----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Seminário MADEN aborda potencial econômico da indústria madeireira no Brasil.

O setor industrial vive em expansão constante, novas tecnologias surgem e no mundo moderno parece não haver espaço para antigas técnicas de produção. Essa realidade se aplica a 90% dos casos. Se antes a madeira era utilizada como matéria prima geradora de energia, com o uso dos combustíveis fósseis, esta prática se tornou para muitas pessoas, arcaica. Porém, em tempos de aquecimento global e de petróleo sendo chamado de “ouro preto” devido à difícil extração e quantidade limitada ,o uso de combustíveis alternativos se tornou essencial para garantir que a gigantesca indústria não sofra um “black out”, descentralizar o poder dos países importadores destes produtos e garantir ao nosso país auto suficiência em energia e combustível.

As indústrias brasileiras já conhecem o potencial do setor agrícola e vem investindo nisso constantemente, exemplo disso é o biodiesel, combustível proveniente de espécies como milho, soja e amendoim. Estes combustíveis, além de menos poluentes, possuem fontes renováveis e produção barata.

Não é só o setor agrícola que garante o crescimento econômico no país,o setor madeireiro apresentou um crescimento de 10% com relação ao mesmo semestre do ano passado e profissionais do setor, garantem um crescimento ainda maior no setor de madeira e celulose para o ano que vem.

Com esse panorama, empresários de madeireiras brasileiras tendem a não restringir o uso da madeira somente à produção do carvão, e assim como em outras décadas, a madeira será cada vez mais utilizada na indústria, a cadeia produtiva possivelmente mudará, dando possibilidade para obtenção de energia primária proveniente dos insumos geradores da biomassa, menos poluente e renovável.

Apesar das boas perspectivas, ainda não existem leis específicas para este nicho de mercado, com isso o setor madeireiro está vulnerável a entraves como extração desenfreada e desmatamento, além do trabalho escravo que costuma estar atrelado a este tipo de prática.

Ciente do potencial econômico deste mercado e do impacto positivo que estas mudanças causarão no meio ambiente e no setor produtivo, a MES EVENTOS em parceria com o INEE promove o MADEN, seminário sobre madeira energética que ocorrerá em São Paulo. O seminário contará com a presença de empresários , pesquisadores,profissionais do setor e estudantes, e será realizado no dia 25 de novembro.


Saiba mais: (11)3060.2270
estela.paiva@ecobusiness.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário