----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Com sustentabilidade integrada a sua estratégia de negócio, Amanco transforma crise em oportunidade

Relatório de Sustentabilidade faz uma reflexão das oportunidades e dos aprendizados ao longo de 2009 e mostra que a visão da busca de resultados econômicos, sociais e ambientais está integrada com todas as áreas da empresa e seus stakeholders

Apesar do cenário econômico mundial, a Amanco, um dos líderes mundiais e líder absoluto na América Latina em tubos e conexões, implementou em 2009 todos os investimentos previstos antes da crise e cresceu acima do mercado. Para o varejo, a fórmula de expansão da empresa somou treinamento, capacitação e acesso ao crédito. Internamente, a empresa buscou o envolvimento de todos os colaboradores, otimizou processos, manteve a empregabilidade, a eficiência e a economia de recursos.

O ano de 2009 começou com um cenário de desafio: superar a crise de liquidez internacional e, no caso do Brasil, manter o crescimento. Com o tema “Transformando a crise em oportunidade”, o Relatório de Sustentabilidade da Amanco Brasil, recém-publicado, mostra como a empresa, que tem a sustentabilidade integrada a sua estratégia de negócio, encarou a crise financeira. A presidente da Amanco, Marise Barroso, fala, em entrevista exclusiva, de que forma a companhia, que já conta com a visão do triplo resultado incorporada à cultura corporativa, é mais competitiva nesses momentos de dificuldade.


O relatório faz uma reflexão das decisões, dos dilemas, das oportunidades e dos aprendizados da Amanco ao longo de 2009. A visão da busca de resultados econômicos, sociais e ambientais é uma realidade que se conquista e se complementa por meio de pequenas e grandes ações de todas as áreas da empresa e em conjunto com todos seus stakeholders: fornecedores, colaboradores, clientes, comunidades vizinhas e sociedade em geral. É isso que a companhia pretende transmitir em seu segundo relatório de sustentabilidade exclusivo para suas atividades no Brasil.



Triplo resultado

“Enfrentar a crise econômica com atuação sustentada nos permitiu – mesmo num cenário no qual é preciso cortar gastos e ter uma preocupação maior em gerar receita – manter o diferencial competitivo. Aprendemos, no dia a dia, a fazer mais com menos e agregar valor para todos os agentes da nossa cadeia de produção”, diz Marise Barroso, presidente da Amanco Brasil. Para ela, empresas que já têm a visão do triplo resultado (econômico, social e ambiental) incorporada à cultura corporativa é mais competitiva nos momentos de crise econômica.

A Amanco manteve os investimentos e focou na gestão de liquidez e fortaleceu a gestão sustentável. “Sabíamos que teríamos menos créditos e que precisaríamos buscar ferramentas para o melhor controle possível do nosso fluxo de caixa”, explica Marise. Iniciativas como a análise de todos os stakeholders, ações comerciais focadas no crescimento juntamente com os clientes, envolvimento dos colaboradores na busca de soluções, comunicação transparente e no momento certo, criação de programas para otimizar processos, manutenção da empregabilidade, busca da eficiência e a economia de recursos trouxeram à Amanco resultados de curto prazo e também trarão no longo prazo. “A gestão de sustentabilidade deve permear toda a atuação da empresa e gerar oportunidades sempre”, diz a presidente.


Resultados e investimentos

E foi sob a perspectiva sustentável que a empresa apresentou um crescimento em suas vendas líquidas de 4% em relação a 2008, sendo 9% de crescimento em volume. As vendas líquidas totalizaram R$ 658 milhões, valor que representa 30% de todo o negócio da Amanco na América Latina. A empresa apresentou um crescimento de 59% no Ebitda (resultado operacional antes da depreciação, despesas financeiras e impostos) em comparação com 2008.

Uma das ferramentas com grande impacto no ano passado foi o CredConstrução, um cartão que permite ao lojista oferecer crédito a seus clientes. Com uma base de 20 mil cartões no início 2009, a empresa fechou o ano com mais 160 mil emissões. A expectativa é terminar 2010 com 320 mil unidades emitidas e R$ 215 milhões financiados em compra de material de construção.

Além da parceria com o Senai para formação de instaladores hidráulicos, a empresa investiu fortemente na capacitação de balconistas e dos próprios donos de lojas de material de construção. Outra ação foi levar 80 lojistas que obtiveram as melhores performances de vendas em produtos da Amanco a Nova York para participar do congresso da National Retail Federation (maior associação de varejo mundial). E mais 80 a Paris, para a Batimat 2009, maior feira de construção civil do mundo.

Segundo o diretor comercial da Amanco, Mauro Napolitano, o grande aprendizado da empresa foi ter continuado com o foco no mercado e tido a coragem de investir nos clientes num momento adverso. “Enquanto todo o mundo está fazendo o não, nós estamos fazendo o sim. Estamos há quatro anos apostando no relacionamento, na relação ganha-ganha”.

Com empreiteiras, construtoras e instaladoras, o foco da Amanco continua sendo o de desenvolver de forma conjunta novas tecnologias, no sentido de lançar produtos que otimizam suas obras. Para distribuidores atacadistas, a empresa Amanco também inovou. “Dentro de uma visão de longo prazo focada no crescimento conjunto, a empresa oferece um programa de consultoria externa com o objetivo de aprimorar e tornar sustentável seus negócios nas áreas de logística, gestão e trade marketing”, completa Mauro Napolitano, diretor comercial a Amanco.



Fornecedores

De olho no trabalho das transportadoras que fazem os fretes de seus produtos, a Amanco criou um sistema de qualidade no transporte, o SQT, no qual todas as empresas fornecedoras são avaliadas nos quesitos: cumprimento de prazo de entrega, reclamações relacionadas ao transporte, planejamento e produtividade, inspeção de veículos e retorno de informação.

Motivada por sua cultura de trazer melhorias para os que atuam ao seu redor e evitar os desperdícios, o programa Excelência em Prática foi estendido aos fornecedores. Em 2009, deu início ao Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas, que, em parceria com o Instituto Evaldo Lodi (IEL), Fiesc e Senai, oferecerá capacitação da equipe de seus parceiros na filosofia de administração japonesa Lean Manufacturing.


Ecoeficiência

A empresa manteve o rendimento dos indicadores de consumo de água e de energia, geração e estoque de scrap e sobrepeso. O destaque foi o aumento de aproximadamente 13% no consumo de materiais usados provenientes de reciclagem. A reciclagem dos resíduos gerados pela empresa é superior a 75%.

Nos últimos nove anos, as ações ecoeficientes renderam à Amanco economias de mais de U$ 40 milhões. Foram proporcionadas oportunidades no mercado com produtos mais adequados do ponto de vista ambiental e com melhoria de rentabilidade para a empresa.

Transparência

Respeito integral a legislação e atitudes politicamente corretas estão presentes no dia a dia da empresa. De todos os contratos firmados pela Amanco em 2009, 38% possuem cláusula específica sobre restrições ao trabalho infantil e não há casos registrados de discriminação em qualquer uma de suas unidades no Brasil. No entorno de suas fábricas, a empresa promove reuniões periódicas com a participação da comunidade com objetivo de impedir eventuais situações de desagrado por parte da vizinhança local.



Relatório de Sustentabilidade - metas cumpridas em 2009


FINANCEIRO
• 59% de crescimento em EBITDA versus 2008.
• Aumento de 58% o pagamento de impostos em comparação a 2008
• Folha de pagamento total acumula um crescimento de 7% se comparada a 2007, não havendo, durante todo o ano nenhuma demissão por redução de custos.
• Redução de dívidas bancárias para 0,3 vezes a relação entre dívida e EBITDA, contra 1,3 vezes em 2008.


FORNECEDORES
• Programa de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas, em parceria o Instituto Evaldo Lodi (IEL), Fiesc e Senai, que oferece capacitação a fornecedores na filosofia Lean Manufacturing.

AMBIENTE
• Tripla recertificação: ISO 9001 – Gestão da Qualidade, ISO 14001 – Gestão Ambiental e OHSAS 18001 – Gestão de Saúde e Segurança, nas quatro fábricas da empresa, sendo a única fabricante no segmento de tubos e conexões que possui um Sistema Integrado de Gestão desde 2004.
• Manutenção do rendimento dos indicadores de consumo de água, consumo de energia, geração e estoque de scrap, e sobrepeso. Com destaque no aumento de aproximadamente 13% no consumo de materiais usados provenientes de reciclagem.

COLABORADORES
• Eleita, pela oitava vez consecutiva, como uma das “150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil” em pesquisa realizada pelas revistas Exame e Você S/A.

SEGURANÇA NO TRABALHO
• Melhora significativa nos indicadores de segurança, baseado na norma OHSAS 18001, sendo que em 2008 obteve o índice de zero acidente e em 2009, apenas 4 acidentes.

COMUNIDADES VIZINHAS
• Todas as melhorias do programa de gerenciamento de impactos socioambientais foram informadas por meio de cartilhas, distribuídas a quase 500 residências.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
• Pelo terceiro ano consecutivo, eleita uma das 20 empresas brasileiras modelo de responsabilidade social corporativa no Brasil, do Guia Exame de Sustentabilidade.
• Publica a segunda edição da série fotográfica Hydros, com o objetivo de sensibilizar lideranças nacionais, regionais e mundiais, bem como toda a sociedade, sobre a importância dos recursos hídricos.

PRODUTOS
• Principal lançamento em 2009 foi a linha Amanco Biax, para distribuição de água bruta ou potável na rede pública, introduzindo uma tecnologia inédita no mercado brasileiro para ocupar uma fatia atualmente atendida apenas por materiais como ferro e PRFV.
• Conquista do selo ambiental SustentaX para Produtos Sustentáveis, pela reformulação do Adesivo Plástico para Tubos e Conexões de Amanco.

CRÉDITO E CAPACITAÇÃO
• Mais de 1500 lojas passaram a contar com o CredConstrução, com a emissão de mais de 150 mil cartões no país
• Parceria com o Senai formou 10 mil instaladores hidrossanitários, em aproximadamente 600 turmas - um crescimento de mais de 40% em relação ao ano anterior.
• 14 mil novos trabalhadores treinados pelo programa Doutores da Construção.



Sobre a Amanco Brasil

A Amanco Brasil Ltda. é a subsidiária brasileira da Amanco, uma das líderes mundiais e líder absoluta na América Latina em tubos e conexões. Com quatro fábricas no País – única fabricante de tubos e conexões do Brasil a ter a tripla certificação em suas fábricas – a empresa atua nos segmentos predial, infraestrutura e agrícola. Seu escritório principal localiza-se em São Paulo, Brasil.

Toda atuação da Amanco é sustentada pelo conceito de triplo resultado: econômico, social, e ambiental. Ou seja, toda e qualquer ação/produto desenvolvido pela empresa deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Por isso, conta com programas de ecoeficiência em todas as suas unidades fabris, o que a colocou entre as 20 empresas brasileiras modelo, selecionadas por três anos consecutivos (2007, 2008 e 2009), do Guia Exame de Sustentabilidade. Foi eleita em 2008 pela oitava vez seguida como uma das “150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, em pesquisa realizada pelas revistas Exame e Você S/A.



Sobre a Amanco na América Latina
A Amanco é uma companhia industrial, parte da Mexichem, líder latino-americana absoluta na produção e comercialização de tubos e conexões para a condução de fluidos, principalmente água. Os produtos Amanco são comercializados em 20 países do mundo por meio de uma extensa rede de mais de 50 mil pontos de venda. A Amanco conta com 27 fábricas em 11 países da América Latina, oferecendo soluções inovadoras, produzidas com a mais alta tecnologia, ecoeficiência e qualidade.



Sobre a Mexichem

Mexichem é um grupo mexicano de empresas químicas e petroquímicas e controladora da Amanco. Com respaldo de mais de 50 anos de trajetória, a Mexichem atua nas cadeias produtivas do flúor e do cloro-vinil, sendo líder em toda América Latina nos dois segmentos de negócio. Exporta para mais de 50 países.


Fonte: Ketchum Estratégia

Nenhum comentário:

Postar um comentário