----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MABU THERMAS & RESORT RECEBE CERTIFICAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE

O resort é o primeiro do país a receber a certificação na norma NBR 15401

Oferecer conforto, sofisticação e atendimento de qualidade aos hóspedes com um modelo de gestão focado na sustentabilidade é a proposta da Rede Mabu Hotéis & Resorts, empresa paranaense com 39 anos de atuação no mercado. Os investimentos orientados para a gestão sustentável no Mabu Thermas & Resort, localizado em Foz do Iguaçu, levaram o hotel a ser o primeiro do Brasil certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na norma NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural.

A NBR 15401 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Turismo, pela Comissão de Estudo de Turismo Sustentável. O objetivo consiste em controlar os impactos ambientais no meio natural e também buscar os resultados que irão propiciar ao empreendimento. A certificação conquistada pelo Mabu Thermas & Resort comprova que o hotel está em conformidade com as questões sustentáveis, ou seja, que atua de forma a minimizar os impactos resultantes da sua atividade econômica.

Para o diretor executivo da Rede Mabu Hotéis & Resorts, Wellington Estruquel, a certificação concretiza e demonstra que a empresa se preocupa na prática com o meio ambiente e busca ações que possam contribuir para a preservação. Segundo o executivo, o Mabu possui como política de gestão o comprometimento com os princípios do turismo sustentável. “Visamos à melhoria dos resultados, aperfeiçoando continuamente os processos e serviços e respeitando o ecossistema natural. Desta forma, conseguimos atender as expectativas de clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, além da comunidade”, explica Estruquel.

Para certificar o Mabu Thermas & Resort, foram avaliados alguns aspectos, entre eles, o controle dos impactos ambientais gerados; o planejamento com a definição de políticas, objetivos e metas; o cumprimento à legislação aplicável; as práticas para a economia de energia e gestão; uso da água; as práticas para preservação das áreas naturais, da flora e da fauna; a valorização da cultura local e da comunidade e as práticas de medição da satisfação do cliente e de gerenciamento dos riscos relacionados à saúde e à segurança dos colaboradores e clientes, entre outras características.

Além de ser uma norma abrangente nas dimensões avaliadas, a obtenção desta certificação acrescenta ao Mabu Thermas & Resort mais um diferencial, por ser o primeiro hotel/resort atuando em conformidade com a NBR 15401 no país. “Atingimos uma meta muito importante devido ao pioneirismo da certificação e à complexidade de implantar o projeto em um hotel deste porte”, destaca Estruquel. Para manter a certificação, de acordo com o executivo, é necessário treinar continuamente os colaboradores. “Para um sistema de gestão ser eficaz é fundamental que as pessoas sejam competentes nas suas funções. Isto é obtido por meio da identificação das necessidades e realização de treinamentos, que podem ser teóricos, práticos e feitos nas instalações do hotel ou em outras organizações”, afirma.

Ainda, de acordo com o diretor executivo, este é apenas o inicio de muitos processos que visam garantir a gestão sustentável. “Além de gerenciar sua operação para minimizar os impactos resultantes da atividade hoteleira, os hotéis podem atuar como multiplicadores de boas práticas, uma vez que recebem milhares de pessoas que podem contribuir com uma sociedade mais sustentável”, completa. A certificação possui validade de três anos, sempre renováveis por igual período, sendo que durante este tempo ocorrem auditorias anuais de manutenção.

As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas diariamente pelo blog (blog.hoteismabu.com.br), pelo Twitter (twitter.com/hoteismabu) e pelo Facebook (www.facebook.com/hoteismabu).
 
Serviço
Mabu Thermas & Resort
Endereço: Rodovia das Cataratas, Km 3,2 – Foz do Iguaçu (PR)
Telefone: 45 3521 2000
Reservas: 0800 41 7040 / 4002 6040
E-mail: reservas@hoteismabu.com.br
Site: www.hoteismabu.com.br
Blog: blog.hoteismabu.com.br
Twitter:twitter.com/hoteismabu
Facebook:
www.facebook.com/hoteismabu

Nenhum comentário:

Postar um comentário