----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EXPO ARQUITETURA SUSTENTÁVEL APRESENTA PROJETOS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS QUE VALORIZAM A QUALIDADE DE VIDA E O MEIO AMBIENTE



Evento vai reunir atitudes e ideias sustentáveis que podem ser aplicadas no dia-a-dia de arquitetos, construtores, decoradores e consumidores finais.

São Paulo, agosto de 2014 – A Expo Arquitetura Sustentável, primeiro evento no País que abrange todas as certificações ambientais relacionadas à construção civil, traz como principal contribuição aproximar o público das boas práticas de construção e arquitetura. De 26 a 28 de agosto, o Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte reunirá cerca de 100 marcas expositoras nacionais e internacionais, representadas em 28 setores da construção, que trarão novidades em produtos, sistemas e inovações para diferentes tipos de empreendimentos que valorizam a qualidade de vida e o meio ambiente.

De acordo com a Sustentech, consultoria atuante em mais de 75 projetos de certificação AQUA-HQE, se há pouco tempo uma obra poderia ficar até 20% mais caro ao adotar práticas sustentáveis, hoje esse custo não passa de 7%. “E mesmo assim, ao longo do tempo, com a economia de recursos que a construção passa a oferecer, esse valor não apenas se paga, como gera muito mais economia dali pra frente”, explica Marcos Casado, engenheiro civil e consultor técnico/comercial da empresa, que faz parte do conselho consultivo da Expo Arquitetura Sustentável.

Projetos residenciais e comerciais terão destaque no evento:

Casa AQUA-HQE - Um novo modelo de casa sustentável será apresentado com exclusividade na Expo Arquitetura Sustentável. O projeto, desenvolvido pela Inovatech Engenharia, terá espaço de 120 m², que inclui duas casas separadas por uma pequena praça. As empresas que terão produtos na Casa AQUA 2014 ou estarão presentes institucionalmente são Leroy Merlin, Onduline, Skygarden, Otto Baumgart, Windeo, Acqualimp, Toto, Rondobel, LP Brasil, Smart, PlacLux, Efilux, Transix, Rede Habitat (linha da Cebrace) e a Ecoblock. O projeto arquitetônico é de Rodrigo Mindlin Loeb.

CasaEA BASF apresenta o projeto da sua primeira casa de eficiência energética no país, a CasaE, com inovações e soluções para o mercado de construção brasileiro. Com o projeto, coloca à disposição da indústria novas tecnologias em materiais de alta performance, eficiência energética e proteção climática. A casa de eficiência energética da BASF é a décima construída pela empresa no mundo, a primeira em clima tropical.

Casa 88º - Projeto desenvolvido para empreendimento da incorporadora JHSF. Trata-se da primeira casa com o grau máximo de sustentabilidade do Selo Consciente O’R 88°, que gradua os projetos do escritório de arquitetura Atelier O’Reilly - consórcio formado pelas empresas Atelier O´Reilly, Gaia, Mado e Rewood.

Bairro Quartier - O projeto do novo bairro que será construído na cidade gaúcha de Pelotas é da Joal Teitelbaum Escritório de Engenharia e da Guapo Capital Group, empresas responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e urbanização. São características marcantes o uso compartilhado da área entre prédios comerciais, residenciais e de serviços, elemento que promove o senso de comunidade do Quartier. Entre os destaques estão o Boulevard Quartier, passeio verde central com mais de 30 metros de largura e 400 metros de extensão, e artéria central de convivência. Nos extremos do Boulevard Quartier estarão dois exemplos de urbanismo voltado à tomada das ruas pelos moradores: o Palco Quartier, espaço para intervenções culturais ao ar livre, junto a uma grande arquibancada verde, e a Praça do Fogo, espaço de convivência e contemplação.

Mais detalhes sobre o empreendimento serão apresentados pelo engenheiro Claudio Teiltelbaum, diretor da Joal Teiltelbaum, na palestra do dia 28 de agosto, às 14h50. Também no dia 28, acontece a palestra de João Marcello Gomes, Mercado Construção Sustentável – Oportunidades e Negócios, das 9h às 9h50, do Expo Center Norte. O diretor da Sustentech vai mostrar como funciona o mercado da construção sustentável no Brasil, seu grande desenvolvimento nos últimos anos, as tendências de crescimento e inovações, a relação do Brasil com o resto do mundo e as oportunidades de negócio que ele oferece.

Ilha Pura (Carvalho Hosken Odebrecht Realizações)O novo bairro sustentável na Barra da Tijuca , que acomodará os atletas durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, é o primeiro  empreendimento a receber a certificação AQUA - Bairros e Loteamentos na cidade do Rio de Janeiro, além de ter todas as torres certificadas pelo AQUA-HQE Residencial. A certificação leva em consideração as especificidades do Brasil para a elaboração dos critérios de desempenho da qualidade ambiental do edifício e do bairro, e dos requisitos para o sistema de gestão do empreendimento. O bairro foi avaliado em relação ao cumprimento de 17 objetivos de desempenho ambiental, divididos em três grandes temas: integração e coerência do bairro; recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária do bairro e vida social e dinâmicas econômicas. Os edifícios foram avaliados nas 14 categorias de conforto, saúde e meio ambiente, agrupadas nos temas: energia e economias, conforto de uso, saúde e segurança e meio ambiente. No dia 28/8, às 17h, Mariana de Cillo Malufe Spignardi, líder de sustentabilidade do Ilha Pura, faz palestra sobre o empreendimento. No dia 27/8, às 15h30, ela também participa da cerimônia de entrega do selo AQUA-HQE.

Paralelamente à exposição, um elenco de especialistas do Brasil e do exterior participa da Conferência da Expo Arquitetura Sustentável. Entre os destaques estão Prashant Kapoor, especialista em sustentabilidade e negócios ambientais da IFC, do Banco Mundial; Jerry Yudelson, presidente da Green Building Initiative e Michele Molè, fundador do Nemesi Studio. O time de palestrantes brasileiros tem nomes como Marcos Penido, secretário da Habitação do Estado de São Paulo e José Joaquim do Amaral Ferreira, diretor da Fundação Vanzolini, detentora do selo AQUA-HQE. A conferência deve reunir 800 congressistas que assistirão e debaterão em painéis de 80 convidados.

A Expo Arquitetura Sustentável reúne diversos modelos e normas de certificações reconhecidas internacionalmente, tais como HQE (França) – adaptada para o Brasil como AQUA; BREEAM e SKA RATING (Reino Unido), DGNB (Alemanha), LEED (EUA), FSC, PROCEL, A3P (Setor Público) e SELO AZUL (Brasil) terão oportunidade de exposição. A Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora e organizadora da feira, estima 9 mil visitantes/compradores, em uma área de 8 mil m² e 100 marcas nacionais e internacionais

Acompanhe as entrevistas gravadas em vídeo com presidentes das entidades apoiadoras, especialistas, empresários e expositores do evento no link: http://www.reedalcantaranoticias.com.br/category/expo-arquitetura-sustentavel/

Serviço:
Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração.
Data: 26 a 28 de agosto de 2014
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho - São Paulo - SP
Horários: Exposição: 11h às 20h / Conferência: 9h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário