----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nova edição - Inovação e Sustentabilidade

A nova edição da revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL já está pronta...
Acesse aqui o editorial e saiba também os demais conteúdos que fazem parte dessa edição


EDITORIAL
Precisamos inovar e não apenas renovar

Desde os meus tempos de faculdade ouço falar que precisamos inovar constantemente. Buscar novos desafios, quebrar paradigmas, substituir modelos obsoletos, enfim, criar novas alternativas quando não conseguimos mais progredir nos formatos antigos. Esse discurso direciona a inovação para o momento exato em que já esgotamos todas as alternativas e recursos que podíamos.
A palavra inovação também ilustra os discursos de muitos consultores e profissionais que justificam seus resultados porque inovaram, ou pelo menos porque acham que inovaram. Um dos pontos que merece reflexão é se realmente inovamos ou apenas renovamos. Inovar é criar mudanças profundas e provocar atitudes/comportamentos diferentes, já renovar é apenas mudar a roupagem e manter o conteúdo.
Como o termo inovação sempre acompanha os gestores, nesse momento em que a estratégias são voltadas a sustentabilidade empresarial, isso fica ainda mais evidente. A inovação passa a caminhar de mãos dadas com a sustentabilidade dos negócios. Não criaremos soluções sustentáveis se não mudarmos os modelos de produção e de consumo. Uma inovação na indústria automobilística, por exemplo, terá que ir mais além do que mudar o tipo de combustível. Veículos movidos a energia elétrica é apenas um pequeno passo do que teremos (e seremos obrigados a ter) no futuro. Esse novo veículo terá que interagir com outras causas ambientais como, por exemplo, a mobilidade urbana. Veículos movidos a energia elétrica e nos tamanhos atuais não serão sustentáveis. Como diz o consultor Cleuton Carrijo em suas palestras, inovar é criar algo novo, inusitado e surpreendente. É mudar a direção do pensar, do viver e do ser.
Achei muito interessante também um comentário feito pela superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Linda Murasaka, do Banco Santander em uma palestra na Bienal de Design. Ela explorou aquele famoso ditado de que não devemos “dar o peixe e sim ensinar a pescar”. Mas ela evoluiu da seguinte forma: “Dar o peixe é filantropia; ensinar a pescar é responsabilidade social; inovação é ensinar a pescar, se preocupar com a qualidade da água, com o ecossistema e trabalhar continuamente para que nunca falte peixe naquele local”. Esse pensamento nos faz ampliar a visão e perceber que a inovação é trabalhar em questões bem mais profundas. E atuar na mudança de conceito, colocar em prática novas ideias em conjunto com os fatores socioambientais são temas que você leitor encontrará nessa edição.
Boa Leitura! Pedro Salanek Filho - Editor

Veja o que mais você encontra nessa edição:

MATÉRIAS
- Entrevistado: Victor Barbosa (Presidente do CPCE)
- Matéria de Capa: Tempo de Rever Conceitos e Inovar
- Visão Sustentável: Jogos de Negócios Sustentáveis - A dinâmica do tabuleiro
- Responsabilidade Social: Sericultura gera cooperação e desenvolvimento sustentável no Paraná
- Rersponsabilidade Ambiental: Ecogaragem - Empresa de transporte coletivo reinventa com a sustentabilidade
- Desenvolvimento Local: História e sustentabilidade no interior do Paraná

ARTIGOS
Ivan Dutra: Política Nacional de Mudança do Clima - Uma no cravo e outra na ferradura
Jerônimo Mendes: Mais ação e menos discurso Brasil!
Ney Algusto Vieira: Do limão à limonada
Rosimery Fátima de Oliveira: Achei um ninho de passarinho reciclado



A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro "ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável" do consultor Evandro Razzoto. ASSINE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário