----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Projeto de sustentabilidade da Wilson Sons é premiado

Parque dos Naufrágios Artificiais de Pernambuco saiu vitorioso no prêmio Top Socioambiental e de RH da ADVB-PE


Uma iniciativa de sustentabilidade do Grupo Wilson Sons será homenageada. O Projeto Parque dos Naufrágios Artificiais de Pernambuco foi escolhido como um dos vencedores do prêmio Top Socioambiental e de RH, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Pernambuco (ADVB-PE). A entrega será no dia 27 de maio, em Recife.

O projeto teve início em 2002 e consiste no afundamento de rebocadores fora de operação da companhia para criação de recifes artificiais. As embarcações proporcionam refúgio e habitat para o meio marinho, permitindo o estabelecimento de uma cadeia alimentar e de relações ecológicas no entorno do recife. Até hoje, oito rebocadores já foram afundados no litoral de Pernambuco.

“A trajetória de mais de 175 anos da empresa está diretamente ligada às atividades marítimas e portuárias. Nada mais coerente do que tratar o ambiente que provê grande parte de sua receita com respeito e devolvendo recursos e meios para que a natureza e a comunidade se beneficiem com essas atitudes”, explica a diretora de Desenvolvimento Organizacional da Wilson Sons, Aléa Fiszpan.

“Com uma grande ideia e o esforço de uma equipe multidisciplinar, teve início um projeto ousado de afundamento de embarcações na costa de Recife (PE) para a criação de recifes artificiais, o Projeto Parque dos Naufrágios Artificiais de Pernambuco”, conta o gerente Regional Norte e Nordeste da Wilson Sons, Helio Vaisman.

Para que os afundamentos fossem realizados, a Wilson Sons contou com a parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco, do Laboratório de Oceanografia Pesqueira e da Associação das Empresas de Mergulho do Estado de Pernambuco, além da autorização da Marinha do Brasil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH).

O projeto teve diversos objetivos. No campo científico, foi possível catalogar as espécies presentes no recife artificial, obter informações quanto ao comportamento dessas espécies e avaliar os impactos das atividades de ecoturismo e mergulho subaquáticos na diversidade, abundância, distribuição e comportamento da fauna marinha associada aos naufrágios. Já nas searas social e econômica, o objetivos foram o desenvolvimento da atividade ligada ao ecoturismo e ao mergulho subaquáticos, incremento da pesca artesanal em função do crescimento da fauna marinha e beneficiamento da comunidade local, da cidade de Recife e do estado, já que o projeto estimula o fluxo de turistas mergulhadores na cidade.

Sobre o Grupo Wilson Sons
O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário