----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bosch reduz emissões de 22 toneladas de CO2 com projeto de aquecimento solar

Desde setembro, as 80 duchas dos vestiários e torneiras da cozinha do Clube dos Funcionários da Robert Bosch, em Campinas, contam com água aquecida pelo sol. A previsão é que o sistema proporcione uma economia de R$ 20.500,00 ao ano, além de reduzir a emissão de 22 toneladas de CO2 na atmosfera.

Para conseguir atender a demanda por água quente do clube, a divisão Termotecnologia da Bosch desenvolveu um projeto que contou com a instalação de 36 coletores solares de 2,37 m2 da Buderus (marca do grupo Bosch) e um sistema de apoio a gás, que será acionado apenas em períodos nublados.

"O n ovo projeto promoverá uma grande economia de energia e gás, já que antes o aquecimento da água era praticamente a gás", esclarece Ailton Silva, Engenheiro de Aplicação da Bosch e responsável pelo projeto. O sistema de aquecimento solar garante o fornecimento de até 5.400 litros de água quente por dia. "Cada coletor produz em média 210 kWh/mês, com 63% de eficiência energética, classificação A pelo Inmetro", ressalta.

Outra melhoria foi a instalação de misturadores automáticos nos vestiários, que deixam a água na temperatura adequada para o banho e evitam o desperdício, pois o usuário não precisa ficar regulando a vazão de água quente e fria até atingir a temperatura desejada.

Tecnologia diferenciada
Diferentemente dos equipamentos existentes no mercado, nos quais a água que segue para o consumo é a mesma que passa pelo tanque e pela placa solar (sistema aberto), a linha de aquecedores solares Bosch opera em um sistema fechado.

Isso si gnifica que a água de consumo não passa pelo coletor, ela é aquecida no próprio tanque (com trocador de calor interno ou externo) por meio de uma transferência de calor. Dessa forma, o sistema fica mais resistente a incrustações e à deterioração prematura, o que aumenta a qualidade da água de consumo e a durabilidade dos componentes do sistema.

Informações complementares
Os benefícios do aquecimento solar vão além da redução no consumo de energia elétrica, gás e do conforto durante o banho. De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), cada 1m2 de coletor instalado é possível evitar:
- inundação de 56 m2 de terras férteis para construção de hidroelétricas;
- diminuir o consumo de 55 kg de gás de cozinha por ano;
- O consumo de 66 litros de diesel por ano
- O uso de 215 quilos de lenha por ano.
- Evitar a construção de uso de usinas termo elétricas e de energia nuclear.

Sobre a Bosch Termotecnologia
A divisão Termotecnologia da Bosch no Brasil vem ampliando sua atuação no segmento de soluções em água quente desde 2007, quando deixou de focar apenas no negócio residencial de aquecedores a gás para abordar o mercado comercial e industrial de aquecimento de água. Desde então, a divisão de decidiu diversificar o portfólio de produtos em toda a América Latina, incluindo o México, passando a atuar com as linhas de aquecimento solar Buderus e, mais recentemente, no segmento de condicionadores de ar. A busca por soluções de baixo consumo de energia e alta eficiência são prioridades da divisão Termotecnologia, que tem como objetivo ser líder no campo de energias renováveis

Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário