----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Acesso digital da edição 36 - O Valor da Sustentabilidade

EDITORIAL EDIÇÃO 36

A mensuração da sustentabilidade no mercado de ações

A última edição desse ano traz como tema de capa a sustentabilidade sob a ótica do mercado de ações. As bolsas de valores, por intermédio do lançamento de alguns índices com agrupamento de empresas, vêm apresentando opções diferenciadas para esse mercado, que está sendo bem receptivo para direcionar seus investimentos para negócios mais sustentáveis.

O mercado de ações sempre foi visto pelo interesse imediato do ganho financeiro. Os investidores redirecionam rapidamente seus recursos para aqueles negócios que apresentam promessa de maior lucratividade. Nesse sentido, o “humor” dos investidores em ações tende a alterar pelas notícias dos resultados que os negócios estão apresentando.

As empresas lançam/comercializam suas ações nas bolsas visando à captação de recursos financeiros, com menor custo, para investimentos em seus negócios. Os investidores que adquirem essas ações criam a expectativa de maiores ganhos do que em outras opções de investimentos (taxa de oportunidade). Entre esses interesses, considerando uma dinâmica de oferta e demanda de ações, os investidores vão comprando e vendendo suas ações no decorrer do tempo.

Outro aspecto defendido por especialistas é que os investimentos nesse mercado devem ser visto em longo prazo. Esses consultores de mercado recomendam que os investidores não se apavorem com quedas repentinas no valor das ações, e que as mesmas terão recuperação no futuro, desde que os negócios continuem e sejam lucrativos. Nessa linha de longo prazo, os índices que contemplam negócios sustentáveis ficam mais interessantes. Empresas sustentáveis são empresas que desejam dar lucro não apenas no momento presente, mas que gerem valor para a sociedade e que possam contemplar resultados no médio e no longo prazos. Essa visão fica mais tangível, por exemplo, nas empresas que fazem parte do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da Bovespa. Essas empresas estão apresentando resultado superior à média do Ibovespa, índice médio de todas as empresas que possuem ações na Bovespa. Além desse índice, a matéria de capa aborda também outros índices, como o índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Na editoria “Visão Sustentável”, são apresentados os projetos do grupo Emisa Plaenge, que receberam certificação LEED. A matéria do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) traz uma abordagem sobre os direcionamentos dos recursos do imposto de renda para projetos sociais. A edição traz, ainda, novos exemplos de empresas que participam do WTC (World Trade Center), empresas que atuam de forma sustentável, bem como uma matéria sobre os resultados do uso de tijolos ecológicos na construção civil.


Boa leitura!
Pedro Salanek Filho 

Acesse abaixo a versão digital completa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário