----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 12 de abril de 2010

RECICLAÇÃO 2010 - Maior evento nacional da sustentabilidade ambiental é lançado em Curitiba


A MonteBello eventos promoveu na última quinta-feira, oito de abril, o lançamento oficial da quinta edição da ReciclAção - Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação e Tecnologia Ambiental. O lançamento aconteceu no espaço Expo Unimed Curitiba, onde entre os dias 16 e 19 de será realizado a RECICLAÇÃO 2010.

O evento contou com uma programação oficial iniciando com a palestra Economia Sustentável ministrada e muito bem apresentada pelo professor de MBA Cleuton Carrijo, o lançamento oficial da terceira edição do informativo ReciclAção e em seguida houve um animado networking onde foi servido coquetel para os convidados, profissionais, autoridades e empresários do setor.

Arilson Lorensini representante do Banco do Brasil, patrocinador da Reciclação, destacou a importância do evento para a entidade. “É uma iniciativa alinhada aos valores de sustentabilidade do Banco do Brasil e como tal não poderíamos deixar de participar”, comentou. O direto geral da empresa Paulista Ambisol, também patrocinadora e expositora, Dorivaldo Domingues de Souza veio para Curitiba especialmente para o lançamento e destacou que muitas empresas estão preocupas apenas com o lucro e tudo está indo pelo ralo e que a soma de pequenas ações é que trará resultados interessantes. “São gerados diariamente sete bilhões de quilos de lixo em todo o mundo e este resíduo tem que ir para algum lugar. Precisamos reciclar e acabar com o desperdício para melhorar a qualidade de vida para todos. A ReciclAção é uma destas pequenas ações que somadas farão enorme efeito”, Salienta Dorivaldo.

Luiz Lucchesi presidente AEAPR-PR (Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – Curitiba) esteve representando o CREA-PR e disse que as duas entidades apóiam a ReciclAção. “É um evento único e de extrema necessidade para resolvermos diversos problemas ambientais”, destacou.

O Coordenador do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Roberto Gava, utilizou de uma metáfora para falar sobre as mudanças que precisam ser feitas na indústria como um todo. “As indústrias são como um transatlântico e como tal não há como dar um cavalo de pau, mas é preciso mudar violentamente. A nova lei de resíduos sólidos que está em aprovação vem para fazer essa mudança de direção, principalmente com o sistema de logística reversa”, comenta Gava. O sistema que o coordenador se refere é um mapeamento dos resíduos desde a sua origem até o seu destino e que dará ao seu gerador a devida responsabilidade de sua destinação correta após o descarte. Gava ainda foi enfático ao falar que devemos poupar água, “para descartar 350 mililitros de uma cerveja utilizamos 20.000 mililitros, isso é um absurdo, mas tá fácil, precisamos mudar apenas duas pessoas, a jurídica e física” completou profetizando que em breve veremos assaltos aos entregadores de água.

Gava destacou ainda que não medirá esforços para trazer a indústria para junto da ReciclAção. “Eu preciso que vocês tenham sucesso, afinal a ReciclAção começa conosco, poupando água e sendo responsável pelos resíduos gerados”. Juarez Machado, diretor executivo da Rede Petro Paraná destaca a importância da realização de um evento do porte da ReciclAção para as empresas interessadas em trabalhar com a cadeia do petróleo. “É critério básico para empresários buscar adequação ambiental para prestarem serviços dentro da cadeia do petróleo. E mais que isso, o que o empresário faz para que seus funcionários e colaboradores levem valores ambientais para dentro de casa? É preciso contribuir com o todo”, enfatiza Juarez.

Em sua fala Valdir Bello, coordenador geral da RECICLAÇÃO, agradeceu as empresas patrocinadoras, Banco do Brasil e Ambisol e todos as instituições e empresas apoiadores e expositoras, e também a todos os presentes, salientou não apenas o lado financeiro em participar do evento, mas também pelo apoio moral necessário para encoraja-lo a realizar a feira. Pois é muito difícil viabilizar um evento voltado exclusivamente para o tema reciclagem e preservação ambiental “Bancos, empresas e até instituições governamentais voltadas exclusivamente para o setor falam em sustentabilidade, em contribuir para um mundo melhor em ações que estão realizando, mas quando são abordados para participarem da ReciclAção muitas dizem que está fora do budget e que participaram na próxima. Não entenderam que o evento vai muito além da geração de negócios, é uma ferramenta para a sustentabilidade e para multiplicar ações que visam a preservação ambiental”, frisou Bello.

O diretor executivo da Revista Geração Sustentável, Pedro Salanek Filho, abriu o evento e lançou a rede social Confraria Sustentável. Segundo ele, a rede servirá para que a ReciclAção comece antes e quando chegar em junho, no momento da realização, muitos assuntos já estejam em andamento. “É um espaço destinado a todos que contribuem com a sustentabilidade para geração e troca de ideias e discussão de assuntos relacionados a reciclagem e preservação”, destacou Pedro postando o primeiro recado na rede social: “A ReciclAção 2010 começa agora”.

O ponto alto do lançamento foi a palestra Economia Sustentável, ministrada por Cleuton Carrijo, professor de pós-graduação e MBAs em todo o país. Durante a palestra Cleuton mostrou imagens de satélite de resíduos acumulados no Oceano Pacífico na costa do Japão e destacou, “não podemos pensar em novas rotas em cima de velhos mapas”. Para ele é preciso criar um novo modelo mental, uma nova forma de sustentabilidade. “É preciso inovar sobre a ótica do que realmente é a palavra inovação. O palestrante comentou ainda que as ações em favor da sustentabilidade precisam ser transformadoras, “não basta tirar o pobre da favela, é preciso tirar a favela dele”. E causou uma reflexão nos participantes, “aquele frango comprado no mercado passa por mais de 600 litros de água, desde o início do processo produtivo, precisamos poupar, a indústria precisa aprender a poupar e a reutilizar. Já diz a sabedoria popular: sabendo usar não vai faltar”. Sobre a ReciclAção, Cleuton disse que o evento está no rumo certo e que isso é ser kaínos, “a feira gera questionamentos e amplia o foco levando para um ambiente de negócios onde todos os empresários têm a oportunidade de participar e contribuir com a sustentabilidade”.

Aproximadamente 60 pessoas participaram do lançamento e puderam conhecer melhor a proposta da quinta edição da ReciclAção. O evento acontece entre os dias 16 e 19 de junho e trará uma programação repleta de atrativos, entre eles o Salão da Cidadania Ambiental. De acordo com Bello, o salão irá reunir pequenas iniciativas na transformação de resíduos recicláveis. “É uma oportunidade para pequenos produtores exponham seus produtos num evento de porte nacional”, explica o organizador. Paralelamente a feira serão realizados quatro eventos simultâneos de cunho técnico científico: III Seminário de Saneamento Ambiental, promovido pela 3R AMBIENTAL, o II Seminário de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, realizado em parceria com o Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA / USP) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, o Seminário de Reciclagem Agrícola – Resíduos Urbanos, Industriais e Rurais, promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Curitiba (AEAPR-Curitiba), e o Curso Introdução ao Mercado de Reciclagem ministrado por profissionais do portal RECICLAVEIS.COM.

Para quem deseja conhecer mais a respeito do evento considerada o maior do Brasil direcionado à reciclagem e sustentabilidade ambiental ou então garantir espaço para exposição na feira poderá entrar em contato pelo site é www.montebelloeventos.com.br e-mail: montebello@montebelloeventos.com.br ou através do telefone (41) 3203-1189.

Recicle seus conceitos, pratique o desenvolvimento sustentável e amplie seus negócios.

“Associe a marca de sua empresa a um evento que gera negócios, sustentabilidade, inclusão e multiplicação da consciência ambiental.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário