----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de maio de 2014

NOVE TITECH AUTOSORT 4 OPERAM NA FÁBRICA DE RECICLAGEM DE PET DO GRUPO DENTIS NA ESPANHA


A TOMRA Sorting realizou a reforma tecnológica da fábrica de reciclagem da PET Compañía para su Reciclado, empresa do Grupo Dentis, situada em Chiva (Valência), com a instalação de 9 unidades do novo TITECH autosort 4. Com esta alteração a empresa prevê alcançar em 2014 uma produção de 60.000 toneladas anuais de embalagens do tipo PET.

A Pet Compañía para su Reciclado foi adquirida em 2011 pelo grupo italiano Dentis como parte da sua expansão industrial na Espanha para a produção de “Pétalo”, nome comercial do PET reciclado pela Dentis, um produto muito reconhecido no mercado de matérias primas secundárias devido ao seu elevado grau de pureza. Começou assim um processo de modernização da fábrica que incluiu a instalação de 9 unidades de TITECH autosort 4, uma tecnologia de ponta de separação por sensores. A TOMRA Sorting ficou encarregada da nova instalação que entrou em funcionamento em setembro de 2013.

“O resultado dos últimos seis meses foi muito bom, tanto do ponto de vista da quantidade conseguida como da qualidade produzida e a resposta dos nossos clientes foi excelente. O nosso objetivo, desde janeiro de 2014, é atingir 60.000 toneladas anuais. É evidente que não se trata unicamente de um tema de produção. Procuramos ser capazes de produzir em função das vendas que dependem principalmente do crescimento do mercado interno espanhol e europeu”, afirma Roberto Dentis, administrador da Pet Compañia.

“A Pet Compañía é a primeira fábrica do Grupo Dentis com maquinário da TOMRA Sorting. Acreditamos que foi a melhor escolha tecnológica, tanto pela sua grande experiência em fábricas de lavagem PET como pela sua sólida estrutura na Espanha. Além das boas referências que possuem, a possibilidade de podermos verificar nas nossas instalações o rendimento da máquina foi um fator essencial para a tomada de decisão” assegurou Roberto Dentis.

Elevada qualidade de PET e uma maior valorização da matéria prima
Os produtos fabricados pela empresa são múltiplos e variados, uma vez que as garrafas e embalagens de plástico no pós-consumo, a sua principal matéria-prima, se revalorizam na sua totalidade. As embalagens são separadas em duas famílias bem diferenciadas de acordo com a cor: Flake de PET cristal, incolor, que deriva das garrafas transparentes e Flake de PET multicolor e que deriva das garrafas com cores.

A instalação foi concebida para uma capacidade de 8 toneladas/hora, com um tratamento anterior à pré-lavagem e um tratamento posterior à pré-lavagem. A fábrica encontra-se configurada em 2 linhas em paralelo para tratar 4 toneladas/hora em cada linha. As 9 unidades possuem sensores NIR (infravermelhos próximos) e VIS (espectrometria visual) e detector de metais ferrosos e não ferrosos. É essencial destacar como uma das características desta instalação a sua total flexibilidade quando é necessário realizar mudanças ou variações, tanto no material como no sistema de separação.

“As máquinas da TOMRA fazem parte de uma instalação de nova concepção com uma capacidade de produção importante no contexto do mercado espanhol e especialmente inovadora do ponto de vista da eficiência do processo”, indica Dentis. “A qualidade do produto final é um elemento estratégico para o Grupo Dentis. O Flake de PET obtido com o novo processo permitiu-nos ampliar o nosso mercado para setores industriais novos e mais exigentes. Com a tecnologia TITECH conseguimos a qualidade que procuramos, juntamente com uma melhor valorização da matéria prima em termos de índice de produção” conclui.


O processo de aumento da fábrica
O Diretor para a península Ibérica e América Latina da TOMRA Sorting, Carlos Manchado Atienza, explica como foi o processo de estudo e remodelação da fábrica: “Planificou-se a reforma ao detalhe, até se definir o layout definitivo. Valorizaram-se diferentes possibilidades e técnicas em busca da melhor solução para o cliente. Além disso, realizaram-se três testes com o seu próprio material no centro de testes da TOMRA na Alemanha e finalmente ofereceu-se ao cliente uma das máquinas para que pudesse testá-la durante dois meses em uma das suas três fábricas na Itália”.

“Trata-se de uma configuração muito inovadora com a qual se consegue uma grande pureza no subproduto final, tanto para o PET cristal e azul claro como o PET colorido. O tratamento do material também é inovador uma vez que existem sistemas que sopram em positivo o material solicitado e sistemas que sopram em positivo o material impróprio”, destaca Carlos Manchado.

E termina dizendo: “Estamos muito satisfeitos com esta instalação. O nosso esforço para oferecer uma solução excelente para a PET Compañia (Dentis) foi um sucesso e estamos convencidos de que a nossa contribuição tecnológica e a colaboração mútua beneficia ambas as empresas. Para a TOMRA é muito importante colaborar com a Dentis, um dos mais importantes grupos europeus da reciclagem PET e, sem dúvida implementaremos novos projetos”.

Assim trabalha o TITECH autosort 4
O TITECH autosort 4 é um sistema inovador de separação multifuncional baseado em sensores para recuperar uma vasta gama de materiais de diferentes fluxos de resíduos, frações de um único material, embalagens, papel, resíduos domésticos e todo o tipo de plásticos e para realizar outras tarefas de separação mediante a combinação da informação do material e da cor.


Está equipado com o primeiro sensor de infravermelhos próximos (NIR) que não necessita de uma fonte de luz externa, graças à tecnologia FLYING BEAM®, que permite economizar até 70% de energia. É o sistema com maior eficiência energética e menor exigência de manutenção disponível no mercado atual. É um sistema compacto, que se caracteriza pela simplicidade, potência, confiabilidade e precisão. O seu design avançado também inclui um cartão de controle de alta velocidade, uma unidade de controle (CU) e um bloco de válvulas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário