----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Talentos Voluntários - Artigo_Edição 32



Voluntariado - Desenvolvimento sustentável de pessoas e organizações.

Rafael Giuliano é voluntário e pesquisa novas interações de aprendizagem.

Olá! Quero falar um pouco mais sobre sustentabilidade como você, leitor, porém, a proposta desta coluna (ou destes artigos) é ir além dos conceitos, práticas e instrumentos aplicados por empresas, para dialogar um pouco mais sobre pessoas! Sim, pois, no final, estamos sempre tratando de pessoas e o potencial de gerar sustentabilidade por meio de seus talentos.

Daí a proposta de trazer novas reflexões sobre nossos Talentos Voluntários, resgatando iniciativas que ganham cada vez mais espaço em organizações, envolvendo colaboradores e outros stakeholders, na disseminação de valores que impactam na vida de pessoas, comunidades e até mesmo de todo o planeta.

Hoje, o voluntariado tem assumido um papel de destaque na criação dos sentimentos de pertencimento e engajamento de profissionais, influenciando, até mesmo, na retenção de alguns talentos em empresas de diferentes segmentos econômicos, chamando a atenção não apenas de áreas como Recursos Humanos e Responsabilidade Social, mas também de gestores e líderes de equipes.

O que chama, particularmente, a minha atenção é o desenvolvimento de novas habilidades e competências, relacionadas ao exercício das atividades voluntárias! As pessoas aprendem, ou passam a explorar melhor, uma série de conhecimentos, com o propósito de impactar na vida de pessoas que, muitas vezes, elas não conhecem. E o que começa como uma ação altruísta se torna uma nova oportunidade de aprendizagem e crescimento, tanto pessoal quanto profissional, pois envolve habilidades de relações humanas e, muitas vezes, também de conhecimento técnico.

Profissionais que atuam, ou não, nas mesmas equipes dentro da organização passam a colaborar uns com ou outros, em prol de uma mesma causa, o mesmo desafio, a meta de criar valor para outros indivíduos e grupos, dando novo sentido ao trabalho em equipe, percebendo-se parte de algo concreto e de significado.

São histórias que envolvem o desejo de fazer a diferença e a vontade de criar novas realidades! Porém, não se trata apenas de projetos gigantescos e caros, ou iniciativas muito complexas! Às vezes, basta um empurrãozinho, um pequeno incentivo, para que cada talento humano, cada pessoa, transforme-se numa iniciativa de valor!

Foi com base nessa perspectiva, em que cada um pode fazer sua parte, que há cerca de seis meses um grupo de profissionais, de diversas áreas de atuação, reuniu-se para organizar a AprendizATO, um coletivo de pessoas com o propósito de valorizar talentos e construir cidadania, por intermédio do exercício de aconselhamento e orientação de jovens, em especial àqueles que vivem em casas abrigo, retirados do ambiente familiar por diferentes razões, e que tem o desafio de se preparar para a vida adulta, o trabalho e os estudos, de maneira autônoma.

A proposta compartilha a ideia de que “quem ensina aprende em dobro”, e busca inspirar esses jovens por meio das histórias desses profissionais, nossos Conselheiros de Valor. Uma das ações para este primeiro semestre será o projeto Cartas de Valor, que envolve a realização do curso “Como escrever cartas inspiradoras”, oferecido de forma gratuita para toda pessoa que deseje contribuir com suas histórias e conselhos, por meio de cartas enviadas aos jovens, selecionados pela parceria com uma organização não governamental ligada à defesa da criança e jovens que receberam algum tipo de ameaça à vida.

Cada pessoa tem o potencial para tornar seu talento numa iniciativa voluntária, transformando histórias em inspiração e seu apoio em novas experiências de aprendizagem em que ganha o voluntário, que se desenvolve, a sociedade, que vê surgir novas soluções sustentáveis, e ganham as organizações, por incentivar o pleno desenvolvimento de pessoas e iniciativas inovadoras.

São histórias como essas que terei o orgulho de trazer em cada nova edição da Revista Geração Sustentável, apresentando sempre um novo Talento Voluntário!

===================================
Veja outros conteúdos dessa edição:


Matérias:

- Capa: Veículos elétricos: locomoção do futuro?
- Entrevista: Osório Trentini
- Visão Sustentável: Cativa Natureza – Expansão Orgânica
- Tecnologia e Sustentabilidade: Na medida da sustentabilidade (Paraná Metrologia)
- Responsabilidade Social Corporativa: Lideranças Sustentáveis (Cpce Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial
- Desenvolvimento Local: Rede de crescimento (WTC)

Artigos:

- Artigo: Escassez ou abundânica? Eis a questão! (Jerônimo Mendes)
- Artigo: Ultrapassando todos os limites (Clóvis Borges)
- Artigo: Reciclagem de vidro – Um mercado a descoberto (Hugo Weber Jr)

===================================

Seja assinante da Geração Sustentável

Com o valor de R$ 79,70 (parcela anual única) você receberá seis exemplares da revista Geração Sustentável e terá acesso ao melhor conteúdo sobre sustentabilidade corporativa.

Assine já!



Nenhum comentário:

Postar um comentário