----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Tecnologia em Saneamento

Amanco Biax reduz em 50% o tempo de obra de saneamento no Rio Grande Norte

Obra integra melhoria da infraestrutura da Praia da Pipa, um dos principais atrativos turísticos potiguares

A primeira instalação do Amanco Biax, no vilarejo turístico e ecológico de Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, já comprovou as vantagens da linha, composta por tubos PVC-O (biorientado), para redes de adução e distribuição de água bruta ou potável e para esgoto por bombeamento. A execução da rede de esgoto, no trecho que compreende o novo anel viário da Praia da Pipa e a rodovia estadual RN 003 (que liga o município de Goianinha a Pipa), durou apenas 75 dias, enquanto que a mesma obra, se realizada com outro material, levaria cerca de 150 dias.

Totalmente de plásticos, porém robustos e resistentes, os tubos Amanco Biax são capazes de atender às redes de tubulações com pressão PN16. Como são mais leves do que os tubos de ferro fundido ou de fibra de vidro, tradicionalmente utilizados nesse tipo obra, seu transporte e manuseio são muito mais simples e ágeis, dispensando maquinários para movimentação de material pesado, o que permite a redução pela metade do tempo de instalação.

“Além disso, o tubo Biax, por ser robusto, suporta melhor as deficiências e irregularidades nos locais de instalação, não permitindo propagação lenta de uma possível fissura, evitando futuros vazamentos”, explica a analista sênior de Produtos da Amanco, Ana Christina De Lion. A combinação de resistência e ductilidade (capacidade elástica de deformação e resistência à pressão) reduz a possibilidade de danos ao tubo durante o manuseio e instalação. O Amanco Biax é flexível e sustentável, já que sua produção consome menos energia, minimizando o impacto ao meio ambiente.

O projeto original previa a utilização de tubos de ferro fundido, mas a necessidade de aceleração da obra, a fim de acompanhar o ritmo da conclusão da rodovia, fez com que a Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) optasse pelos tubos Amanco Biax. A rede de esgoto, executada pela Certa Construtora, beneficiará cerca de 50 mil pessoas, incluindo a população flutuante de turistas que se hospedam em pousadas e hotéis de Praia da Pipa. Foram utilizados na obra 80 tubos de 6 metros comprimento e 300 mm de diâmetro. Toda a ampliação da infraestrutura de saneamento da localidade, com recursos federais do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo) e iniciada em outubro de 2009, deve ser concluída em abril de 2011.

Fonte: Ketchum

Nenhum comentário:

Postar um comentário