----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Editorial Edição 23 - Construção Civil e Sustentabilidade


Construção Civil: um dos motores da atual economia brasileira

“A construção civil é um dos setores mais promissores para as próximas décadas”. Com certeza, você leitor, já deve ter ouvido muito essa frase, seja nos discursos econômicos para aquecer o mercado ou nas pomposas promessas governamentais de políticas públicas. Mas vamos deixar esses dois discursos míopes de lado e focar no lado estratégico do setor!

Essa tendência obviamente vai movimentar toda a cadeia produtiva do setor, desde a básica extração da matéria-prima e da indústria de maquinários pesados até as frequentes novidades em acabamento, móveis e decoração. A cadeia é ampla e movimentará cifras altíssimas, além das evoluções tecnológicas e urbanísticas que também entram nesse contexto global.

Com base nessas afirmações, essa edição traz vários dados sobre o setor. O entrevistado é o vice-presidente da área de Meio Ambiente do Sinduscon/PR – Almir de Miranda Perru, que abordará o crescimento do setor de forma sustentável. A matéria de capa traz uma abordagem sobre a destinação de resíduos e seus impactos, com destaque para as soluções propostas pela empresa USIPAR da cidade de Almirante Tamandaré/PR, para recebimento, processamento de resíduos e criação de novos produtos. Nessa mesma linha, a matéria da editoria de desenvolvimento local traz uma visão geral do setor, destacando de forma crítica a necessidade de infraestrutura, as certificações, as dificuldades de mão de obra qualificada, trânsito, acessibilidade, saneamento, grandes eventos esportivos, enfim, tratando de toda a complexidade desse setor. Sem dúvidas, o crescimento não exime os grandes problemas que também acompanharão o segmento. Fatores críticos terão que ser repensados e superados, como as questões políticas em licitações ou o investimento puramente publicitário para conquistar selos e certificações. Espera-se que o “padrão sustentável” exclua aquelas empresas que produzem “pinceladas de empreendimentos verdes” e que sobrevivam apenas as responsáveis.

Nesse sentido, um dos grandes desafios do setor é a destinação de seus resíduos, bem como a viabilidade de novos produtos com base nesses rejeitos. Estudos e novas tecnologias para reciclados serão grandes oportunidades de negócios para quem produz e para quem consome, dentro de um setor que já é um dos principais motores da atual economia brasileira.

Boa leitura!
Pedro Salanek Filho
Diretor Executivo




Matérias:
Entrevista: Almir de Miranda Perru
Matéria de Capa: Usipar
Responsabilidade Ambiental: Composteiras Industrializadas
Visão Sustentável: Os projetos florestais do Grupo Ecoverdi
Responsabilidade Social: Ações e Projetos CPCE
Qualidade de Vida: Academias ao ar livre (Curitiba)
Desenvolvimento Local: Os desafios da Construção Civil


Artigos:
Fabrício Campos: Círculo Virtuoso e os Caminhos da Sustentabilidade
Gastão F. da Luz: De cógidos, fatos e acontecimentos
Jeronimo Mendes: A nova Ordem Econômica
Evandro Razzoto: Marketing Verde como ferramenta estratégica de negócio


===========================================



Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário