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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ecofábrica do PR é referência em brindes sustentáveis feitos de materiais reciclados


Há dez anos, a Ecofábrica Produtos Ecológicos desenvolve e produz bolsas, bonés, chapéus, ecobags, agendas, etc, a partir de materiais reciclados, em Curitiba

Vanessa Brito (Centro Sebrae de Sustentabilidade)

Sustentabilidade sempre foi tema importante para a designer Sônia Knopik. Nos tempos de universitária em Curitiba, quando ainda cursava design de produto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela iniciou a Ecofábrica Produtos Ecológicos sem se dar conta de que, anos mais tarde, o empreendimento  se tornaria referência  no segmento de brindes sustentáveis.

Tudo começou com o projeto para produção de agendas de papel reciclado, com o objetivo de aliar design e meio ambiente, que foi aprovado e incubado, em 2001, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet/PR). Dois anos depois, o projeto se transformou na Ecofábrica, constituída como empresa, que passou a ser incubada no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Em 2005, o empreendimento foi para o mercado em sede alugada e cinco funcionários. Em 2010, se mudou para espaço maior e dez colaboradores. Este ano, a Ecofábrica conquistou sede própria de 370 m² e equipe integrada por 15 pessoas.

Hoje, o empreendimento localizado em Curitiba e com dez anos de atividades é referência em brindes sustentáveis. Sônia desenhou os 115 produtos do catálogo da Ecofábrica, entre bolsas, bonés, chapéus, ecobags, agendas, etc “Os materiais que usamos sempre apresentam alguma vantagem ecológica”, ressalta. Ela se refere ao algodão 100%, ao reaproveitamento de banners e de lonas de carga de caminhão, entre outros.

Empresas e organizações precisam de brindes para fidelizar clientela e essas peças devem refletir o que objetivam os doadores, diz ela. Atualmente querem associar sua imagem à sustentabilidade e Sônia espera que pretendam mais do que isso. “Esse conceito veio para ficar. É um caminho sem volta. As empresas precisam ter atitudes sustentáveis e se preocupar, por exemplo, com os resíduos gerados pelo negócio”, argumenta. Na carteira de clientes da Ecofábrica há bancos, escolas, indústrias químicas e de autopeças, Petrobras, etc de todas as regiões do país.

O empreendimento cresceu à taxa de 30% ao ano, até 2009. Em 2010, o ritmo caiu para 10%, e em 2011, foi para 3%. Apesar da queda, Sônia estima que o negócio manterá a taxa de crescimento do ano passado em 2012. O segmento é muito vulnerável em relação a crises e caminha de acordo com o setor industrial, que também desacelerou. “Brinde é o primeiro a ser cortado pelas empresas ao menor sinal de crise”, justifica.

Varejo e exportação

No momento, a Ecofábrica está se preparando para entrar no varejo. Será um modo de driblar os períodos de entressafra de brindes, comuns no início de cada ano. Sônia conta que está participando do Programa de Competitividade do Sebrae Paraná, voltado para o segmento de confecções, e que recebe consultorias de marketing, Recursos Humanos, planejamento e produção. Já fez cursos de gestão na instituição. 

A meta da Ecofábrica é partir para a exportação dentro de dois a três anos. “A marca Brasil é muito forte e nosso trabalho deve avançar fronteiras”, comenta.  A empresária afirma que a melhor vitrine do negócio é o bom atendimento e  o melhor marketing é o boca a boca.

Produzir brindes é uma atividade que pressupõe customização, o que significa saber combinar a marca do cliente com o produto, diz ela. A internet é também um ótimo canal para atrair clientela. Vários chegam à Ecofábrica por meio do site da empresa na rede de computadores. (www.ecofabrica.com.br )

Serviço

Centro Sebrae de Sustentabilidade

http://sustentabilidade.sebrae.com.br

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