----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Green Building: responsabilidade, sustentabilidade e valor de marca


Além de economicamente competitivos, edifícios verdes contribuem como diferencial e agregam valor à imagem da empresa

Edifícios e instalações sustentáveis, bem como a eficiência energética, deixaram de ser uma opção e tornarem-se sinônimo de competitividade. O período de estresse hidráulico e energético que o Brasil está passando apenas destacou a importância e as vantagens econômicas dos bons hábitos na utilização dos recursos naturais, seja em sistemas ou em processos produtivos.

No entanto, ao adotar uma postura consciente e otimizada as empresas ganham também em valor de marca. Pesquisa realizada pela Nielsen revelou que 70% dos investidores brasileiros preferem fazer seus investimentos e negócios com companhias comprometidas com o meio ambiente.

E a localização da empresa reflete esse filosofia. Por isso os green buildings têm se espalhado pelo país, pois atendem a todos os pontos do tripé da sustentabilidade: economicamente viável, benéfico ao planeta com redução da utilização de insumos naturais e traz um bem à sociedade, neste caso conforto e satisfação ao usuário.

O edifício Panorama Paulista Corporate, inaugurado em 1975, acaba de passar por um retrofit completo (processo de readequação da construção existente) para se tornar o primeiro edifício sustentável da região da Avenida Paulista.

Hoje o empreendimento segue os padrões ecológicos de certificação LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design) Core & Shell, selo concedido pela organização não governamental americana United State Green Building Council (USGBC) para construções sustentáveis. E, tem como principais mudanças a nova fachada com vidros de alta eficiência, que proporcionam uma economia de 13% no consumo de energia por absorver menos calor e não sobrecarregar o sistema de climatização, ar-condicionado de terceira geração que reduz os gastos com eletricidade em 20% e um sistema hidráulico projetado para reduzir em 30% o consumo de água.

“Além de todas as vantagens econômicas e institucionais, o locatário do Panorama Paulista Corporate conta ainda com uma vista panorâmica da região. Por não ter vizinhos, de qualquer espaço do empreendimento é possível ver locais tradicionais de São Paulo, como o Estádio do Pacaembu, o bairro Higienópolis e também as Avenidas Paulista e Dr. Arnaldo, bem como a Rua da Consolação. A localização privilegiada, que permite o acesso fácil por meio de transporte público, também é um importante diferencial”, explica Greco Paolo, incorporador do edifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário