Desde setembro, as 80 duchas dos vestiários e torneiras da cozinha do Clube dos Funcionários da Robert Bosch, em Campinas, contam com água aquecida pelo sol. A previsão é que o sistema proporcione uma economia de R$ 20.500,00 ao ano, além de reduzir a emissão de 22 toneladas de CO2 na atmosfera.Para conseguir atender a demanda por água quente do clube, a divisão Termotecnologia da Bosch desenvolveu um projeto que contou com a instalação de 36 coletores solares de 2,37 m2 da Buderus (marca do grupo Bosch) e um sistema de apoio a gás, que será acionado apenas em períodos nublados.
"O n ovo projeto promoverá uma grande economia de energia e gás, já que antes o aquecimento da água era praticamente a gás", esclarece Ailton Silva, Engenheiro de Aplicação da Bosch e responsável pelo projeto. O sistema de aquecimento solar garante o fornecimento de até 5.400 litros de água quente por dia. "Cada coletor produz em média 210 kWh/mês, com 63% de eficiência energética, classificação A pelo Inmetro", ressalta.
Outra melhoria foi a instalação de misturadores automáticos nos vestiários, que deixam a água na temperatura adequada para o banho e evitam o desperdício, pois o usuário não precisa ficar regulando a vazão de água quente e fria até atingir a temperatura desejada.
Tecnologia diferenciada
Diferentemente dos equipamentos existentes no mercado, nos quais a água que segue para o consumo é a mesma que passa pelo tanque e pela placa solar (sistema aberto), a linha de aquecedores solares Bosch opera em um sistema fechado.
Isso si gnifica que a água de consumo não passa pelo coletor, ela é aquecida no próprio tanque (com trocador de calor interno ou externo) por meio de uma transferência de calor. Dessa forma, o sistema fica mais resistente a incrustações e à deterioração prematura, o que aumenta a qualidade da água de consumo e a durabilidade dos componentes do sistema.
Informações complementares
Os benefícios do aquecimento solar vão além da redução no consumo de energia elétrica, gás e do conforto durante o banho. De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), cada 1m2 de coletor instalado é possível evitar:
- inundação de 56 m2 de terras férteis para construção de hidroelétricas;
- diminuir o consumo de 55 kg de gás de cozinha por ano;
- O consumo de 66 litros de diesel por ano
- O uso de 215 quilos de lenha por ano.
- Evitar a construção de uso de usinas termo elétricas e de energia nuclear.
Sobre a Bosch TermotecnologiaA divisão Termotecnologia da Bosch no Brasil vem ampliando sua atuação no segmento de soluções em água quente desde 2007, quando deixou de focar apenas no negócio residencial de aquecedores a gás para abordar o mercado comercial e industrial de aquecimento de água. Desde então, a divisão de decidiu diversificar o portfólio de produtos em toda a América Latina, incluindo o México, passando a atuar com as linhas de aquecimento solar Buderus e, mais recentemente, no segmento de condicionadores de ar. A busca por soluções de baixo consumo de energia e alta eficiência são prioridades da divisão Termotecnologia, que tem como objetivo ser líder no campo de energias renováveis
Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário