----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Sistema Fiep divulga os Perfis Profissionais para o Futuro

Estudo desenvolvido pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL aponta quais profissões serão mais requisitadas na indústria paranaense até 2030. Pesquisa será apresentada nesta quinta-feira (24), em Curitiba

Nesta quinta-feira à noite (24), no Campus da Indústria, em Curitiba, o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) vai divulgar oficialmente o resultado da pesquisa que revela quais serão os perfis profissionais mais requisitados pela indústria do Paraná até 2030. O longo estudo, feito pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL, vai apresentar 227 perfis profissionais, em 12 setores considerados portadores de futuro para a indústria do Estado.

Os Observatórios chegaram aos perfis profissionais em duas etapas. Na primeira investigação, em 2005, descobriram quais eram os setores da indústria portadores de futuro para o Paraná, chegando a 12 setores, no total: Turismo, Metalmecânico, Papel e Celulose, Indústria Agroalimentar, Produtos de Consumo, Plástico, Saúde, Energia, Biotecnologia, Meio Ambiente, Construção Civil, e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).  Desse levantamento surgiu o desenho de rotas estratégicas, que sugere ações e caminhos para desenvolver esses setores.

Os estudos revelaram ainda a formação profissional como um fator crítico para o desenvolvimento dos setores investigados. Em função disso, numa segunda etapa, os Observatórios trabalharam na identificação dos perfis profissionais mais significantes para a indústria em um horizonte de até 20 anos.

Os resultados do projeto Perfis Profissionais, relatados em 500 páginas, são diversos, porém algumas macrotendências transversais marcaram a maioria dos perfis, como sustentabilidade, inovação aberta e qualidade de vida.
Até agora, a pesquisa foi apresentada apenas no International Expert Workshop, realizado pela Escola de Gestão de Moscou Skolkovo e Organização Internacional do Trabalho (OIT), no ano passado. A relevância desse trabalho gerou interesse na OIT que quer a parceria dos Observatórios Sesi/Senai/IEL no desenvolvimento de projetos pilotos na África.

SERVIÇO

Apresentação Perfis Profissionais para o Futuro
Data: 24/04/2014 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local:  Campus da Indústria – Auditório Caio Amaral Gruber

Endereço: Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário