----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Projeto do paraná recebe Prêmio ECOMUDANÇA 2009

O Instituto de Pesquisa e Conservação da Natureza Idéia Ambiental, por meio de seu departamento de Mudanças Climáticas foi vencedor do prêmio ECOMUDANÇA 2009, promovido pelo Banco Itaú, com seu projeto Ecoheater - substituição de combustíveis fósseis por pellets de resíduos vegetais na indústria.

O projeto resulta de uma parceria firmada entre a empresa Ecoheater, desenvolvedora da tecnologia (queimadores de biomassa adaptados à realidade industrial brasileira) e o Idéia Ambiental, o qual avaliou o potencial de geração de créditos de carbono e redução da emissão de Gases de Efeito Estufa em empresas que necessitam de energia térmica em seu processo industrial.

Trata-se de um arranjo inédito no Brasil para esse tipo de iniciativa, uma vez que, além do fornecimento de tecnologia, garante também o fornecimento de matéria-prima (pellets de biomassa) e, potencialmente, os benefícios da redução de emissões (créditos de carbono, marketing ambiental, redução de custos, entre outros).
Esse projeto foi destaque na edição 16 (jan/fev-2010) da Revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL. Veja a materia completa na revista digital ao lado - páginas 34 e 35

Maiores informações poderão ser obtidas com o Departamento de Mudanças Climáticas do Instituto, por meio de seus diretores, Sr. Rodrigo de Almeida e Sr. Marcelo Schmid.

Contato: Idéia Ambiental – Instituto de Pesquisa e Conservação da Natureza
Euclides Bandeira, 1635 - Centro Cívico - Curitiba/PR
http://www.ideiaambiental.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário