----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MPX vence Prêmio Eco com Usina Solar de Tauá

Pelo segundo ano consecutivo, empresa é premiada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e Valor Econômico

A MPX, empresa de energia do Grupo EBX, venceu o Prêmio ECO 2011, concedido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e Valor Econômico. A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 2 de dezembro, e contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O reconhecimento foi para a Usina Solar de Tauá, no Ceará, primeiro empreendimento de geração de energia a partir do sol em operação no Brasil. A empresa foi premiada na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Sustentabilidade em Produtos ou Serviços.

Esta é a segunda vitória da MPX no Prêmio Eco. Na edição de 2010, a empresa foi contemplada pelo trabalho desenvolvido com o reassentamento de 95 famílias no Maranhão, que seguiu os mais exigentes padrões internacionais. "A MPX se orgulha de, mais uma vez, receber o Prêmio ECO em reconhecimento às práticas sustentáveis da empresa. Acreditamos que estamos no caminho certo e o reconhecimento contribui para nos motivar ainda mais na busca por padrões de excelência de responsabilidade socioambiental em nossos negócios", afirma Eduardo Karrer, Presidente da MPX.

A Usina Solar de Tauá, operando no município de mesmo nome, no sertão do Ceará, é um empreendimento pioneiro no país. A energia produzida através da radiação solar pode ser consumida em todo o país, já que a usina está conectada ao Sistema Interligado Nacional. É uma iniciativa importante porque a geração elétrica em Tauá acontece em grande escala, permitindo atingir um maior número de consumidores. Experiências anteriores com energia solar no Brasil eram restritas ao sistema isolado. "A MPX espera contribuir para estimular o desenvolvimento da energia solar, aproveitando o imenso potencial do país, ainda pouco explorado", diz Karrer.

A MPX firmou parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) para que os estudantes tenham acesso aos dados gerados na operação da usina solar e possam aproveitá-los em pesquisas, produzindo conhecimento, dentre outros projetos previstos com a instituição acadêmica. A empresa oferece ainda um programa de visitação na Usina Solar de Tauá, que permite a quaisquer interessados conhecer o empreendimento e entender como funciona a geração solar fotovoltaica.


Saiba mais sobre a Usina Solar de Tauá

Inaugurada em agosto na cidade de Tauá (CE), a usina solar atualmente tem capacidade instalada de 1 MW, o suficiente para abastecer de energia cerca de 1.500 domicílios. A usina ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e conta com 4.680 painéis fotovoltaicos, que transformam a radiação do sol em energia elétrica. A MPX investiu R$ 10 milhões e contou com apoio de R$ 1,2 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para esta primeira fase. Os trabalhos para ampliação da capacidade instalada da usina estão em desenvolvimento com a GE. A MPX tem autorização da agência regulatória e licença ambiental para implantar até 5 MW. O projeto para a Usina Solar de Tauá foi concebido para atingir 50 MW.


Saiba mais sobre o Prêmio ECO

Lançado pela Câmara Americana de Comércio em 1982, o Prêmio ECO foi pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas socialmente responsáveis, gerando uma rica reflexão sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil. Desde 2009, o Prêmio ECO tem como foco o tema "Inovação Sustentável na Gestão dos Negócios" e procura valorizar esse aspecto nas diferentes esferas da operação empresarial. A cerimônia de premiação aos vencedores da edição de 2011 será realizada no dia 2 de dezembro e contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Para mais informações: http://www.premioeco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário