----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

As qualidades de um líder sustentável

Expressar-se por completo requer necessariamente ter o que expressar. Talvez a idéia mais urgente para os líderes empresariais atuais seja defender a sustentabilidade e gerir uma empresa sustentável com sucesso. As empresas estão prestes a enfrentar um futuro com recursos mais escassos e caros. A pressão dos acionistas em Main Street, Wall Street e K Street irá moldar como uma empresa realiza seus negócios e é percebida pelo público.

Certamente, à medida que as pessoas começam a entender a magnitude e a velocidade de mudança necessárias para lidar com os problemas ambientais, sociais e econômicos que enfrentamos, há uma necessidade crescente por líderes que nos levem “longe e rápido”, como dito por Al Gore em um discurso recente.

Levar as organizações “longe e rápido” requer um novo tipo de pessoas que tenham o conhecimento, a capacidade e a coragem de conduzir iniciativas de sustentabilidade amplas que aprimorem o desempenho e agreguem valor aos lucros líquidos. Esse tipo de liderança será essencial para as empresas que desejam adotar estratégias sustentáveis eficazes e competitivas.

O Que é Necessário para Ser um Líder da Sustentabilidade

As equipes de gestão encarregadas de levar as organizações nessa nova direção precisam ser capazes de navegar por desafios imprevisíveis e compreender como transformá-los em oportunidades. Líderes com conhecimento sobre a sustentabilidade aprendem e se adaptam rapidamente, conseguem o comprometimento de pessoas e recursos de modo confiante e inspiram os outros. Em troca, elas são chamadas para liderar empresas que são inovadoras, capazes de atrair e reter funcionários talentosos, e são recompensadas com o aumento do valor atribuído pelos acionistas e outros benefícios financeiros.

Ray Anderson, fundador e presidente da Interface Inc., é um exemplo desse tipo de líder. Ele teve uma epifania há 15 anos. Desde então, transformou sua empresa de fabricação de tapetes em um dos principais negócios sustentáveis do país. Ele ajudou a Interface a aumentar os lucros de maneira significativa (o preço das ações subiu 550% nos últimos cinco anos) e suas ações levaram a indústria dos tapetes a modificar suas práticas. Atualmente, a Interface possui uma fatia de mercado considerável e já percorreu metade do caminho para atingir seus objetivos de utilizar 0% de recursos não renováveis e produzir 0% de lixo e emissões de carbono até 2020.

Como uma pessoa pode se tornar um líder da sustentabilidade de sucesso? Primeiro, adquirindo as habilidades práticas e o conhecimento. Os melhores sabem:
• Utilizar os princípios e estruturas de gestão sustentável para ajudar a orientar, entender e guiar a estratégia de negócios;
• Defender a sustentabilidade e estabelecer critérios para a alteração de modelos de negócios, produtos e serviços;
• Aprender como aplicar as ferramentas de gestão emergentes como a “receita líquida integrada”, análise e participação dos envolvidos, análise do ciclo de vida, contabilidade dos custos totais e relatório de sustentabilidade.
Os líderes empresariais podem aprender essas habilidades ao longo de anos de trabalho. Outra opção cada vez mais popular é acelerar o aprendizado participando de um dos programas de MBA ou executivos existentes nos EUA cujo foco é a sustentabilidade. Os melhores entre esses programas são conduzidos por especialistas reconhecidos que compartilham não apenas seu conhecimento, mas também sua experiência para auxiliar outros profissionais a desenvolverem suas competências de modo a conseguirem navegar pelas complexidades sociais, ambientais e econômicas de nosso tempo.

Mais do que Simplesmente Habilidade, É Preciso Coragem

Embora as habilidades e conhecimento sobre sustentabilidade sejam pré-requisitos, a capacidade de defender a sustentabilidade requer a capacidade de unir essas habilidades a outras menos tangíveis, incluindo ser capaz de inspirar e desenvolver outras pessoas e garantir que a cultura, os sistemas e a estratégia da empresa estejam alinhados.

A capacidade de prestar atenção a intangíveis e agir em determinados momentos requer coragem. E a coragem é uma virtude que poucas empresas ou escolas de administração discutem. Mas deveria ser um tema central dos cursos de sustentabilidade nos negócios. Ela pode ser ensinada através do desenvolvimento dos atributos de um aluno pragmático, um bom comunicador e um colaborador eficaz.

A adoção da postura de um aprendiz ajuda os líderes a se perguntarem e a agirem em desafios difíceis como a sustentabilidade de maneira contínua. A reflexão disciplinada sobre a experiência adquirida ajuda os líderes a aprenderem mais rapidamente com seus erros e a re-programar um novo trajeto que seja fundamentado nos objetivos e valores da organização.

Um colaborador competente facilita as mudanças, alinha as expectativas e conduz a soluções que satisfazem todos os envolvidos. Obter o comprometimento de todos os envolvidos no processo de ouvir, aprender e construir compromissos compartilhados é a parte central da liderança eficaz.

Ao “se expressarem de maneira completa" através da competência, capacidade e coragem, os líderes de negócios podem convencer seus acionistas, reguladores, clientes, funcionários e fornecedores de que a sustentabilidade faz bem aos negócios e à sociedade. E esses são os líderes que podem nos ajudar a chegar "longe e rápido".

Fonte: Agenda Sustentável (www.agendasustentavel.com.br)

2 comentários:

  1. MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - SIGA MEU BLOG E MEU TWITTER, que eu sigo o seu de volta !twitter @breakpointbr, caso queira seguir. Se puder me LISTE :-)

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Olá João Vitor
    Vamos seguir sim... Somos uma revista direcioanda para a sustentabilidade dos negócios!
    Att. Pedro Salanek Filho - Editor

    ResponderExcluir