----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 3 de julho de 2012

GREENBUILDING BRASIL REFORÇA POTENCIAL DE MERCADO E INTERESSE POR EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS NO PAÍS


Vocação do Brasil para “prédios verdes” estimula a busca por certificação e abre um mercado com grande potencial de crescimento

São Paulo, junho de 2012 – A necessidade de se pensar em desenvolvimento constante sem agredir cada vez mais o meio-ambiente é urgente. Empreendimentos autossustentáveis ou que causam menor impacto ambiental não podem ser concebidos como simples alternativas – são na verdade a única opção para garantir qualidade de vida, principalmente em grandes cidades de um planeta que já conta com mais de sete bilhões de habitantes. Nesse sentido, mais do que um espaço para apresentar projetos e soluções na construção civil sustentável, a 3ª edição da GREENBUILDING BRASIL - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL & EXPO é uma oportunidade única para fortalecer a qualificação profissional em um mercado com grande potencial de crescimento. O evento é realizado pelo Green Building Council Brasil (GBC) e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado (RXAM), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de setembro.

Hoje o Brasil é o quarto país no ranking da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), selo criado pelo GBC norte-americano, sendo que São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com mais prédios verdes no país. Segundo a consultoria Cushman & Wakefield, a estimativa é que até 2013 o número total de edifícios verdes disponíveis nessas capitais chegue a 37%. Existem razões de sobra para uma expectativa tão otimista. Em 2004, o primeiro pedido de certificação emitido em toda a América Latina saiu do Brasil e até 2007 havia somente oito projetos de certificação em andamento.

O cenário havia se transformado radicalmente em abril de 2012, quando em território brasileiro já existiam 526 empreendimentos sustentáveis em funcionamento, sendo 52 já certificados pelo Green Building Council. Até essa data também estavam em processo de certificação outros 474 prédios. O interesse pelas construções sustentáveis tem também motivação econômica. Sabe-se que adotando medidas sustentáveis é possível obter redução de até 30% no consumo de energia, de até 50% no de água e de 80% dos resíduos sólidos; valorização de 10% a 20% no preço de revenda do imóvel e redução média de 9% no custo de operação do empreendimento durante toda a sua vida útil.

Por seu caráter único como polo centralizador de ideias e de pessoal altamente qualificado, interessado em se aprofundar cada vez mais na área, a GREENBUILDING BRASIL em sua edição 2012 também ampliou seu espaço de conferência, que desta vez terá três dias de palestras sobre os mais relevantes temas para esse mercado, como arquitetura sustentável, eficiência energética, qualidade ambiental interna e uso racional da água. Nesta edição 2012 as visitas técnicas acontecerão em dois dias, possibilitando maior flexibilidade de participação. Os participantes poderão conhecer de perto empreendimentos sustentáveis como o escritório do banco inglês Barclays no Brasil e o CPD da Vivo – Tamboré, ambos em processo de Certificação LEED.

A exposição abre espaço também para encontros e palestras com especialistas de renome internacional, como foi o caso da apresentação de Glenn D. Hughes, na edição 2011. Arquiteto e consultor, Hugues apresentou o projeto desenvolvido para o jornal The New York Times, e explicou como foi projetado o aproveitamento de luz natural em todo o edifício. Segundo ele, a nova construção custou menos que o esperado, pois reduziu o gasto de energia elétrica em 70% uma economia de 433 kilowatt/hora e 3,795 megawatt/ano. “A mudança no ambiente com uso da luz natural ajuda a melhorar entre 4% e 7% a produtividade no trabalho”, apontou o arquiteto à época.

Em 2011, o GREENBUILDING recebeu mais de mil visitantes das principais capitais do Brasil e de países como EUA, Reino Unido, Canadá, Costa Rica e Itália, público composto por patrocinadores, palestrantes nacionais e internacionais, arquitetos, engenheiros, consultores e especialistas da área de construção civil.


GREENBUILDING BRASIL OFERECERÁ TREINAMENTO PARA CERTIFICAÇÃO LEED™ EM EDIFICAÇÕES EXISTENTES

Prédios podem se adequar para obter certificação de sustentabilidade em operação e manutenção.

São Paulo, junho de 2012 – Prédios já existentes também podem se beneficiar de medidas ecologicamente corretas. Essa é a principal ideia por trás do treinamento Aplicação da Ferramenta Internacional de Certificação LEED EBOM para Prédios Existentes, ministrado por João Alves Pacheco, Diretor de Engenharia e Sustentabilidade da consultoria Cushman & Wakefield. O treinamento é parte das atividades propostas pela 3ª edição da GREENBUILDING BRASIL - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL & EXPO, evento realizado pelo Green Building Council Brasil (GBCB) e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado (RXAM), no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Durante o dia 12 de setembro, das 9h às 18h, o profissional explanará sobre os diferentes pré-requisitos e créditos para obtenção da certificação LEED™ de prédios existentes, que demandam principalmente a adoção de medidas na operação e manutenção (Existing Building Operation and Maintenance, EB O&M). Como estratégia do treinamento, os inscritos deverão, com apoio do material didático e orientação do docente, solucionar um problema de aplicação da certificação em um edifício fictício. De acordo com Pacheco, o EBOM não busca efetuar intervenções estruturais, ou reformas pesadas. "Alterações que não demandem a desocupação do prédio, por exemplo, como retrofits das instalações de ar condicionado ou de fachdas, também podem ser boas oportunidades para a aplicação desse processo". O evento é voltado para profissionais e estudantes das áreas de Arquitetura, Engenharia, Gestão Ambiental, entre outros e Pacheco ressalta, justamente, que uma das possibilidades interessantes para o treinamento é a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes com diferentes backgrounds.

Hoje o Brasil é o quarto colocado no ranking da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), selo criado pelo Green Building Council norte-americano, sendo que São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com mais prédios verdes no país. A GREENBUILDING BRASIL em sua edição 2012 também ampliou seu espaço de conferência, que desta vez terá três dias de palestras sobre os mais relevantes temas para esse mercado, como arquitetura sustentável, eficiência energética, qualidade ambiental interna e uso racional da água. Nesta edição 2012 as visitas técnicas acontecerão em dois dias, possibilitando maior flexibilidade de participação. Os participantes poderão conhecer de perto empreendimentos sustentáveis como o escritório do banco inglês Barclays no Brasil e o CPD da Vivo – Tamboré, ambos em processo de Certificação LEED. Em 2011, o GREENBUILDING recebeu mais de mil visitantes das principais capitais do Brasil e de países como EUA, Reino Unido, Canadá, Costa Rica e Itália, público composto por patrocinadores, palestrantes nacionais e internacionais, arquitetos, engenheiros, consultores e especialistas da área de construção civil.

Serviço:

Treinamento
Aplicação da Ferramenta Internacional de Certificação LEED EBOM para Prédios Existentes
12 de setembro, das 9h às 18h
3ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo
Data: 11 a 13 de setembro de 2012
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 Santo Amaro

Horários:
Conferência -3ª a 5ª feira das 8h30 às 18h
Visitas Técnicas- 4ª e 5ª feira das 8h às 13h
Expo- 3ª a 5ª feira das 10h às 19h
Mais informações: http://www.expogbcbrasil.org.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário