----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 14 de julho de 2010

VICTOR BARBOSA ASSUME O CONSELHO PARANAENSE DE CIDADANIA DO SISTEMA FIEP

A transmissão de cargo aconteceu nesta sexta-feira (09), em Curitiba. Um dos primeiros trabalhos da nova gestão será a interiorização do Conselho

O empresário Victor Barbosa assumiu nesta sexta-feira (09), em Curitiba, a presidência executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O CPCE conta com 240 integrantes de todos os setores da sociedade e atua para estimular boas práticas de responsabilidade social corporativa. O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, presidiu o CPCE desde sua fundação, em dezembro de 2004.

“Este é um momento de muita felicidade, pois terei a oportunidade de transmitir à sociedade minha experiência de mais de 30 anos em responsabilidade social corporativa”, disse Barbosa, destacando que um de seus trabalhos no Conselho será disseminar o conceito de responsabilidade social e esclarecer a confusão que existe entre responsabilidade social e filantropia. “Hoje, as empresas se vêem forçadas a tomar atitudes sustentáveis. Queremos mudar esta visão de obrigação para compromisso”, destacou.

“Um dos diferenciais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial é a colaboração conjunta entre os diversos segmentos da sociedade: indústrias, sindicatos, instituições de ensino superior, comércio, serviços e organizações do terceiro setor”, destacou Rodrigo da Rocha Loures, ao transmitir o cargo de presidente do Conselho a Victor Barbosa. Para ele, a diversidade torna o debate muito rico e possibilita o desenvolvimento de projetos em diversas áreas. “Nós, juntos, representamos o que a comunidade tem de melhor”, observou.

Um dos primeiros trabalhos da nova gestão será a interiorização do CPCE, começando pela região Noroeste, com a instalação do Conselho em Maringá. O lançamento do Conselho de Cidadania no município será dia 22 de julho. “Temos que estar presentes no interior do Paraná, disse Barbosa, informando que outras regiões do Estado também serão contempladas.

O Conselho - Nestes quase seis anos de atuação, O CPCE desenvolveu uma série de ações que colaboram com o Pacto Global e com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Paraná, além de influenciar políticas públicas que promovem o desenvolvimento sustentável.

“O Paraná é destaque na mobilização pelo alcance dos Objetivos do Milênio. Ainda faltam cinco anos para vencer o prazo estabelecido pela ONU para o alcance dos objetivos, mas no Paraná o trabalho está bem adiantado”, disse Rocha Loures, citando o trabalho do CPCE, do Movimento Nós Podemos Paraná e do Observatório de Indicadores (Orbis) no desenvolvimento de ações em prol do desenvolvimento sustentável.

O Conselho está dividido em quatro Núcleos de Competências, que são responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos: Núcleo Indústrias e Sindicatos; Instituições de Ensino Superior; Comércio, Serviços e de Apoio ao Desenvolvimento; e Organizações do 3º Setor.

Dentre os temas discutidos no primeiro semestre de 2010 no CPCE, destacam-se a sucessão em empresas familiares, o papel das empresas e o Pacto Global, o papel do idoso na sociedade e a situação da saúde da gestante no Paraná. O CPCE também deu continuidade ao programa de educação ambiental Valorizar é Preciso!, e criou o Programa de Capacitação do 3º Setor.

Victor Barbosa – O novo presidente do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial tem 31 anos de experiência empresarial e em ações de responsabilidade social e já participava, como empresário, do CPCE. Ele também atuou no Conselho Temático de Responsabilidade Social da Fiep entre 2000 e 2009. Como presidente do Grupo NOVO/DK (Novo Nordisk e Novozymes) para a América Latina, entre 1977 e 2008, Barbosa desenvolveu uma série de atividades de responsabilidade social corporativa. Em sua gestão, a Novozymes foi considerada empresa líder no índice Dow Jones de Sustentabilidade.



Crédito da foto: Gilson Abreu


Fonte: Comunicação Social - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário