----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 23 de abril de 2010

RANKING BENCHMARKING, 08 ANOS SELECIONANDO AS MELHORES PRÁTICAS PRÓ-SUSTENTABILIDADE

Já passaram pelo crivo do Programa Benchmarking e hoje integram o maior Banco de Boas Práticas Pró-Sustentabilidade de livre acesso do país, mais de 100 instituições brasileiras. São empresas e gestores Benchmarking, reconhecidos como detentores das melhores práticas de sustentabilidade, e por isto, exemplos a seguir.

O Programa Benchmarking desde 2003 adota os princípios Benchmarking para selecionar e rankear as melhores práticas. Neste período contou com mais de 80 especialistas de diversos países na comissão técnica que avaliam os cases inscritos. É um programa independente que adota o conhecimento aplicado para desenvolver, difundir e incentivar a adoção das boas práticas nas organizações. Para total independência e credibilidade do processo, não tem patrocínio, e adota regulamento e metodologia próprios para garantir precisão técnica no resultado final.

Hoje, o Banco de Práticas Pró-Sustentabilidade do Programa Benchmarking conta com 171 práticas organizadas em 10 temáticas gerenciais: Resíduos, Energia, Gases e Poluentes, Recursos Hídricos e Efluentes, Educação, Informação e Comunicação Ambiental, Ferramentas e Políticas de Gestão. Manejo e Reflorestamento, Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos, Proteção e Conservação e Arranjos Produtivos.

SUSTENTABILIDADE, COMPARTILHAR PARA CRESCER

Com esta meta, além do Banco de Boas Práticas, este rico acervo alimenta publicações e eventos técnicos. Desde o inicio, os cases Benchmarking fazem parte da grade dos encontros técnicos GMGA (Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental), e a partir de 2008, estão presente no Benchmarking Internacional da FIBoPS – Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais que já promove o intercâmbio dos cases brasileiros com cases de outros. Já tivemos o intercâmbio do Brasil com outros 12 países nas edições 2008 e 2009.

O acervo Benchmarking é também compartilhado em diversas publicações. Em 2007, foi lançado o Livro BenchMais, as 85 melhores práticas da gestão socioambiental do Brasil (*), correspondente as quatro primeiras edições do Programa; em 2008 foram lançados o Guia das Boas Práticas com periodicidade anual, e a Revista Benchmarking com periodicidade quadrimestral. Em 2009, foi lançado o Boletim MAIS SUSTENTÁVEL com periodicidade bimestral.

Mais de 60 mil profissionais, especialistas e lideranças já tiveram contato com as praticas selecionadas pelo Programa



RECONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

A metodologia de seleção e definição do Ranking Benchmarking determina que a comissão técnica seja multidisciplinar e representante de segmentos significativos e respeitados, renovados anualmente.

Dentro deste contexto, os mais atualizados especialistas ligados a reconhecidas instituições integram a comissão que avalia o case inscrito sem ter acesso ao nome da empresa para assegurar total imparcialidade e credibilidade. Já integraram a comissão técnica do Programa Benchmarking mais de 80 especialistas de diversos países e continentes.

A comissão técnica 2010 congrega participações de especialistas de 06 países: Brasil, USA, Escócia, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Veja abaixo depoimento de alguns de seus integrantes:

"O importante trabalho do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro ajuda empresas a encontrar seu caminho certo em um futuro sustentável. Aqui você pode encontrar as melhores práticas em termo de responsabilidade socioambiental que podem inspirar as mudanças na sua organização. O bom exemplo da sua empresa pode inspirar outros”, segundo Heiko Spitzeck, Professor da Universidade de Cranfield Doughty do Centro de Responsabilidade Corporativa, Reino Unido.

Já para Michel H. Magnocavallo, Diretor Executivo do Escritório de Projetos Mercosul em Frankfurt: "Acredito que a sustentabilidade está cada vez mais passando a ser compreendida como um fator com influência direta no resultado econômico de uma empresa. Ao mesmo tempo em que agradeço imensa e honradamente o convite para integrar esta comissão, aproveito a oportunidade para parabenizar o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro pelo pioneirismo em proporcionar ao empresariado esta ferramenta ímpar de acesso às melhores práticas de gestão socioambiental."

Para integrar o Ranking Benchmarking 2010 e ser reconhecido como uma instituição adotante e promotora das boas práticas pró-sustentabilidade é necessário inscrição até 30/05/2010.

Informações, regulamento e inscrições no site www.benchmarkingbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário