----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mercado de veículos elétricos ganha importância nos grandes centros urbanos

No Brasil empresa que trouxe skate, scooter e bicicleta elétricos mostra crescimento de 70% nas vendas.

Mobilidade urbana, sustentabilidade e engajamento social. São esses motivos que levam cada vez mais centenas de pessoas a deixarem seus carros na garagem e adotarem alternativas de locomoção que tornem suas vidas mais sustentáveis e menos estressantes nos centros urbanos. Isso pode ser analisado no aumento expressivo das vendas de veículos elétricos no mundo e também no Brasil.

Enquanto os carros elétricos não são uma realidade aqui no país, enquanto a Europa dá exemplo e já planeja a dedução fiscal ou subsídios para quem comprar um carro elétrico, o Brasil surpreende pelo aumento na procura de alternativas sustentáveis. Em um país onde o transporte coletivo está longe de ser exemplar, skates, scooters e bicicletas elétricos têm sido a solução para aqueles que buscam fugir do trânsito e procuram cumprir seu papel como cidadãos.

Segundo Tairone Passos, diretor da TwoDogs empresa especializada em veículos elétricos e sustentáveis, a previsão é de que as vendas cresçam cerca de 30% em 2013. “É um mercado em amplo crescimento. Pudemos percebemos ao longo desses anos trabalhando primeiro com o skate elétrico, depois com a scooter e agora com as bikes elétricas, que a demanda por veículos elétricos cresce de forma paralela ao de veículos como carros e motos. Isso acontece, pois os elétricos são usados para distâncias mais curtas e para atividades rotineiras”.

Ainda de acordo com dados da empresa, o crescimento geral de vendas de 2011 para 2012 foi de 70%, com destaque para as scooters elétricas (patinetes elétricos, não as motonetas), que cresceram em 188% as vendas. Para 2013 o empresário acredita que as vendas em números alcancem 1500 skates elétricos, 2.200 scooters elétricas e 500 bicicletas elétricas, que foi o último produto trazido pela empresa, no final de 2012, ainda em fase de consolidação. “Se observarmos países onde as bicicletas já são consolidadas, como a Holanda, há a expectativa do aumento de vendas de bikes elétricas em 22%, principalmente com foco em pessoas com mais de 50 anos. A tecnologia e diminuição de peso das baterias têm ajudado muito para isso. Cada produto que trazemos conquista diferentes e variados públicos”, reflete Tairone.

Apesar de ainda não haver estatísticas oficiais do setor, o diretor-presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Pietro Erber diz que o mercado está em pleno crescimento e que já devem ter cerca de 15 mil bicicletas elétricas já em circulação no país. “Se formos pensar que os veículos elétricos não se resumem às bicicletas e que ainda temos as scooters, por exemplo, há muito mercado a ser explorado”, comenta. Erber ainda reitera o aumento do interesse da população que não está apenas nos grandes centros, “há interesse da população não só nas maiores cidades, mas acredito que nas cidades do interior esses veículos são ainda mais adequados, pela falta de transporte público e trânsito menos violento”, completa Erber.

SKATE ELÉTRICO - Trazido em 2008 para o Brasil, o skate elétrico já se consolidou em todo o Brasil e agrada desde os jovens até os papais que têm saudades dos tempos de esportes radicais.  Feito com a estrutura básica igual aos skates tradicionais, o skate elétrico funciona com a tecnologia wireless, que controla a aceleração e o freio. Para a segurança das crianças ainda há uma trava interna no controle que permite controlar a velocidade máxima que o skate pode chegar.

A bateria dele dura aproximadamente uma hora e meia, e chega a percorrer 15 km com a carga completa. Além da parte do lazer, como sua velocidade chega a 40 Km/h, o skate ainda tem a possibilidade de ser adotado como um meio de locomoção prático, econômico e ecológico, já que para “abastecer”, basta ser ligado na tomada. Ele possui agora três versões: a street, ideal para terrenos planos; a off road, que encara qualquer desafio; e agora o recém lançado MEGA ROAD, que possui características dos dois modelos anteriores, capaz de andar tanto no asfalto quando na terra. A vantagem do Mega Road é que possui tamanho, peso e valor reduzidos e tem agradado muito o público que procura uma utilização ALL ROAD.

SCOOTER ELÉTRICA - Depois do grande sucesso do skate, a Two Dogs trouxe em 2011 a scooter elétrica para o País.  Apesar do pouco tempo no mercado, a scooter já conquistou diversos adeptos que procuram um meio de transporte alternativo, já que ela não polui, é feita de material reciclável, com pneus de alta durabilidade e movido à bateria.

Assim como o skate, a scooter elétrica é um produto importado da China, é movida à bateria e com a carga cheia chega a andar por duas horas. Ela funciona com botão de liga/desliga e uma chave, que dá a partida. Sua velocidade, controlada pelo guidão (semelhante à de uma moto) pode atingir até 40 km/h. O motorista ainda pode escolher como quer pilotar: de pé ou sentado. A scooter pode ser encontrada em quatro cores: preta, azul, vermelha e branca e é de fácil manuseio. Por ser dobrável cabe no porta-malas do carro e pode ser levada no elevador de um prédio, por exemplo.

BIKES ELÉTRICAS - Atualmente existem no Brasil vários modelos, porém a TwoDogs traz para 2013 dois modelos de bicicletas elétricas com características inovadoras, com motor de tecnologia "brushless" de 300Watts de potência. A primeira é um modelo feminino equipado com bagageiro na parte traseira da bicicleta, uma cestinha frontal e visual mais delicado para agradar as garotas. A segunda é mais masculina, livre de bagageiros, equipado com cambio de seis marchas e visual mais esportivo. Ambos os modelos possuem bateria elétrica removível para aqueles que buscam comodidade na recarga, autonomia de aproximadamente 2 horas e ainda, o sistema "pedal assist" em que a bike pode ser acelerada com o movimento dos pedais, reduzindo a força necessária para locomoção bem como a aceleração manual como as motos. O preço também é uma novidade, a previsão é que custe menos de R$2.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário