----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Prêmio ITC SustentaX de Sustentabilidade 2011 tem inscrições até 30/12

Para reconhecer as construtoras mais sustentáveis do país, nos segmentos comercial, industrial, residencial e residencial baixa renda, a Inteligência Empresarial da Construção (ITC), que atua há mais de 30 anos com informações sobre construção, e o Grupo SustentaX, especializado em sustentabilidade corporativa de empreendimentos, produtos e serviços, uniram-se e lançaram em 2010 o Prêmio ITC SustentaX de Sustentabilidade, que chega agora à sua segunda edição, com inscrições abertas até 30 de dezembro de 2011.

O objetivo do prêmio é distinguir entre as 100 maiores construtoras do país, em levantamento realizado pela ITC pelo critério de metros quadrados construídos, as que mais se destacaram em gestão empresarial sustentável e responsabilidade socioambiental. Será premiada uma empresa em cada uma das seguintes categorias: Residencial, Comercial, Residencial Baixa Renda e Industrial.

O prêmio é único no setor e avalia não apenas as ações ambientais nas obras, mas também questões relativas à gestão sustentável, garantia de qualidade e de segurança, combate ao desperdício, medidas para aumento de produtividade e seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis. Aspectos sociais também são contemplados, tais como respeito à cidadania, contratação e gestão de pessoal, instalações disponibilizadas aos trabalhadores e relacionamento com a vizinhança, entre outros.

Para se candidatar ao prêmio, a construtora deverá estar listada entre as 100 maiores, em levantamento realizado pela ITC. Além disso, deve apresentar a seguinte documentação:
• inscrição nível 3 no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), que é emitida gratuitamente por órgãos do governo federal, comprovando a regularidade jurídico fiscal da empresa;
• comprovação de que é signatária do Pacto Global da ONU;
• declaração de ausência de processos ambientais por parte de órgãos públicos;
• comprovação de que não se encontra nas listas de trabalho escravo e infantil do Ministério do Trabalho; e
• descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades de sua atuação.

Tendo esses pré-requisitos, a candidata pode enviar planilha de avaliação respondida, com itens referentes aos seus procedimentos para uma gestão sustentável, para a preservação ambiental em obra e de respeito à cidadania nos canteiros. Com as respostas, a equipe da SustentaX realizará auditorias nos canteiros e solicitará as comprovações documentais correspondentes.

A planilha com os critérios de avaliação está disponível para download em http://www.gruposustentax.com.br/premio/criterios.pdf. Depois de preenchida, deve ser enviada para o e-mail ranking@itc.etc.br . Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas pelo telefone (11) 3527-7524, com Carla Melo.

A entrega do prêmio está prevista para 14 de março de 2012, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário