----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sustentar 2011: 23 a 25 de agosto

Relacionamento com comunidades de Minas e Mato Grosso do Sul é tema de palestra da MMX no Sustentar 2011

Licenciamento participativo implantado em Bom Sucesso (MG) e Plataforma de Diálogo em Corumbá (MS) integram a apresentação da mineradora em evento internacional

Duas experiências da MMX de relacionamento com comunidades, em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, serão apresentadas, nesta quinta-feira (25/8), durante o painel “Paradigmas de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável”, que integra a programação do 4º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável (Sustentar 2011). A MMX é a mineradora do Grupo EBX, do empresário Eike Batista.

A gerente de Responsabilidade Socioambiental da MMX, Alessandra Peixoto, abordará o licenciamento participativo implantado em Bom Sucesso (MG) e a Plataforma de Diálogo, em Corumbá (MS), que discute a participação social e a proteção ambiental no desenvolvimento econômico da região.

Alessandra apresentará o modelo de relacionamento estabelecido com a comunidade de Bom Sucesso desde a chegada da MMX, em 2008. O empreendimento prevê a instalação de uma mina de ferro para a produção de 10 milhões de toneladas por ano, a partir de 2016. Com 17 mil habitantes, Bom Sucesso está localizada a 190 quilômetros de Belo Horizonte e, pela primeira vez, recebe atividades minerárias. “Mapeamos os principais atores do município e realizamos um trabalho consistente de difusão de informações sobre o projeto. O resultado foi ótimo, pois a comunidade contribuiu com sugestões para os planos de investimento socioambiental da empresa no município”, ressalta.

Em três anos, a MMX realizou 60 reuniões setoriais e duas reuniões públicas, além de participar de uma audiência pública conduzida pela Superintendência Regional de Regularização Ambiental de Varginha (Supram). Ao todo, quase 3 mil pessoas participaram dos encontros realizados para discutir a implantação do empreendimento em Bom Sucesso. “Após esse trabalho, temos hoje um cenário muito positivo para a instalação da Unidade. Além disso, recebemos recomendações de alto nível da população, reflexo do envolvimento e do diálogo que instauramos com a comunidade”, explica Alessandra.

Dando continuidade ao processo de relacionamento com a comunidade de Bom Sucesso, a MMX receberá, nos dias 30 de agosto e 2 de setembro, a visita do prefeito, Aloísio Roquim (DEM), vereadores, diretores de escola, representantes de instituições de classe e ONGs e jornalistas do município para uma visita às operações da companhia na região de Serra Azul.

O outro caso que será apresentado por Alessandra Peixoto é a Plataforma de Diálogo, criada em 2007 pela MMX e outras empresas - das áreas de siderurgia, mineração, petróleo e gás - para troca de experiências e discussão, de forma compartilhada, do aprimoramento das práticas socioambientais no Mato Grosso do Sul, onde a MMX tem operações em Corumbá. A principal preocupação da Plataforma é a conservação do Pantanal, principal bioma do estado.

O grupo contratou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para realizar a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). A partir do estudo, a Plataforma apontou três temas para nortear os trabalhos: a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos hídricos e a redução das emissões atmosféricas. “O projeto foi importante para a MMX passar a pensar a sua atuação no Pantanal de forma mais sistêmica, com o envolvimento de outras empresas e entidades do terceiro setor”, comenta Alessandra Peixoto.


Sustentar

O 4º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, o Sustentar 2011, será realizado entre os dias 23 a 25 de agosto no Minascentro, Belo Horizonte (MG). O evento discute desafios e soluções que a questão da sustentabilidade traz para empresas, governo e sociedade civil. Com o tema “Sustentabilidade na prática: tendências globais, educação, inovação e oportunidades”, o evento conta com cerca de 250 palestrantes. A expectativa da organização é atrair mais de 6,5 mil visitantes, sendo 4 mil congressistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário