----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sustentando_Edição 36


Turismo sustentável em Bonito

A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, foi eleita em novembro como o melhor destino de turismo responsável no mundo pelo World ResponsibleTourismAwards. O prêmio foi entregue durante o World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de turismo do mundo, e o destaque ficou para o sistema de voucher para controle do número de turistas de Bonito. O controle é feito por meio de um sistema que registra o nome do turista e as atrações que pretende visitar. Importante destino de ecoturismo no país, Bonito conta com belas paisagens naturais, próprias para mergulhos em rios de águas transparentes, trilhas em cachoeiras, grutas, cavernas, cavalgadas e boiacross. Apenas em 2012, 242 mil turistas estiveram no município visitando as atrações.

Tomada solar

Já imaginou poder recarregar seus aparelhos eletrônicos com a ajuda da energia do Sol? Essa realidade logo se tornará possível e, num futuro próximo, o novo dispositivo será uma grande revolução para o mercado de eletricidade. Criação dos designers Kyuho Song e Boa Oh, o objeto em questão é a “Solar Powered Window Socket”, ou “Tomada Solar”. O produto está na fase de concepção e, de acordo com declarações dos criadores, o objeto tem a intenção de proporcionar o uso de eletricidade livremente e convenientemente
em espaços restritos (onde normalmente não se encontra energia disponível) como num avião, num carro ou ao ar livre. A ideia é que, quando afixada no vidro na presença da luz do sol, a tomada produzaeletricidade com ajuda de um conversor. Quando estiver pronta para ser comercializada, serão necessárias cinco a oito horas por dia para uma carga completa. Mais informações: tomadasolar.com.

Big Wood

Considerada um material viável e de impacto ambiental menor que o concreto e o aço, a madeira já está sendo considerada uma matéria-prima utilizável em obras de grande escala, como os edifícios. Para o arquiteto Michael Charters, que sugeriu a construção de um prédio de madeira, a utilização desse material seria uma revolução na construção civil. Charters fez o protótipo de um arranha-céu feito em madeira para participar de uma competição. O complexo serviria como uma alternativa sustentável para materiais de construção padrão, que demandam grande quantidade de energia para serem produzidos. Chamada de Big Wood, a construção representaria em torno de 39% de toda a emissão de carbono do ser humano, um número que seria muito menor se mais edifícios fossem feitos a partir de madeira. Além de o material capturar e armazenar carbono quando usado como material de construção, estudos recentes mostram que é possível construir de 20 a 30 andares com estruturas de madeira. O arquiteto inclusive sugeriu um local para construção de seu protótipo, seria em Chicago, nos Estados Unidos, local conhecido como o berço dos arranha-céus.

Reciclagem criativa

Que tal organizar temperos e outros objetivos como pregos e botões de forma criativa e sustentável? Com um pedaço de madeira, pregos, martelo, potes de vidro ou de plástico e um pouco de inspiração, é possível
organizar pequenos utensílios onde quiser. Pregue tampinhas em tábuas ou prateleiras e rosqueie potinhos compatíveis a cada uma. Dessa forma, é possível reutilizar potes de conserva, geleias e outros produtos para
guardar de forma divertida e prática os objetos que mais utiliza no dia a dia. A ideia vale para utilização em cozinhas, escritórios, ateliês, oficinas ou onde preferir. Além de deixar os materiais que você mais utiliza ao seu alcance, a ideia criativa também pode se tornar uma divertida forma de decoração. Para isso, basta investir na pintura dos potes e na personalização da forma como preferir. O planeta agradece!

Natal da Eletrorreciclagem

Uma grande caixa de metal foi montada na Estação do Metrô da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, para depósito de computadores, televisores e teclados. Com isso, desde o final do mês de novembro, a população pode descartar, da forma adequada, aparelhos eletrônicos que contenham substâncias tóxicas prejudiciais ao meio ambiente. A ação faz parte da quarta edição da Campanha Natal da Eletrorreciclagem.
O período natalino foi estrategicamente escolhido pelo fato de que nessa época do ano muitas pessoas compramaparelhos novos e ficam sem saber o que fazer com os velhos. A campanha ajuda no descarte dos objetos antigos, sem uso, que se não tiverem a destinação correta podem acabar contaminando a água, o solo e o lençol freático. A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e tem o patrocínio do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), recolheu 20 toneladas de lixo eletrônico nas três edições anuais já promovidas.

Cidade modelo

Imagine uma cidade em que todos os carros são elétricos, todas as casas funcionamà base de energia solar e os moradores recebem dinheiro para viver de forma sustentável. Acredite, essa realidade será possível e o vilarejo sustentável situado na cidade de Fujisawa, no leste do Japão, receberá seus primeiros habitantes ainda em 2014. O projeto será idealizado com patrocínio da empresa Panasonic, que durante quase 50 anosadministrou um grande parque fabril no mesmo local, onde eram produzidos milhões de televisores, geladeiras e ventiladores.Agora, na área de 19 hectares - equivalente a 24 estádios do Morumbi, em vez de máquinas e chaminés, estão os contornos de uma nova e diferente cidade, totalmente sustentável e erguida ao custo de R$ 1,3 bilhão.Até 2018, mil famílias deverão povoar o novo espaço, batizado de FujisawaSustainableSmart Town.O preço das casas ainda não foi divulgado.

Escolha certa


Comprar roupas sustentáveis ou com características ecológicas pode ser mais fácil do que você imagina. Por meio do site americano Fashioning Change, é possível escolher onde buscar vestuários com essas características. A busca começa com um questionário com várias perguntas para definir o perfil do visitante, como estilo (se procura roupas para trabalhar ou passear), tamanho e qual valor pagaria pelas vestes.Depois de respondidas às questões, o cliente visualiza uma vitrine virtual com peças que se encaixam ao resultado do questionário. O comprador ainda pode ter acesso a informações, como história e política de responsabilidade social da marca escolhida, origem do produto, matérias-primas utilizadas e, ainda, dicas de como o produto pode durar mais.Criado em 2010, a missão do site é ser uma plataforma que viabilize a mudança no comportamento de compra de roupas e acessórios, priorizando a informação e a economia, sem perder a elegância. O site está todo em inglês, mas é possível fazer a compra de peças que têm envio para o Brasil.

Poupe energia apagando um pixel

Quem pensa que poupar energia se restringe a apagar as luzes e desligar as tomadas precisa conhecer o projeto Black Pixel do Greenpeace. A ideia criativa permite a redução de gás carbônico por meio da instalação de um programa no computador. Com o slogan “E se a gente apagar um quadradinho no monitor?” a iniciativa promete ajudar a poupar quantia considerável de energia em longo prazo. O projeto baseia-se num programa que pode ser capturado pela Internet e instala um quadrado preto na tela. É possível desligá-lo a qualquer hora. Enquanto está funcionando, o quadrado reduz o consumo de energia e as emissões de CO2. Para aderir à ideia,basta entrar nosite do black pixel feito pelo Greenpeace (greenpeaceblackpixel.org/#/pt) e instalar o programa. Dessa forma, o usuário do computador já estará ajudando a natureza. No mesmo site, é possível encontrar mais informações sobre o programa e a instalação.

Acesse abaixo a versão digital completa da Edição 36!







Nenhum comentário:

Postar um comentário