----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PROGRAMA INTERNACIONAL DE RSC EM CURITIBA





Programa em Responsabilidade Social Corporativa

De Barcelona (Espanha) para Curitiba (Curso de Extensão)

A Estação Business School, como escola inovadora, em parceria com o CIES, um centro de estudos e pesquisas avançados em Responsabilidade Social Corporativa, vinculado à Universidade de Barcelona, oferecem juntos um Programa de extensão com 56 horas em Responsabilidade Social Corporativa. O CIES tem um mestrado nesta área e é referência mundial. O programa contempla três módulos, que serão ministrados, em Curitiba, por dois professores do CIES, e por um professor brasileiro. É um programa de elevado nível e inédito no Brasil.

No novo ambiente econômico dos negócios, de globalização e de intensa competição, as organizações de um modo geral tendem a assumir responsabilidades além dos objetivos puramente econômicos e razão de ser de suas existências. Na questão da sustentabilidade, seus processos produtivos devem atender as necessidades do presente sem esgotar recursos e possibilidades das gerações futuras em satisfazer suas necessidades. Na sustentabilidade empresarial, os lideres devem considerar o valor em suas cinco dimensões: econômica (financeiramente viável); social (individual e coletivamente justo); ambiental (ecologicamente correto); cultural (comportamentalmente transformador) e espacial (equilibradamente integrador = governança).

Estes três Módulos foram desenhados para proporcionar reflexões e possibilidades de aplicação um moderno modelo de gestão, tanto por meio da identificação dos conceitos fundamentais na área de sustentabilidade de negócios quanto à sua correlação com a eficientização energética e a minimização do impacto ambiental nos processo produtivos de empresas cidadãs.


Este programa tem como principais objetivos:

1. Proporcionar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a gestão de uma empresa ou organização que quer ser socialmente responsável;

2. Capacitar gestores e profissionais das empresas para que conheçam as metodologias que existem para analisar, por em prática e informar sobre a responsabilidade social corporativa;

3. Proporcionar uma formação específica a responsáveis por áreas de desenvolvimento sustentável;

4. Promover nos participantes do Programa uma cultura socialmente responsável.



Módulos e Conteúdos do Programa

Módulo 1: Responsabilidade Social da Empresa (18h)

Desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social da empresa. Âmbitos de atuação da responsabilidade social da empresa (RSC). Capital social e diálogo com as partes interessadas (stakeholders). Investimentos socialmente responsáveis.

Professora: Isabel Vidal Martínez, Ph.D. em Economia, professora da Universidade de Barcelona. É fundadora e presidente do CIES e especialista em Responsabilidade social corporativa. É membro de várias instituições internacionais ligadas à RSC. Autora de várias publicações em RSC.

Dias de Aula: 18, 19 e 20 de agosto, com aulas à noite, das 19h00 às 22h15 e no dia 21 de setembro de 2010, sábado pela manhã (das 08h00 às 12h00).



Módulo 2: Padrões de Responsabilidade (20h)

Metodologia e conceito de auditoria. Fundamentos conceituais de relatório de sustentabilidade. Ferramentas de medição e comunicação da responsabilidade corporativa. Os padrões de responsabilidade corporativa: Global Reporting Initiative (GRI), Accountability 1000 (AA1000), Social Accountability 8000 (AS 8000). Aplicação de padrões de Responsabilidade Social Corporativa.

Professor: Jordi Morrós Ribera, professor titular de Contabilidade Financeira e Analítica da Universidade de Barcelona. É especialista em Responsabilidade social corporativa.

Dias de Aula: 15, 16 e 17 de setembro, com aulas à noite, das 19h00 às 22h15 e no dia 18 de setembro de 2010, sábado pela manhã (das 08h00 às 12h00).




Módulo 3: Sustentabilidade Social e Ambiental nos Negócios (20h)

Conceitos e Fundamentos da Sustentabilidade e Estudo de Cenário dos Impactos da Nova Economia. Competências centrais predisponentes à Sustentabilidade: critérios que favorecem a aceleração dos processos de adequação empresarial à vantagem competitiva (V-R-I-O). As Cinco Dimensões da Sustentabilidade de negócio e estratégia corporativa.Video e Debriefing: “O Origem das Coisas que Consumimos” / Annie Leonard . Estudo de Casos nas 5 Dimensões (melhores práticas).

Professor: Cleuton Rodrigues Carrijo, doutorando em estratégia e marketing, administrador, consultor de renome nacional e internacional, empresário, professor da Estação Business School e especialista em Sustentabilidade e em responsabilidade social corporativa.

Dias de Aula: 24 e 25 e 01 e 02 de outubro de 2010. As aulas deste módulo são às sextas-feiras (19h00 às 22h15) e aos sábados pela manhã (das 08h00 às 12h00).



Público-Alvo

Este Programa é destinado a gestores e profissionais que exercem ou pretendem exercer atividades no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa, desenvolvimento sustentável, reputação corporativa e relações institucionais.




Certificação

Os participantes receberão um Certificado expedido pelo CIES em parceria com a Estação Business School, para isso deverão desenvolver um trabalho de aproveitamento.


Investimento

Para inscrições até o dia 15 de julho, o valor é de três vezes (julho, agosto e setembro) de R$ 1.000,00 (hum mil reais) ou à vista: R$ 2.800,00. As vagas são limitadas.


Mais Informações: http://www.estacaopr.com.br/ ou 41.2101.8800

Nenhum comentário:

Postar um comentário