----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 29 de maio de 2013

PISO ECOLÓGICO





UTILIZE PISO ECOLÓGICO

E preserve os recursos naturais para as gerações futuras.

EMPRESA

A empresa RRC (Reciclagem Rio Claro Ltda.) foi fundada em 22/05/2007 com o objetivo de ser uma reciclagem inteligente. A partir desse momento começamos a estudar os polímeros reciclados como PEAD, PEBD, PP entre outros e a melhor aplicabilidade para cada um, de acordo com a estrutura molecular. Começamos a fornecer polímeros reciclados para diferentes áreas bem como dormentes para ferrovias, cruzetas para rede elétrica, tubo de grande diâmetro para drenagens e saneamento básico. Nesse período pesquisamos várias formulações e conseguimos adaptar o polímero para alta resistência mecânica e ao intemperismo, além de também ser resistente a chama.

PROJETO

Quem pensou e elaborou o projeto foi o engenheiro sócio-Diretor da RRC Luis Augusto Scaglia, mediante a uma necessidade de construção de calçamento ecológico em Fernando de Noronha. Para atender as necessidades, o piso teria que ser leve para o transporte marítimo até a ilha, ter uma característica de sustentabilidade, ser permeável e resistente à intempérie devido ao alto índice de UV (ultravioleta do local). Foi feito um primeiro molde para realização dos ensaios e posteriormente modificado para atender a produção em escala industrial. Com o sucesso da instalação do piso na Ilha Fernando de Noronha, o sócio-Diretor responsável pelo departamento comercial da RRC Valdeci Antonio de Almeida deu prosseguimento à estruturação de mercado para atender todo o território nacional. O piso ecológico é uma novidade mundial, pois não temos conhecimento desse tipo de material em outros países e por isso depositamos o pedido de patente. O tempo entre a idéia inicial, projeto e amostras para ensaio foi aproximadamente de dois anos. Os ensaios executados foram de resistência mecânica, atrito, intemperismo artificial, entre outros oriundos de outros produtos com a mesma formulação.

FABRICAÇÃO

Recebemos o material plástico enfardado das Cooperativas e empresas de Reciclagem, fazemos uma triagem para verificar se o material está misturado com diversos tipos de polímeros. Executamos a separação, moagem, limpeza, secagem e embalagem dos flakes oriundos desse processo. Posteriormente, o material é colocado em um misturador para ser formulado de acordo com a composição do Piso. Após a mistura o material segue para injeção.

RESISTÊNCIA

O piso possui resistência de carga de ruptura de 392,3KN e suporta tranquilamente o tráfego de veículos e caminhões de médio porte.

DURABILIDADE

O que influi na durabilidade do piso ecológico é a mistura de 1% de ultravioleta para aumentar a vida útil do PEAD – Polietileno de Alta densidade misturado a outros segredos da fórmula.

MANUTENÇÃO

Além de ser ecologicamente correta, sua manutenção se torna mais fácil devido ao seu peso ser bem menor que o concreto e com uma probabilidade de maior vida útil.

Caso alguma peça apresente avaria devido ocorrência inesperada, pode-se retirar e repor a peça com facilidade.

RELAÇÃO CUSTO- BENEFÍCIO



O piso ecológico tem o preço competindo com o piso de concreto, porém possui suas vantagens, sendo:

- menor peso com referência ao mesmo piso de concreto;

- menor custo de transporte;

- permeabilidade – (furos na parte superior do piso, juntamente com a forma de assentamento sobre o pó de pedra, garante uma permeabilidade muito superior ao piso de concreto)

- aplicabilidade – (mais fácil para assentar devido ao peso)

- SUSTENTABILIDADE:

FABRICAÇÃO PISO DE CONCRETRO

Para cada 1m2 de piso de concreto, 120 kg de areia e cimento são extraídos das fontes de recursos naturais, além da energia para a sua transformação.

FABRICAÇÃO PISO ECOLÓGICO

Para cada 1m2 de piso da RRC de plástico reciclado, 6 kg de plástico reciclado é recolhido do meio ambiente, evitando contaminação de rios, entupimento de redes fluviais e contaminação do solo.

Linda Medeiros
Representante Piso Ecológico
lindatmedeiros@hotmail.com
(51) 9824-1774









Um comentário:

  1. Parabenizo a revista pela publicação e incentivo, pois através da representante na região Sul, também tive a oportunidade de conhecer e ficar encantada com as inúmeras vantagens no uso do piso ecológico. Vou deixar o e-mail da Linda Medeiros para os interessados em preservar a natureza. lindatmedeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir