papel, plástico e papelão.

“As crianças querem ser reconhecidas pelos adultos por serem capazes de grandes feitos. Elas querem deixar sua marca e se preocupam com o planeta em que vão viver no futuro. Nas Olimpíadas de Reciclagem, além de se divertir, elas vão engajar a comunidade na prática da reciclagem e o resultado disso vai transformar comunidades reais” comenta Juliana Macedo, gerente da marca Tang.

Como funcionam as Olimpíadas de Reciclagem do Esquadrão Verde Tang

As Olimpíadas de Reciclagem buscam fomentar uma competição divertida e educativa entre colégios de ensino fundamental I de três cidades diferentes: Bragança Paulista (SP), Votorantim (SP) e São José dos Pinhais (PR). Quatro escolas públicas em cada uma dessas cidades realizarão coleta seletiva, comandada pelos estudantes, e como resultado podem conseguir a reforma de uma quadra da comunidade para a prática esportiva.

Após o período de coletas, haverá uma grande competição final em cada cidade na qual times de cada escola se enfrentarão em atividades específicas – voleibol, basquete, futebol, entre outras modalidades – para consagrar uma escola vencedora. A instituição que obtiver maior pontuação por cidade irá receber 20 mil reais para melhorias internas e todas as escolas participantes vão ganhar livros paradidáticos para a biblioteca.

Além de incentivar a prática sustentável, o projeto estimula a competição saudável entre as crianças em favor de um bem comum, reforçando o poder de construção coletiva. “Tang é uma marca comprometida com as crianças, que propõe atividades que as auxiliem a exercer esse poder de influência e transformação, que tanto buscam, de forma leve e divertida. Com as Olimpíadas de Reciclagem, voltamos a inspirá-las em uma grande causa, e damos ferramentas para que elas possam se engajar e colaborar com um planeta mais sustentável. Dessa forma, elas aprendem e ensinam como fazer a diferença, individual e coletivamente, e também incorporam isso no dia a dia de suas famílias”, relata Juliana.

Crianças de todo o Brasil serão engajadas
Além das 12 escolas selecionadas – quatro instituições de ensino em cada uma das três cidades –, crianças de todo o País serão convidadas a participar da ação ajudando uma das comunidades. Para isso, bastará entrar no site do Esquadrão Verde Tang (http://www.esquadraoverdetang.com.br/), escolher uma cidade e participar das atividades especiais de um Circuito Olímpico virtual. A cada mês, será lançado um esporte novo no Circuito, como uma nova fase. Conforme as crianças forem pontuando nessas fases, elas vão liberando itens adicionais, como bancos e mesas recreativas e bicletário, para a quadra da comunidade para a qual torcem.

Quadras recicladas, um conceito pra lá de especial

Para suprir a carência de locais destinados à brincadeira e à prática esportiva, a ação das crianças nas Olimpíadas de Reciclagem presenteará as comunidades participantes com a reforma ou construção de uma quadra pública que utilizará materiais feitos com o mesmo tipo de material coletado pelas crianças (embalagens laminadas, papel, papelão e plástico).
Por exemplo, haverá piso produzido a partir de papel reciclado, assento para arquibancada a partir de embalagens laminadas, painéis a partir de garrafa PET e tabelas de basquete a partir de plásticos.

A reforma da quadra será norteada por indicadores sustentáveis, buscando o menor impacto para o meio ambiente, e sua infraestrutura seguirá os padrões de qualidade e especificações previstas por lei.

“A entrega das quadras e dos itens adicionais no entorno delas só será possível com o engajamento das crianças, peças fundamentais no recolhimento dos materiais recicláveis. O legado que será deixado para a comunidade será uma conquista totalmente delas”, completa Juliana.

Padrinhos ilustres!

Para inspirar as crianças, as Olimpíadas de Reciclagem contarão com padrinhos especiais, que possuem grande importância no meio esportivo e nas comunidades que irão representar. A rainha do basquete, Hortência, será a madrinha da cidade de Votorantim, situada no interior paulista. O tenista e medalhista olímpico Fernando Meligeni será o representante de Bragança Paulista. Já o famoso maratonista Wanderlei Cordeiro de Lima, conhecido pelo poder de superação, será o padrinho de São José dos Pinhais.

“Alguns valores, quanto antes forem ensinados, mais enraizados se tornam. Trabalhar a questão da sustentabilidade na infância, dentro das escolas, é fundamental para que as próximas gerações já cresçam cheias de atitude”, afirma a ex-jogadora Hortência.


Os padrinhos estarão presentes nos dias do evento olímpico final em cada cidade. Esses eventos acontecerão entre agosto e setembro deste ano.

Campanha pra inspirar

Para inspirar as crianças de todo Brasil, a marca criou uma campanha impactante que vai ao ar no dia 05 de abril. Filmes de 45” e 30” segundos serão exibidos em canais televisivos abertos e fechados. Além disso, a partir da mesma data, o site do Esquadrão (http://www.esquadraoverdetang.com.br/) será completamente repaginado e será a grande plataforma de ativação fora das comunidades.

O Esquadrão Verde Tang em números

Após gerar um forte engajamento no público infantil para a construção colaborativa da maior escutura de material reciclável do mundo, um robô de mais de 15 metros de altura – que foi exposto no Parque do Carmo, em São Paulo, no fim do ano passado –, o Esquadrão Verde Tang (EVT) não para de crescer.

Atualmente, o EVT conta com mais de 300 mil agentes que, ao todo, já recolheram mais de dois milhões de embalagens de suco em pó, que se transformaram na maior escultura feita de material reciclado do mundo e em placas para a construção civil.

Mais sobre Tang

Tang é líder absoluto do mercado de refrescos em pó no Brasil, reconhecido por sua qualidade e tradição. Em 2010, foi criado o Esquadrão Verde Tang, um movimento que engaja crianças em práticas sustentáveis de uma forma divertida, através de uma plataforma digital e grupos reais de coleta de embalagem, as Brigadas Tang de Reciclagem.

Em Fevereiro de 2012, Tang no Brasil alcançou 39,5% de participação em valor, segundo dados Nielsen. Em 2011, a marca Tang, presente em mais de 90 países, tornou-se a 12ª marca global da Kraft Foods a fazer parte do hall das marcas que valem mais de 1 bilhão de dólares. Esse resultado é, em grande parte, fruto do desempenho da marca em mercados emergentes como o Brasil.

Mais sobre a Kraft Foods Brasil

A Kraft Foods Brasil, subsidiária da Kraft Foods Global Brands, LLC., é a primeira indústria de alimentos dos Estados Unidos e a segunda maior no mundo. Possui seis fábricas espalhadas pelo território nacional nos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco. No país, a companhia emprega cerca de 11 mil funcionários e tem no portfólio marcas consagradas como os chocolates Lacta, os biscoitos Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. Em fevereiro de 2010, a Kraft Foods Global, LLC. adquiriu o controle acionário da Cadbury PLC, empresa líder dos mercados de gomas e balas. No Brasil, a empresa é detentora de marcas tradicionais, como Trident, Chiclets, Bubbaloo e Halls.

Um comentário:

  1. Boa tarde, estou escrevendo um artigo acadêmico sobre MKT verde, e gostaria de utilizar essa publicação como uma das fontes do projeto. Gostaria de saber os dados completos da revista em que esta matéria foi publlicada, tais como ano, edição,e ditora.

    Att

    Priscila Dizaro

    ResponderExcluir