----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ferramenta online mostra postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo

No Estado de São Paulo, consumidores contam com uma ferramenta online para localizar os postos de coleta de resíduos eletrônicos. É o e-lixo: um site que usa a plataforma do Google Maps para ajudar o usuário encontrar pontos de coleta desses resíduos. Dessa forma, as sucatas são reaproveitadas ou encaminhadas para a reciclagem.

A criação é fruto de uma parceria entre o Instituto Sergio Motta e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Para localizar determinado ponto, basta digitar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de casa ou local de trabalho e o tipo de material a descartar. A ferramenta fornece o endereço completo e o número de telefone dos postos mais próximos do CEP indicado.

O banco de dados do projeto mantém o cadastramento contínuo de novos estabelecimentos de coleta de resíduos. Os interessados em cadastrar novos pontos, podem fazer o cadastro clicando aqui.

Esta é uma alternativa para ajudar o consumidor a descartar de forma correta os resíduos recicláveis. Como já é sabido, baterias, celulares, carregadores, pilhas, computadores, televisores, aparelhos e caixas de som, câmeras fotográficas, CD´s, DVD´s, impressoras, entre outros eletrônicos, não devem ser jogados no lixo comum. Esses materiais contêm componentes tóxicos, quando descartados incorretamente ou abandonados em lixões, contaminam o solo, a água e provocam danos à saúde.

Atualmente, segundo um relatório divulgado em janeiro de 2010 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) o mundo gera 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano e o Brasil ocupa o nada honroso primeiro lugar no ranking de descarte de computadores per capita, que chega a pouco mais de 0,5 kg por pessoa ao ano. O índice da China (que está em segundo lugar) é de 0,2 kg por pessoa ao ano.

Fonte: Plurale

Nenhum comentário:

Postar um comentário