----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Curitiba leva prêmio e é eleita cidade mais sustentável do mundo

Curitiba foi eleita em março o prêmio Globe Award Sustainable City, que elege a cada ano a cidade mais sustentável do mundo. O prêmio é organizado pelo Globe Forum, da Suécia. A eleição de Curitiba foi unanimidade entre os jurados.

O objetivo do prêmio é destacar cidades com excelência em desenvolvimento urbano sustentável e torná-las exemplos positivos para outras cidades. Além de Curitiba, as finalistas eram Sydney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Murcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; Stargard Szczecinski, na Polônia. Este é o segundo prêmio mundial vencido por Curitiba neste ano. Em janeiro, a cidade ganhou o Sustainable Transport Award, em Washington, pela implantação da Linha Verde.

O júri avaliou itens como preservação de recursos naturais; bem-estar e relação social nas cidades; inteligência e inovação nos projetos e programas; cultura e lazer; transporte; confiança no setor público e gerenciamento financeiro e patrimonial. O carro-chefe do case apresentado por Curitiba ao comitê foi o programa Biocidade, que integra a questão ambiental a todas as ações do Município. Segundo o secretário do Meio Ambiente de Curitiba, José Antônio Andreguetto, “o Biocidade é um modelo de desenvolvimento local em que o cidadão leva o conceito de sustentabilidade para dentro de casa”, analisou.

Para o secretário, a cidade foi capaz de receber o prêmio por uma série de iniciativas e também algumas estratégicas. “Um aspecto foi a apresentação do projeto com links da cidade no serviço de mapas na internet do Google, o Google Earth . Dessa forma, os jurados puderam ler o case de Curitiba e ainda visualizar a cidade, que possui 18% de área verde. Esse valor é quase igual a reserva legal, que é uma exigência das propriedade rurais”, explicou. Outros projetos decisivos para tornar Curitiba a cidade mais sustentável do mundo foram também aqueles ligados às políticas públicas para incentivar a conservação de áreas verdes, “como os parques, as transferências de áreas e a redução de IPTU para as áreas verdes e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipais (RPPNM)”, afirmou Andreguetto . Ele ainda citou os planos de habitação através da Cohab e os cursos para profissionais da área de jardinagem, que são capazes de gerar conhecimento e renda.

Em nota oficial, o comitê de jurados afirmou: "Curitiba demonstrou grande profundidade no nível de entendimento da essência para o desenvolvimento sustentável de uma cidade, nas políticas públicas e na implementação das ações. Particularmente, a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade é bem delineada e gerenciada numa clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural, econômica e social."

Além da premiação, Curitiba terá participação especial na Conferência Mundial de Sustentabilidade Globe Forum, que acontecerá em Estocolmo, nos dias 28 e 29 de abril. Curitiba terá um palestrante na sessão Inovação em Cidade Sustentável e um espaço para exibição de seus programas no salão de exposições da Conferência. A cidade também ganha dois anos como membro especial do Globe Forum, em 2010 e 2011, e destaque nas Conferências que acontecerão em Dublin, em novembro de 2010, e em Gdansk, em 2011.


Na foto ao lado, José Antônio Andreguetto - Secretário Municipal de Meio Ambiente (à direita) e o Diretor Executivo da Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL, Pedro Salanek Filho, na semana da premiação da cidade de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário