----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

MICROGERAÇAO É ALTERNATIVA PARA REDUZIR O RISCO DE RACIONAMENTO E O CUSTO ENERGÉTICO NO PAÍS


Regulado desde 2012, o uso de aerogeradores em casas, universidades, fazendas e no comércio torna nossa energia mais limpa e reduz a sobrecarga sobre os sistemas de geração e distribuição

A estiagem recorde enfrentada pelo sudeste do Brasil, somada aos inconvenientes de aumentar a geração térmica, renova o debate sobre os rumos do setor energético nacional. Segundo especialistas da área, uma alternativa para reduzir o risco de apagões e o custo – econômico e ambiental – da produção de energia no país revela-se a microgeração e geração distribuída. Este modelo tem potencial para atrair investimentos de R$ 48,9 bilhões até 2030 e pode representar 8% da matriz energética brasileira, estima estudo da consultoria DNV Kema encomendado pelo Instituto Abrade de Energia.

O que pouca gente sabe é que gerar a própria energia não requer uma hidrelétrica inteira, por exemplo. Pode-se fazê-lo de casa, da escola, na universidade ou mesmo em uma fazenda. Os microgeradores eólicos (pequenas turbinas que usam a força dos ventos para gerar energia) já são uma realidade no exterior e começam a ganhar espaço no Brasil. De acordo com o diretor da Enersud, Luiz Cezar Pereira, a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para microgeração mostra-se um avanço importante para a popularização da geração residencial de energia:

"A regulamentação da Aneel, que permite a microgeração por consumidores domésticos, abriu oportunidades sem precedentes. O mercado brasileiro pode absorver algo em torno de mil turbinas eólicas de pequeno porte por ano”, projeta o engenheiro.  “Há ainda a configuração híbrida, com a associação de turbinas eólicas a placas solares”, acrescenta.

A Resolução da Aneel para a microgeração, anunciada em dezembro de 2012, determinou  as condições para se operar a microgeração de energia elétrica, conectada aos sistemas de distribuição do país. Quem decide gerar a própria energia (com placas solares ou aerogeradores) pode injetar na rede da distribuidora o excedente não consumido. Em contrapartida, a distribuidora oferece desconto na conta de luz proporcional ao injetado na rede pela “unidade consumidora”.

Apesar dos potenciais benefícios da geração distribuída, como reduzir a carga na rede, a dependência de térmicas e os gastos com a conta de luz, a microgeração ainda engatinha no Brasil. Segundo o consultor da Enersud e professor da Coppe/UFRJ, Maurício Arouca, o modelo depende ainda de incentivos do governo para decolar:


"A partir do momento em que as instituições governamentais utilizarem a energia limpa em prédios ou em escolas, o custo diminuirá. Nos EUA, quem instala painéis solares ou uma usina eólica em casa tem desconto de 30% no imposto de renda e redução no valor do IPTU", compara Arouca.

Sobre a Enersud


A Enersud é especializada no fornecimento de soluções alternativas de energia. No mercado há 12 anos, a empresa pesquisa, desenvolve e fabrica equipamentos voltados para a geração de energia a partir de fontes renováveis para pequenos consumidores. Os equipamentos utilizam tecnologia de ponta, 100% nacional, com alto índice de inovação e patentes próprias.  Para isso, conta com parcerias de universidades e centros de pesquisas em diversas regiões do Brasil.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário