----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Novelis já recicla 93% dos resíduos de sua fábrica de Pindamonhangaba

Relatório de Sustentabilidade da empresa aponta os avanços na reciclagem de alumínio

A sustentabilidade faz parte da estratégia de crescimento da Novelis em todo o mundo e na fábrica de Pindamonhangaba (SP) a empresa já recicla 93% dos resíduos, os 7% não reciclados correspondem a lixo orgânico e poeira. Também houve redução de 2% no consumo de energia elétrica na operação da unidade do interior de São Paulo, obtido no ano fiscal de 2012.

A base do trabalho que vem sendo realizado pela empresa pode ser comprovada pelos números do Relatório de Sustentabilidade que a Novelis divulgou em todo mundo neste semestre. Entre os destaques está o crescimento de 42,5% sobre o volume de latas recicladas em 2011, que representou 57 bilhões de unidades recicladas neste ano. Atualmente o metal reciclado corresponde a 39% de toda a matéria-prima utilizada pela Novelis no mundo todo, um aumento de 6% diante dos 33% registrados no ano anterior.

A utilização de alumínio reciclado comparado à produção de alumínio primário requer 95% menos de energia e resulta em redução de 95% de emissão de gases do efeito estufa. Buscar tecnologias e equipamentos que reduzam as emissões atmosféricas e criar mecanismos que ampliem a reciclagem de resíduos são alguns exemplos da política de sustentabilidade da Novelis.

Entre as metas mundiais da Novelis até 2020, podemos destacar:

- Reduzir o consumo de energia em 39%;
- Diminuir o consumo de água em 25%;
- Reduzir em 50% os gases do efeito estufa;
- Zerar os resíduos de seus aterros sanitários

Destaques do relatório de sustentabilidade:

- A Novelis é líder global em produção de laminados de alumínio, responsável por aproximadamente 17% do total de produtos de laminados de alumínio produzidos no mundo.

- A empresa estima que a taxa global de reciclagem de alumínio é de cerca de 70%. No entanto, a vida longa de muitos produtos que utilizam o metal - como carros ou edifícios - pode ser de até 50 anos antes de voltar para o fluxo de reciclagem.

- Entre 2011 e 2016, a demanda global para laminados de alumínio deverá crescer 34%, refletindo o crescimento em alguns setores chaves do mercado, como a indústria automobilística.  Atualmente a utilização deste metal em automóveis corresponde a uma quota de 2 a 3% do mercado mundial e a expectativa é de que até 2016, a demanda para este setor aumente em 25%.

- As metas são audaciosas e para que sejam alcançadas estão sendo realizados investimentos totais de aproximadamente US$ 1,4 bilhão em expansão operacional e aumento da capacidade de reciclagem.

- Criação do Conselho de Sustentabilidade, composto por especialistas da área. O objetivo do Conselho é tornar-se um canal regular, para que a Novelis obtenha expertise, orientações e análises críticas sobre esforços, relatórios e metas de sustentabilidade da empresa.

Reciclagem de alumínio no Brasil

Atualmente a maior parte do alumínio reciclado no Brasil vem das latinhas de bebida (98,3% voltam à indústria). O setor se articula para que outros produtos, como equipamentos eletrônicos, carros e resíduos da construção civil, também entrem na cadeia de reciclagem e ajudem a aumentar a produção.

"A latinha é a vedete do setor. Mas podemos buscar mais fontes de suprimento, como os componentes de carro, por exemplo. No Brasil um automóvel padrão possui apenas 45 kg de alumínio, enquanto no exterior, a quantidade é três vezes maior.", afirma Carlos Roberto de Morais, diretor  de Reciclagem da Novelis.

Embalagens como tampas de iogurte e cartelas de remédios, que contêm alumínio em sua composição, também podem entrar no processo de reciclagem. O grande desafio é ter a tecnologia para separar esses materiais e a Novelis está trabalhando para garantir a reciclagem destas fontes. Somente no Brasil, a empresa está investindo US$ 32 milhões para ampliar a capacidade de reciclagem de alumínio em sua fábrica localizada em Pindamonhangaba para 390 mil toneladas ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário