----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 17 de abril de 2010

Mercado de carbono cresce e deve aumentar demanda interna no Brasil

Mercado de carbono cresce e deve aumentar demanda interna no Brasil

Especialista da Brookfield Energia Renovável, Julien Dias, ministra palestra nesta segunda-feira, sobre o mercado de carbono no País

O mercado mundial de projetos associados a créditos de carbono deve alcançar US$ 170 bilhões em 2010. Terceiro colocado neste cenário o Brasil retém 10% das transações e se coloca, principalmente, como exportador. Assim como a maioria dos países em desenvolvimento, o País comercializa os créditos de carbono gerados por projetos que envolvem Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) com fábricas ou termelétricas da Europa, por exemplo. Nesta troca, as indústrias conseguem atingir suas metas e o País se beneficia de uma fonte de renda, que nasceu da preocupação com o meio ambiente. Para se ter uma idéia, a renda anual brasileira com exportações de certificados de emissões somam US$ 476,5 milhões por ano.

Mas o cenário deve mudar nos próximos anos. Segundo o especialista da Brookfield Energia Renovável, Julien Dias, que trabalha com crédito de carbono desde 2003, a demanda interna deste mercado vai aumentar significativamente nos próximos anos. Segundo a lei 12.187/2009, assinada em dezembro pelo presidente Lula, a meta brasileira de redução das emissões de CO2 entre 36,1% para 38,9% até 2020. “Muitas organizações terão que apagar sua pegada de carbono e devem procurar empresas especializadas não apenas em vender os créditos, mas em mensurar e estabelecer inventários, para definir metas e ações”.

Na mesma linha, a demanda por profissionais capacitados também aumentará. Segundo Julien, a carência por “colarinhos verdes” é mundial. E no Brasil a palavra de ordem é antecipação. “A prática ainda não está na agenda do empresariado de forma sólida, mas já é lei e deve sofrer duras fiscalizações nos próximos anos. Temos que nos antecipar”.

Julien Dias estará em Curitiba na próxima segunda-feira (19/04), quando ministra a palestra “Mudanças no clima - Qual a sua estratégia de negócio?”. O evento será às 19h na sede do ISAE/FGV.


Convite à imprensa

Palestra - “Mudanças no clima - Qual a sua estratégia de negócio?”

Palestrante – Julien Dias é graduado em Administração de Empresas; MBA em Finanças pelo IBMEC/SP e Pós-graduado em Finanças pela University of London. Está no mercado financeiro há mais de 10 anos, atuando em Project Finance, Corporate Finance e Operação Estruturada. Trabalhou em diversas empresas multinacionais e bancos, como por exemplo, Santander, Orbitall (Citigroup), Saint-Gobain entre outras e, atualmente, na Brookfield Energia Renovável. Desde 2003, trabalha com Crédito de Carbono e foi responsável por 5 dos 105 projetos Brasileiros de Crédito de Carbono registrados na ONU. Participou da COP-15 em Copenhague como parte da delegação oficial do Brasil.

Data: 19/04/2010
Hora: 19h
Local: ISAE/FGV – Avenida Visconde de Guarapuava, 2943, Centro.

Inscrições gratuitas pelo e-mail: eventos@isaebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário