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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Akatu divulga pesquisa que mostra relação entre consumidor e sustentabilidade

A pesquisa “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente ao Consumo Consciente, Percepção e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial”, lançada na última terça-feira (14) pelos institutos Akatu e Ethos, mostra hábitos dos consumidores e como eles encaram as ações empresariais relacionadas à sustentabilidade.

Entre os diversos pontos analisados pela pesquisa, dez conclusões merecem destaque. O primeiro ponto é a pequena quantidade de consumidores considerados conscientes. O percentual de pessoas que se enquadram dentro deste perfil ficou em somente 5%, número equivalente a 500 mil consumidores. Outro fator negativo dentro dessa mesma análise é a quantidade de pessoas indiferentes a esse assunto, que chega a 37%.

A segunda conclusão de destaque é um pouco mais positiva e está diretamente relacionada aos consumidores mais conscientes. O resultado da pesquisa mostra que eles são um em cada três consumidores. O dado mais relevante das pessoas que têm esse perfil é o fato de serem ativos e dispostos a influenciar outras pessoas e empresas.

A sustentabilidade ainda é um tema distante da maior parte dos brasileiros. A comprovação disso está no fato de que, mesmo entre a população com altos graus de escolaridade, o percentual de pessoas informadas sobre sustentabilidade não chega nem a 50%. O número aumenta ainda mais quando considera como parte desse grupo as pessoas com baixo envolvimento, chegando a um somatório de 60%.

Mais da metade dos consumidores, de todas as classes, faixas etárias e escolaridade, nunca ouviram falar do termo sustentabilidade. Isso mostra que por ser algo abstrato, o termo ainda é de difícil compreensão e prática.

Uma das áreas relacionadas à sustentabilidade, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), desperta mais preocupação entre os universitários e consumidores das classes A e B. Mesmo assim, ainda tem um percentual pequeno, apenas 16% dos entrevistados afirmaram buscar informações sobre a RSE.

No entanto, mesmo sem uma busca contínua em relação às ações empresariais, os consumidores assumiram que as empresas mais responsáveis têm mais prestígio que as outras. O ponto apontado como uma das ações empresariais mais importantes é em relação aos direitos e ações trabalhistas.

Uma das maneiras apontadas para que essas exigências dos consumidores sejam colocadas em prática é a criação de políticas públicas que direcionem a sociedade para um perfil mais sustentável.

Os locais mais usados para buscar informações sobre sustentabilidade são internet e televisão. No entanto, o primeiro fica para trás quando o quesito é credibilidade, em que se destacam a televisão e os jornais impressos.

Existe um imenso desafio a ser vencido, a dissociação entre consumo e felicidade. A ideia que elevou o crescimento da sociedade de consumo não condiz com os objetivos de “inclusão social e sustentabilidade”. A proposta para chegar a um “final feliz” é transformar esse conceito em práticas concretas, que atinjam diretamente a vida das pessoas.

Para baixar a pesquisa completa acesse o site da Akatu.

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