----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 24 de maio de 2013

GRUPO META FOCA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE

Projeto de capacitação profissional desenvolvido pela empresa em parceria com a Faculdade Antonio Meneghetti, no Recanto Mestro (RS), busca valorizar a qualificação de mão de obra e a geração de oportunidades de trabalho fora dos grandes centros econômicos.

Atuando há 22 anos no mercado de Consultoria e Serviços de Tecnologia da Informação, o Grupo Meta encontrou uma alternativa diferente para driblar a escassez de mão de obra qualificada típica do setor de TI no Brasil, a fim de viabilizar o seu crescimento orgânico, que gira hoje na faixa dos 30% ao ano. Por meio de uma parceria com a Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), localizada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, no município de São João do Polêsine (RS), a empresa fomenta diversos projetos de educação e formação de profissionais, buscando, entre outros benefícios, subsidiar os projetos desenvolvidos na unidade local da companhia.

Entre as ações desenvolvidas pela empresa estão palestras e cursos gratuitos de capacitação sobre tecnologias atuais e de mercado, além de ações de incentivo ao interesse pela área. O Projeto Jovem e Tecnologia, por exemplo, engloba cursos de formação em TI voltados aos jovens de ensino médio da região, como forma de incentivá-los a estudar e trabalhar com Tecnologia da Informação. Para isso, são ministradas aulas gratuitas sobre informática básica, linguagem de programação e até mesmo introdução à robótica.

Além destas ações, o Grupo Meta e a Faculdade Antonio Meneghetti ainda ministram juntos o curso de graduação em Sistemas de Informação, vigente desde julho 2010, e com grade curricular reconhecida pelo MEC. “O diferencial deste curso é o trabalho que fazemos com a metodologia FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística), onde além do elemento técnico, trabalha-se a formação integral da pessoa, englobando aspectos relacionados à ética, filosofia, comprometimento, empreendedorismo e outros fatores que são decisivos para a formação de um profissional diferenciado”, afirma Telmo Costa, presidente do Grupo Meta.

Sustentabilidade

Telmo explica que o programa Grupo Meta no Recanto Maestro nasceu da constatação de que quase todas as empresas brasileiras de TI hoje atuam nos grandes centros econômicos, e mesmo que o interior do Brasil possua uma boa formação acadêmica na área tecnológica, os jovens ainda se veem obrigados a deixar suas cidades de origem e migrar para as capitais a fim de alcançar espaço no mercado de trabalho. “Os grandes centros urbanos estão saturados de empresas de diversos portes, o que acirra muito a competitividade e ainda gera o êxodo de profissionais qualificados de regiões onde não existem muitas oportunidades. Porém, com a Globalização, as fronteiras foram rompidas e não é mais necessário estar presente para atuar em TI. Por isso, nossa proposta é qualificar profissionais comprometidos e que queiram estabilizar-se em sua cidade de origem.”, afirma.

Por conta disso, o executivo considera que além de garantir a qualificação da mão de obra necessária para a expansão da empresa, este modelo de atuação ainda proporciona inúmeros outros benefícios, impulsionando o crescimento sustentável de toda a região. “Sabemos que muitos jovens hoje não chegam nem a conhecer o mercado de TI e toda a sua amplitude, simplesmente por não existirem muitas empresas e projetos expressivos em suas regiões. Com isso, o país todo perde ao não desenvolver estes talentos”, afirma.

O Recanto Maestro por si só já é hoje uma região de referência por seu modelo de desenvolvimento sustentável, e foi com este viés de educação e sustentabilidade que o programa Grupo Meta no Recanto Maestro foi apresentado como modelo no encontro “Brasil do Milênio em Paris”, realizado em dezembro de 2010 no Conselho Econômico da França. O projeto contribui com três dos oito objetivos do milênio estipulados pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2000, que almejam a resolução até 2015 em todos os países do mundo dos oito piores problemas identificados atualmente.

Os objetivos atendidos pelo projeto Grupo Meta no Recanto Maestro são:

1. Erradicar a extrema miséria e a fome

Gerar emprego de alto valor agregado movimenta a economia local de uma região
com forte caráter agrícola, gerando prosperidade social.

2. Educação Básica de qualidade para todos

O aspecto da educação em nível amplo está contemplado tanto na geração de empregos para os jovens da região, como também no momento em que colaboradores do Grupo Meta atuam como professores nos cursos da área de Informática, tornando-se multiplicadores de saberes e fazeres.

3. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

O objetivo é contemplado pelo caráter econômico e sustentável que o projeto comporta, além da efetiva realização de parcerias para o seu desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário