A junção entre Educação com os objetivos do desenvolvimento sustentável é extremamente fundamental, tanto no que se refere ao desenvolvimento da sociedade e ações menos impactantes ao meio ambiente.
A Educação pode ser vista, como princípio de um processo por onde todos os seres humanos e sociedades podem alcançar seu potencial mais elevado.
Mas será que o modelo de Educação tradicional, atende esta e outras demandas?
Surge assim uma nova forma a Educação Aberta, que é baseada na visãofilosófica do conhecimento como um produto coletivo social, em que o principal foco do conceito é a integração da educação técnica com a educação humanística, possibilitando a reavaliação constante do conjunto de informações acessíveis, e possibilitando a construção de uma nova visão e compreensão do mundo.
Conforme este método criou-se um novo conceito: A EDUCAÇÃO NA SUSTENTABILIDADE, e verificando toda necessidade, resolveu-se integrar processos inovadores delineando uma nova perspectiva educacional, que podemos também chamar de Educação Aberta ou Democrática na Sustentabilidade.
Conforme este método criou-se um novo conceito: A EDUCAÇÃO NA SUSTENTABILIDADE, e verificando toda necessidade, resolveu-se integrar processos inovadores delineando uma nova perspectiva educacional, que podemos também chamar de Educação Aberta ou Democrática na Sustentabilidade.
Esta visão sistêmica está relacionada com o entendimento da interconexão entre os envolvidos, ou seja, a visão de que todas as pessoas são parte de um
todo e que cada um, por sua vez é responsável pelo todo, um processo.
A visão sistêmica cria condições para a Educação Aberta na Sustentabilidade crescer, criando-se espaços formais e informais de ensino e aprendizagem, onde a resolução de posturas pessoais conflitantes, por exemplo, sejam substituídas por posturas coletivas inovadoras e orientadas para soluções sustentáveis.
“A Educação na Sustentabilidade parte do pressuposto de que há recursos tecnológicos e financeiros quer podem ser canalizados para o desenvolvimento sustentável, mas sem o apoio dos setores empresariais e governamentais, os avanços são rasos e incipientes.”
(MORIN 2010)
Edgar Morin, nos mostra sabiamente, que a visão sistêmica e integração são uma responsabilidade de criar um futuro sustentável e mais humano, de todos os setores da sociedade e da economia. Porém isto significa mudança de hábitos, reavaliação de métodos de aprendizado e de cultura, e na maneira como as instituições de ensino desenvolvem suas metodologias.
Educação na Sustentabilidade é muito mais que falar de Meio Ambiente, de Educação Ambiental, ou Responsabilidade Social, é a preparação das crianças, dos jovens e adultos para um novo modelo de cultura / civilização sustentável, envolvendo todas as dimensões da Sustentabilidade.
Educação na Sustentabilidade é muito mais que falar de Meio Ambiente, de Educação Ambiental, ou Responsabilidade Social, é a preparação das crianças, dos jovens e adultos para um novo modelo de cultura / civilização sustentável, envolvendo todas as dimensões da Sustentabilidade.
A formação de um indivíduo hoje deve estar pautada em iniciativas capazes de melhorar ou modificar seu entorno e gerar ações construtivas
E estas ações estão concentradas nos princípios da Inovação e da Educação na Sustentabilidade.
*Val Sátiro
– Diretora Executiva e Empreendedora do Portal para Educação e Soluções na Sustentabilidade SEU MUNDO SUSTENTÁVEL -
Fontes Bibliográficas
Freire, Paulo
– Pedagogia da Tolerância. São Paulo, Unesp, 2004.
Loures, R.C.R
– Educar e inovar na Sustentabilidade, Cultura: Unindus,
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