----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Medida simples que resolve entupimento da rede de esgoto e protege o meio ambiente

Depois de instalar tambores para a coleta de óleo usado nos condomínios Belmar, as reclamações de obstrução da rede acabaram

Há pouco mais de um ano, a CAB Águas de Paranaguá propôs aos moradores dos condomínios Belmar I e Belmar III, em Paranaguá, uma ação conjunta para reduzir os danos ambientais e acabar com o problema de obstrução na rede coletora de esgoto causado pelo despejo de óleo de cozinha nos ralos. A empresa então instalou tambores plásticos no terreno dos condomínios para que os moradores depositassem neles o óleo de cozinha usado, em vez de descartá-los na rede. A operação foi um sucesso: os chamados de serviço por entupimento acabaram. E o material que é retirado pela CAB vai para uma fábrica de detergente e sabão.

Nos dois conjuntos, onde moram cerca de 360 famílias, o problema de entupimento da rede coletora de esgoto era constante. Depois da implantação do programa de coleta, a situação é outra. “Uma atitude simples pode ajudar a melhorar o tratamento de esgoto da cidade”, diz o diretor geral da CAB Águas de Paranaguá, Mário Müller. “É fundamental que a comunidade tenha consciência dos riscos de jogar óleo diretamente nos ralos”.

Além de entupir a rede e provocar o refluxo do esgoto para dentro das residências, o óleo despejado em ralos, sem nenhum tratamento, causa graves problemas ambientais. “Uma gota de óleo jogado na água contamina aproximadamente 25 litros de água. Todo o óleo que coletamos neste período deixou de poluir mais de 650 milhões de litros de água. O óleo despejado nas pias prejudica também as estações de tratamento de esgoto”, explica a engenheira química da CAB Águas de Paranaguá, Ludmila Teixeira.


Expansão

Os produtos de limpeza fabricados com o óleo coletado são distribuídos para os próprios moradores dos conjuntos. E em breve, novas localidades também serão beneficiadas pelo programa de coleta seletiva do óleo de cozinha, idealizado pela CAB Águas de Paranaguá.

Um comentário: