----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Artigo: Círculo virtuoso e os caminhos da sustentabilidade

Todos os dias temos a responsabilidade de dar continuidade ao que já iniciamos, sempre contando com recursos que restaram disponíveis depois do dia anterior. Sejam eles naturais, financeiros ou humanos, a vida nos leva a refletir sobre a questão da sustentabilidade. É preciso inteligência nessa equação para que os resultados que pretendemos não consumam esses recursos de forma que não seja equilibrada ou responsável.

Mas a esperança de que essa equação possa ser resolvida reside no fato de que isso depende somente da vontade do ser humano. Às vezes, temos a sensação de que não há nada a fazer, que tudo o que estava ao alcance já foi realizado e que cabe ao outro o poder de decisão. Mas precisamos refletir se realmente estamos fazendo a nossa parte.

Em minha trajetória profissional, tive a felicidade de trabalhar na Amana-Key diretamente com diretores, gerentes e supervisores de organizações que, em programas de desenvolvimento em gestão para executivos, buscavam ir além do próprio benefício profissional, porque coordenavam equipes e áreas e precisavam encontrar uma forma mais refinada e sutil de tratar com as pessoas com quem conviviam. Dessa maneira, foram entendendo e respeitando o outro e deixaram transparecer como efeito comum ao final dos programas, que essa forma de ver o mundo contribuiu para que se sentissem melhores ao final do processo. E seu lado profissional ganhou com isso, pois pessoas mais equilibradas, conscientes de seu papel e importância na liderança das organizações desempenham suas tarefas com muito mais qualidade e dão melhores resultados.

Hoje estou na direção da Associação Junior Achievement Paraná, uma organização que trabalha para beneficiar jovens, adolescentes e crianças, um público maravilhoso e empolgante, que nos motiva ainda mais a realizar todas as coisas, pois fazem parte do ciclo natural da vida, afinal, todos nós um dia tivemos sonhos e esperança semelhantes.

Ao receber o convite, lembro que a primeira coisa que imaginei foi a sustentabilidade desse modelo praticado pela associação, em que empresas socialmente responsáveis financiam os projetos para que seus colaboradores possam compartilhar voluntariamente suas experiências em sala de aula com jovens estudantes. São aqueles gestores que tiveram a oportunidade de um dia aprender nas universidades, ou em cursos e programas de desenvolvimento, ou em literatura de ponta em gestão, e que, através de uma ação de voluntariado, podem contribuir para a transformação da vida de outros, mais novos, que os observam como referências do que sonham ser um dia, profissionais de sucesso, com conhecimento e generosidade suficiente para oferecer essa parte importante de suas vidas a fim de que eles possam ter uma chance de ter o espírito empreendedor despertado. Seja para acreditar que podem estudar um pouco mais além do que estariam normalmente dispostos, ou conhecer outras profissões que poderão lhes trazer muito mais realização do que as haviam se limitado a imaginar, ou, em alguns casos, jovens que passam a sonhar por terem sido tão bem impactados por essa experiência e buscam arquitetar os seus caminhos após a inspiração daqueles voluntários que um dia lhes ofereceram um pouco de seu tempo e fizeram funcionar esse grande círculo virtuoso do bem.

São coisas como essas, tão simples e que dependem de tão pouca coisa para acontecer, no caso a vontade de alguém de compartilhar aquilo que tem e que ainda continuará consigo depois, que me fazem acreditar que a sustentabilidade está cada vez mais encontrando espaço em nossas vidas, nossas crenças e nossas ações. Visto que não há mais outro caminho a trilhar que não seja esse, buscando o que é melhor para todos.


FABRÍCIO CARDOSO CAMPOS

Publicitário, especialista em Administração de Marketing, Gestão Avançada de Pessoas e Estratégica da Inovação

(Artigo publicado originalmente na edição 24 - Revista Geração Sustentável)
===========================================

Acesse outros conteúdos dessa edição:

Matérias:
Editorial

Entrevista: Almir de Miranda Perru
Matéria de Capa: Usipar
Responsabilidade Ambiental: Composteiras Industrializadas
Visão Sustentável: Os projetos florestais do Grupo Ecoverdi
Responsabilidade Social: Ações e Projetos CPCE
Qualidade de Vida: Academias ao ar livre (Curitiba)
Desenvolvimento Local: Os desafios da Construção Civil


Artigos:
Gastão F. da Luz: De cógidos, fatos e acontecimentos
Jeronimo Mendes: A nova Ordem Econômica
Evandro Razzoto: Marketing Verde como ferramenta estratégica de negócio

===========================================

Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário