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quarta-feira, 2 de junho de 2010

Artigo: Sustentabilidade em Ação

A Samsung, empresa global de origem coreana, está em sintonia com o futuro. Até 2020, deseja fazer crescer em seu portifólio produtos para a saúde, baterias solares e negócios na área ambiental.

A conhecidíssima esponja de aço Bom Bril, velha amiga da dona de casa brasileira e que já teve mil e uma utilidades, descobriu mais uma e agora tem mil e duas: pretende conquistar consumidores pelo apelo ambiental, com o bom e velho “spokesman” da marca, Carlos Moreno, reciclado pela nova W/McCann.

Os pneus também querem ser ecológicos. A Goodyear está investindo no desenvolvimento de um pneu feito a partir de resíduos da cana-de-açúcar, do milho e até da grama. O material será à base do BioIsopreno, substituto da borracha sintética. Teremos, assim, pneus feitos de biomassa.

O Walmart, que já marcou sua posição em busca da sustentabilidade, quer que suas lojas mexicanas sejam supridas por energia eólica. A Usina Oaxaca I Lamataventosa firmou contrato de 15 anos para abastecer com energia a rede varejista, o que reduzirá significativamente as emissões de dióxido de carbono.

Na Amazônia, a mineradora Vale, por meio do Fundo Vale, criado para financiar ações de combate ao desmatamento e à degradação ambiental, vai trabalhar com ONGs e institutos de pesquisa, para promover o desenvolvimento sustentável na região. A floresta é fonte de matérias-primas para cosméticos e medicamentos e é preciso promover o extrativismo sustentável.

Empresas como Natura (cosméticos), Agropalma (Biodiesel), Native (peixes amazônicos enlatados) estão atuando dentro deste escopo e ajudando a criar empregos e gerar renda na região, sem prejuízo ao meio ambiente. Ainda que não na velocidade de cruzeiro que necessita atingir, a sustentabilidade vai firmando raízes na cultura empresarial.

O “Reputation Institute”, no Brasil representado pela Profª. Dra. Ana Luisa Almeida, da PUC de Minas, acaba de promover no Rio de Janeiro sua 14º Conferência Internacional, reunindo executivos e acadêmicos de trinta países e quarenta universidades, para discutir o tema “O imperativo da sustentabilidade: um papel estratégico na gestão da reputação corporativa”.

Segundo o instituto, a reputação corporativa manifesta-se em sete dimensões: produtos e serviços; inovação; ambiente de trabalho; governança corporativa; cidadania; liderança; desempenho financeiro. Deve ser medida por meio da estima, admiração, empatia e confiança. Precisa ser analisada por meio de cinco comportamentos dos seus “stakeholders”: comprar; recomendar; falar bem; confiar; investir.

Empresas que não consigam passar neste crivo, tem seu desempenho futuro comprometido. E para passar com louvor, a sustentabilidade deve estar no coração de sua gestão, ser elemento central de sua estratégia, unindo seus interesses aos da comunidade.

Autor: Hiran Castello Branco
CNP/ADVB/ESPM/CENP

Fonte: www.unomarketing.com.br/Colunistas

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