----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Somar sensibiliza para replantio de mata nativa no Jacuí

Somar sensibiliza para replantio de mata nativa no Jacuí

A Somar - Sociedade Mineradora, em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, está sensibilizando proprietários de terras da região a se engajar a um grande mutirão de replantio de mata nativa nas margens do rio. Donos de áreas de 40 municípios vizinhos podem contar com o suporte da empresa que dará apoio técnico para o plantio e também ajudará na manutenção dos canteiros, através de informações e cuidados relativos à forma de irrigação e controle de pragas. Para ingressar no projeto Elo Verde, basta se candidatar junto ao Comitê pelos telefones (51) 3731-3744 ou pelo e-mail baixojacui@yahoo.com.br.

A Somar tem estrada em ações de sustentabilidade. Desde 2003 desenvolve o Margens Vivas, projeto dedicado à conscientização ambiental de crianças e jovens por meio do plantio de mudas nativas em áreas ribeirinhas e em municípios integrantes da Bacia do Baixo Jacuí. A experiência resultou no primeiro arboreto didático implantado em uma escola do Brasil. Os estudos envolveram os temas Formações Florestais do Rio Grande do Sul, Ecossistemas Brasileiros, Reinos Florísticos do Mundo e Espécies Emblemáticas.

Saiba mais: A Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí tem área de 17.345,15 km² e população estimada em 385.496 habitantes. Os principais cursos de água são os arroios Irapuã, Capané, Botucacaí, Capivari, do Conde, dos Ratos, dos Cachorros e Ibacurú. A principal atividade desenvolvida na região é a lavoura de arroz, incluindo também a de milho, fumo e hortigranjeiros.


Municípios que compõem o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí e que podem participar do projeto: Agudo, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Charqueadas, Dom Feliciano, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Faxinal do Soturno, General Câmara, Ibarama, Ivorá, Júlio de Castilhos, Lagoa Bonita do Sul, Mariana Pimentel, Minas do Leão, Montenegro, Nova Palma, Novo Cabrais, Passo do Sobrado, Passa Sete, Pântano Grande, Pinhal Grande, Restinga Seca, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santana da Boa Vista, São Jerônimo, São João do Polêsine, Sertão Santana, Silveira Martins, Sobradinho, Triunfo, Vale Verde.


Mais sobre a Somar
Uma das mais importantes empresas do setor da mineração de areia no Rio Grande do Sul, a Somar - Sociedade Mineradora, completou 26 anos em 2009 com um dado alentador: tem mais de 75 milhões de metros cúbicos de reservas, confirmados por 300 furos de sondagem executados neste ano, quantia suficiente para atender o crescimento de demanda esperado para os próximos quatro anos, em função da Copa de 2014 e da consequente perspectiva de que grandes obras, como a construção da Rodovia do Parque (BR-448), finalmente saiam do papel. Em 2010, o setor estima crescer pelo menos 20% no Rio Grande do Sul.

Responsável pelo aproveitamento de areia em uma jazida de 22 quilômetros localizada no principal rio do Estado, o Jacuí, a Somar foi a primeira empresa do Brasil a implantar o uso do GPS nas 16 dragas que operam em suas concessões, possibilitando que suas atividades sejam monitoradas 24 horas por dia pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O sistema, que hoje é utilizado apenas no Rio Grande do Sul e pela Petrobras na Bacia de Campos, permite que técnicos do órgão verifiquem se a extração de areia está sendo feita nos lugares e horários determinados pelas licenças ambientais, e que suspendam as atividades, remotamente, em caso de irregularidades. Esta e outras iniciativas da Somar garantem que, em um quarto de século, ela jamais tenha sofrido uma notificação, autuação, multa ou condenação ambiental.
Saiba mais: E-mail neiva@neivamello.com.br

Foto: Empresa também investe na conscientização dos jovens (Crédito - Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário