----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CAMPANHA GLOBAL DA WSPA MOBILIZA PESSOAS PARA INCLUSÃO DO BEM-ESTAR ANIMAL NA AGENDA DA RIO+20

Como parte das iniciativas para melhorar a vida dos animais de produção, a WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal lançou no dia 12/12 uma ação global online destinada a conscientizar as pessoas sobre a relação intrínseca entre o bem-estar dos animais de produção e o desenvolvimento sustentável.

No Brasil, a WSPA convidou seus apoiadores, no dia 09/12, a aderirem a uma carta que será enviada a representantes da ONU, na qual a sociedade civil manifesta a sua preocupação com o bem-estar dos animais de produção e a inclusão do tema na agenda da Rio+20. Até o momento, mais de 8 mil pessoas já assinaram a carta.

O governo brasileiro será o anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro, e a WSPA tem atuado firmemente para incluir o bem-estar dos animais de produção na agenda de discussões da Conferência.

"Neste momento, os estados-membro das Nações Unidas estão se preparando para a Rio+20, em 2012. É de extrema importância que eles incluam suas considerações sobre o bem-estar animal nesta fase preparatória, uma vez que essa questão é fundamental para enfrentarmos alguns dos nossos maiores desafios globais. Temos uma oportunidade única de colocarmos o bem-estar animal nas discussões sobre desenvolvimento sustentável.", observou a Dra. Lesley Lambert, consultora de políticas da WSPA.

Estudos de caso divulgados pela WSPA revelam que boas práticas na criação de animais geram benefícios para os animais, as pessoas e todo o planeta. "É urgente a adoção de um modelo sustentável em toda a cadeia produtiva da criação de animais. A indústria tem comprovado que melhorias nos processos de produção representam um ganho econômico significativo e tem um enorme impacto na qualidade de vida dos animais", destaca Ingrid Eder, Gerente de Campanhas da WSPA Brasil.

"Esta é a nossa chance de influenciar os debates do evento e de desenvolver políticas para a proteção dos animais em todo o mundo. Um futuro verdadeiramente sustentável só ocorrerá em sua plenitude se for baseado em boas práticas de bem-estar, com a proteção aos animais criados em fazendas e ao meio ambiente", afimou a Dra. Lesley.

A ação online faz parte da campanha "Pegada Animal", a ser lançada no Brasil em 2012. Acesse o site www.wspabrasil.org/pegadaanimal e veja como você pode ajudar!


Notas:

Saiba mais sobre a contribuição da WSPA para a Rio+20 até o momento:
http://www.earthsummit2012.org/news/animals-are-integral-to-the-green-economy
http://www.earthsummit2012.org/other-publications/wspa-briefing-document-for-rio20-why-livestock-and-humane-sustainable-agriculture-matter-at-rio20
http://www.earthsummit2012.org/other-publications/wspa-publish-case-study-humane-sustainable-poultry-benefits-poo r
http://www.stakeholderforum.org/fileadmin/files/World%20Society%20for%20the%20Protection%20of%20Animals.pdf

Para mais informações, entre em contato com Flávia Ribeiro: 21 3820 8215 / 21 8306 0712 / flaviaribeiro@wspabr.org ou Izabela Bringel 21 3820 8216 izabelabringel@wspabr.org


A WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal busca um mundo onde o bem-estar animal importe e a crueldade contra animais tenha fim. Com este objetivo, está presentes em diversos países, trabalhando diretamente com animais, pessoas e organizações voltadas a garantir um tratamento digno e respeitoso a todos os animais. Atua efetivamente para combater os problemas que mais afligem os animais no mundo de hoje e é líder mundial em campanhas de socorro a animais em situações de desastre e na redução de riscos. Em âmbito global, a WSPA tem status consultivo no Conselho Europeu, colaborando também com governos de vários países e com as Nações Unidas para a inclusão do conceito de bem-estar animal nos debates mais relevantes da atualidade.

Fonte: WSPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário