A Schneider Electric, especialista global na gestão de energia, foi uma das vencedoras do Prêmio ECO 2012, promovido pela Amcham, na categoria “Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade” entre empresas de grande porte. A visão da Schneider Electric em fazer mais utilizando menos recursos do planeta foi fundamental para garantir essa importante premiação à companhia.
A empresa comercializa produtos e soluções capazes de reduzir o custo da energia e promover hábitos de consumo e produção mais conscientes, ao mesmo tempo auxiliando no acesso à energia para 1,3 bilhões de pessoas que ainda não têm eletricidade, saneamento e água tratada.
O discurso sustentável é colocado em prática em todas as plantas da Schneider Electric no Brasil, que têm seu consumo continuamente monitorado, além de um mapeamento geral do uso dos recursos. Um sistema de Web Energy mensura, em tempo real, características como consumo, parâmetros de demanda e normalização de energia. Por meio de medidas como esta, a companhia estima, até 2014, reduzir em 8% seu gasto de energia elétrica, em 10% o índice de emissão de dióxido de carbono (CO2) proveniente dos transportes, e ter até 75% do faturamento proveniente de venda de produtos sustentáveis.
Na promoção do acesso à energia sustentável, outro projeto implantado pela companhia é o VillaSmart, desenvolvido em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Governo do Amazonas, Eletrobrás, Conin e Senai-AM, que leva energia elétrica por 24 horas diária, por meio de energia solar, para as populações ribeirinhas localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no Amazonas. A solução não depende de licenciamento ambiental e reduz a queima de combustíveis fósseis. Tal projeto faz parte do BipBop (Business, Innovation and People at the Base Of Pyramid), programa mundial de acesso à energia da Schneider Electric, dedicado a atuar em negócios, inovação e pessoas.
“Receber o Prêmio ECO como reconhecimento de nossos esforços sustentáveis, é a prova de que conseguimos colocar em prática a filosofia que pregamos”, afirma Tânia Cosentino, Presidente da Schneider Electric Brasil.
Para reduzir os impactos causados pelas emissões na logística, a empresa substituiu os paletes de madeira por um modelo de papelão que dispensa o uso de defensivos no processo de criação das árvores, oferecendo maior possibilidade de reciclagem.
Outra ação consolidada é o Programa de Eficiência Energética no Canal Distribuidor, projeto que visa ampliar a eficiência energética para a rede de distribuição, ajudando o cliente a obter resultado rápido na redução do custo da energia. A estimativa é que o custo operacional de quem aplica tais medidas caia por volta de 30%. A empresa atua ainda no fornecimento de soluções para modernização da rede elétrica (Smart Grid) e integração dos sistemas urbanos primando a eficiência (Smart Cities).
A cerimônia de entrega da premiação será no dia 11 de dezembro, no Business Center da Amcham, em São Paulo.
Mais informações em www.schneider-electric.com
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