----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ABRAPS SUL realiza fórum de debate sobre o profissional de sustentabilidade em Curitiba

Quem é o profissional de sustentabilidade? Esse foi o foco do debate do primeiro evento da ABRAPS SUL promovido nas instalações da EBS (Estação Business School) no último dia 04 de abril.

O evento, que foi realizado na parte da noite, contou com a participação de debatedores renomados no cenário estadual e nacional. As atividades iniciaram com a apresentação da associação pela coordenadora de Expansão da ABRAPS e representante do Grupo Sul, Daniella Mac Dowell. “Entre nossos objetivos está a representação formal dos profissionais de sustentabilidade junto a sociedade. Além disso, a ABRAPS busca articular e mobilizar profissionais dedicados ao assunto, compartilhando, fomentando e construindo o conhecimento”, destaca Daniella.

O debate foi conduzido pela jornalista Adriane Werner e teve a geração de conteúdos tanto relacionados ao tema sustentabilidade como também ao perfil do profissional dessa área. Dentro do contexto apresentado pelos debatedores, foi enfatizado que esse tema transita em todas as áreas do conhecimento e que o profissional deverá buscar novas habilidades, como também aproximar de profissionais de outras áreas visando à complementação de conteúdos.

Os debatedores: Bernt Entschev, Rodrigo da Rocha Loures, Rodrigo Brito, Nelton Friedrich e Eloi Casagrande comentaram por cerca de três horas suas opiniões e experiências dentro dessa temática, com menção aos conceitos e práticas da gestão sustentável. Para Bernt Entschev fundador da De Bernt Entschev Human Capital “a sustentabilidade é um processo de evolução, uma mudança de mentalidade. (...) O profissional de sustentabilidade deve ser multifacetado e precisa saber trabalhar em várias vertentes”. O estímulo a criação e ao desenvolvimento profissional também foi mencionado por Rodrigo Brito da Aliança Empreendedora, “a sustentabilidade não é ação solidária e nem pode ser vista como gasto pelas empresas. O profissional que atua nessa área precisa usar a inteligência e não pode ser preguiçoso na hora de criar”.

O evento contou com a presença de 180 participantes que tiveram a oportunidade de acompanhar o debate e encaminhar suas perguntas também para os debatedores. Dentro de uma linha mais direcionada para o profissional, Nelton Friedrich da Itaipu Binacional comentou que a “sustentabilidade significa celebração da vida. O profissional de sustentabilidade precisa propor uma nova aliança com a natureza”. Para o professor da UTFPR, Eloy Casagrande Junior “esse novo profissional terá como base a escola, a educação. (...). Para ser sustentável é preciso mudar hábitos sempre. É um trabalho diário e necessário”. O direcionamento para a formação do profissional também foi citada por Rodrigo Rocha Loures do IPD (Instituto Paranaense de Desenvolvimento) que enfatizou que “o profissional de sustentabilidade tem que ser um psicólogo e um sociólogo, ou seja, deve entender esses conceitos, mas, acima de tudo precisa ser humano“.

Para atuar na esfera da defesa de interesses dos profissionais de sustentabilidade, a ABRAPS está investindo na criação de espaços de debates, com o intuito de integrar seus associados, a sociedade e as entidades representativas. Além do evento, a associação também disponibilizou, através de job descriptions na entrada do auditório, diversas oportunidades profissionais nessa área.

Entre suas atribuições a associação visa: promover ações que busquem o desenvolvimento sustentável; representar formalmente os profissionais de sustentabilidade na defesa de seus interesses, tornando a atividade legítima e reconhecida na sociedade; articular e mobilizar profissionais dedicados ao assunto na sociedade; compartilhar, fomentar e construir conhecimento.

Para saber mais sobre a ABRAPS acesse http://abraps.blogspot.com.br/ ou encaminhe um e-mail para abrapssul@gmail.com.


Fonte: Revista Geração Sustentável
================================================

Veja abaixo outros momentos do evento:
Crédito (fotos): Tales Cardeal
































Nenhum comentário:

Postar um comentário