----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ESCRITÓRIO VERDE COMEÇA A SER CONSTRUÍDO NA UTFPR

Projeto inédito no estado do Paraná, concebido pelo Prof. Dr. Eloy Casagrande Jr., da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) promete revolucionar a construção civil.

O Escritório Verde começará a ser construído a partir da primeira semana de fevereiro, quando suas paredes já prontas serão transportadas da fábrica para o local da obra na Av. Silva Jardim, entre a Rua Des. Westephalen e a Av. Mal. Floriano Peixoto, demonstrando que uma edificação pode ser planejada e construída em um curto espaço de tempo. As paredes levaram duas semanas para serem montadas e a estrutura levará uma semana para ser erguida. Depois seguem a instalação hidráulica e elétrica e os acabamentos. A meta é finalizar todo o projeto em apenas dois meses, certificando a obra através do processo de certificação de construção sustentável AQUA (Alta Qualidade Ambiental), conduzida pela Fundação Vanzolini, da USP de São Paulo. Será a primeira edificação a ser certificado no estado do Paraná neste processo.

O Escritório Verde será responsável pela implantação dos programas ambientais da UTFPR e funcionará em uma edificação modelo de um escritório comercial sustentável de cerca de 150 m2 usando a tecnologia de construção a seco (wood-frame, em inglês), um "sanduiche" de painéis de madeira OSB em estrutura de pinus tratado e com manta para isolamento térmico em PET reciclado e manta para conforto acústico de pneus reciclados. O projeto somente foi possível por meio de parcerias com cerca de 40 empresas fornecedoras de produtos, materiais e tecnologias que se enquadram nos princípios da construção sustentável, isto é, que não agridem o meio ambiente, proporcionam economia de energia e água e melhor qualidade de vida aos seus usuários.

Aliado ao sistema construtivo mais rápido e resíduo praticamente zero, a edificação segue os critérios da acessibilidade universal e terá duas áreas com telhado verde, isto é, usando plantas no telhado. Cerca de 50% da sua energia será fornecida por painéis fotovoltaicos usando o sol como fonte e que também alimentará um carro elétrico. Também se utilizará da energia térmica usando painéis solares para aquecer a água, sistema de coleta e uso da água da chuva para os vasos sanitários e limpeza, controle da qualidade do ar através de resfriamento evaporativo e desumidificação, janelas em esquadrias de madeira com vidros duplos especias, iluminação natural e uso de lâmpadas LED, base do piso elevado em plástico reciclado com acabamento em madeira certificada, forro de placas cimentícias de madeira mineralizada, uso de madeira plástica nos decks externos e revestimentos internos com painéis de bambu e móveis ecológicos.

O Escritório Verde também será a sede do "Centro Regional de Integração Expertise de Educação para o Desenvolvimento Sustentável - CRIE Curitiba", um centro aprovado pela UNU - Universidade das Nações Unidas, da ONU, que compõe um rede de mais de 80 centros no mundo e que visam promover a educação para a sustentabilidade. Com agendamento, poderá ser visitado por público interessado em conhecer as tecnologias empregadas e suas vantagens. Já para executar projetos, abrigará a primeira empresa junior interdisciplinar da UTFPR, onde estudantes de diversos cursos formarão uma equipe capaz de atender demandas externas de projetos sócio-ambientais.

Na área da pesquisa sobre a edificação, grande parte dos estudos previstos envolvem alunos de mestrado e doutorado e abordam a quantificação do estoque de carbono que este tipo de construção proporciona, eficiência energética, eficiência térmico-acústica, economia no uso da água, comportamento dos materiais ecológicos, entre outros. Também se irá analisar a curva de rendimento da construção aliada a sustentabilidade, demonstrando a economia de uso da edificação durante seu tempo de vida útil.



Maiores informações com:
Prof. Dr. Eloy Casagrande Jr.
http://www.escritorioverdeonline.com.br/

Um comentário:

  1. Tomo a liberdade neste e-mail de apresentar o PROGRAMA BITUCA ZERO, de gestão do resíduo do cigarro.

    Com promulgação da Lei 16.239, proibindo o uso do cigarro em ambientes fechados, os usuários do tabaco passaram a exercer seu direito em ambientes abertos e públicos.
    Sem a implantação de coletores específicos, e a consequenta destinação correta, nossas áreas públicas transformaram-se em cinzeiros. Ruas, praças, praias, parques, avenidas e nossos rios, recebem diáriamente toneladas de bitucas de cigarro.
    Em 2.011, nossa empresa Paranaense ECOCITY Soluções Ambientais, criou o PROGRAMA BITUCA ZERO, visando minimizar o dano causado pelo resíduo.
    Fomos escolhidos pelo ESCRITÓRIO VERDE/UTFPR a integrar o projeto de sustentabilidade ligado a UNESCO. Apenas 50 empresas de todo o Brasil fazem parte do E.V.. Somos uma delas e isso muito nos orgulha. A grande maioria das outras 49 escolhidas, são multinacionais ou grandes empresas nacionais.
    Apesar do cunho empresarial do PROGRAMA, nossa solução é uma ferramenta de gestão ambiental de baixo custo e de premissa necessária. A coleta da bituca do cigarro, não se viabilizaria por meio de um programa social, como fazem diversas ONG´s com relação ao alumínio, PET e outros resíduos.
    A bituca não tem valor comercial. Ela é pura e simplesmente um micro resíduo com uma geração diária de aproximadamente 5 toneladas dia apenas em Curitiba. Sua coleta não se viablilizaria por intermédio de associações de catadores, carrinheiros ou outras afins. Sem valor de mercado, não existe a disposição de carrega-la por quilometros a fim.
    Peço sua gentileza em conhecer em nosso site(LINK ABAIXO), nossas atividades, vídeo de apresentação e outras informações.
    Desde já me coloco a inteira disposição.


    Roberto Façanha
    ECOCITY Soluções Ambientais
    PROGRAMA BITUCA ZERO
    (41) 9255.6258

    www.ecocitybrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir